09/12/2021

Stargate - crítica

 



E vamos de nostalgia dessa vez para falar sobre este que pode ser considerado como um dos melhores e mais atraentes filmes de ficção científica já produzidos. Um verdadeiro clássico dos anos 90 que mesmo hoje continua sendo uma obra fantástica e uma das poucas a abordarem em seu enredo o conceito dos "deuses astronautas".

Stargate é um filme lançado em 1994 dirigido por Roland Emmerich que também escreveu o roteiro junto com Dean Devlin, tendo a ótima trilha sonora de David Arnold. Conta com Kurt Russel e  James Spader no elenco como o militar Jack O'Neil e o arqueólogo Daniel Jackson respectivamente.

A história começa em 1928, quando um gigantesco e misterioso anel metálico é encontrado no Egito. Em seguida, somos levados aos "dias atuais" onde o jovem egiptólogo Daniel é desacreditado pela comunidade científica por sua teoria de que as pirâmides de Gizé teriam sido construídas muito antes do que o que se pensava e provavelmente com o uso de uma tecnologia mais avançada. Desconsolado por ser motivo de piada, Daniel então é convidado pela misteriosa senhora Langford para participar das traduções de hieróglifos em um artefato mantido na Força Área Norte-Americana.

Ao chegar no local e começar a estudar os símbolos, Daniel descobre que os hieróglifos se referiam a um "Portal das Estrelas" com símbolos que se assemelhavam a constelações servindo como coordenadas para um ponto no espaço. Quando os militares revelam á ele sobre o portal metálico, mostram que conseguiram fazer com uso de computadores, o anel entrar em funcionamento alinhando os símbolos contidos no mesmo e libertando "travas" graças a decodificação dos símbolos por Daniel.




Após montarem uma equipe militar comandada pelo coronel O'Neil, Daniel atravessa com eles o portal do Stargate e eles chegam a um misterioso local desértico com construções idênticas as pirâmides e templos do antigo Egito. 

No local, eles encontram outro Stargate, mas para fazê-lo funcionar é preciso que Daniel encontre as coordenadas para que ele e a equipe possam voltar. Mas não demora muito para que a equipe descubra que no local há humanos vivendo oprimidos e escravizados por um poderoso faraó dotado de acesso a tecnologia extremamente avançada e que se auto denomina Rá.

Um dos muitos pontos interessantes em Stargate e talvez o melhor deles, seja a temática abordada no filme. É um dos únicos que trabalha um enredo de Deuses Astronautas.

Essa teoria dos Deuses Astronautas é um conjunto de especulações que foram muito comentadas e debatidas no passado (e mesmo hoje em dia ainda o são) acerca dos mistérios dos grandes impérios e civilizações da Antiguidade. Nela é levantada a hipótese que o vasto e avançado conhecimento de povos como os antigos egípcios fora adquirido com a ajuda de "deuses vindo das estrelas". Esses deuses (aliens) que teriam sido responsáveis, com sua sabedoria e tecnologias superiores a dos humanos na época, terem erguido as grandes pirâmides e passado conhecimentos de astronomia, arquitetura, medicina, ciência e matemática. 
O  termo "Deuses Astronautas" vem do famoso livro Eram os Deuses Astronautas de Erick von Daniken, que até hoje é motivo de debates quanto ao seu valor informativo.



Embora o filme não se aprofunde nessas questões (e nem em muitas outras como Buracos de Minhoca, Viagem Dimensional, uma explicação mais aprofundada sobre Rá e sua origem, etc ) ele entrega essas informações de forma básica, o que era um recurso comum em filmes dos anos 90. A história envolve e diverte, prendendo do começo ao fim. Um detalhe interessante é que muitas coisas presentes no filme, embora não sejam explicadas/aprofundadas, são inseridas ali e basta um espectador mais atento para perceber e com isso especular e tirar suas próprias conclusões, tanto com relação ao filme em si, como as referências sociais reais e históricas que ele coloca nesse novo universo. Afinal, se aconteceu "lá", aconteceu também em nosso mundo e provavelmente aconteceu ou está acontecendo em outros mundos. A existência do Stargate e a capacidade dele, em seu "buraco de minhoca" levar a incontáveis outros mundos no universo nos faz pensar em diversas possibilidades mesmo depois que o filme acaba.Os efeitos especiais até hoje surpreendem em sua qualidade, principalmente nos capacetes icônicos dos soldados de Rá e o próprio visual faraônico do mesmo. E a trilha sonora é algo que merece ser mencionado. E é interessante notar a naturalidade do elenco em seus papéis, causando no espectador, uma imersão maior.

Porém, assim como todo filme, Stargate não é isento de falhas e ele tem várias. Há mal aproveitamento e pouca explicação sobre determinadas coisas e situações que poderiam (e deveriam) ser mais abordadas. Mesmo assim, isso não compromete o qualidade da obra como um todo.

Com o sucesso do filme, não demorou para que séries de tv e posteriormente mais dois filmes (ligados á séries televisivas) e uma série em animação fossem lançadas. Porém, como são séries longas e não totalmente ligadas ao filme original (ainda que parcialmente, pois a primeira série, Stargarte SG-1 tenha ligação direta, fazendo uso de alguns personagens do filme original mas interpretados por outros atores) eu ainda não as assisti, então não tenho como falar sobre e irei me focar unicamente no filme que, para mim, é único em sua originalidade e capacidade de gerar as mais diversas especulações e ideias para seu desfecho e continuações. (O que, de certa forma, as séries fizeram, explorando ainda mais essas opções deixadas pelo filme).

 


Algumas Curiosidades sobre o Filme

- O ator James Spader disse que achou o roteiro original "horrível" mas ao mesmo tempo o deixou intrigado. Ele então conversou com Roland Emmerich e, inspirado pela paixão do diretor no projeto, decidiu fazer o filme.

- O efeito dos olhos de Rá foi adicionado na pós produção porque o público de teste não achou que o personagem era estranho o suficiente para ser o que ele realmente era. A adição desse efeito foi positiva, pois trouxe um magnetismo maior ao personagem.

- Um professor chamado Omar Zuhdi alegou em um processo por violação de direitos autorais em 1995 que a história do filme foi roubada de um manuscrito que ele escreveu quando ainda era um estudante. Porém, Zuhdi nunca enviou seu manuscrito diretamente a Emmerich e Devlin: ele o enviou uma vez para a 20th Century Fox, que o rejeitou em 1984, anos antes de Emmerich e Devlin se conhecerem.
Durante o processo, o StudioCanal alegou que adquirira uma cópia do manuscrito e alguns anos depois contratou Emmerich e Dervlin para fazerem Stargate utilizando as ideias de Zuhdi. Zuhdi processou todos os produtores envolvidos e, em 1997 o caso foi resolvido fora do tribunal. Em 2013, Zuhdi publicou um livro chamado Egytscape baseado no manuscrito que ele diz ter levado á Fox.

- Stargate foi o primeiro filme as ter um site exclusivo para seu lançamento.

- Jaye Davidson, o ator que interpreta Rá, havia ficado sob os holofotes (ao ponto de ser indicado ao Oscar justamente em seu primeiro papel) por sua atuação no filme Traídos pelo Desejo, no qual fez papel de um personagem transgênero, sendo ele mesmo uma pessoa trans. Incomodado com a fama e popularidade que atraíra, ele solicitou 1 milhão de dólares para atuar em Stargate, acreditando que isso faria os produtores desistirem de escolhê-lo. Porém, os produtores pagaram a quantia e ele assumiu o papel, fazendo sua interpretação de Rá um sucesso entre críticos e fãs.
Logo após isso, porém, Jaye desistiu da carreira de ator e sumiu dos holofotes, seguindo uma carreira no mundo da moda e tendo uma fortuna até hoje.



"Só pode haver um Rá."


A primeira vez que conheci Stargate eu ainda era uma criança e assisti o filme quando passou na tv.  Mas eu era muito pequena na época e não entendi direito o filme. Porém, quando revi muitos anos depois e já mais adulta, eu gostei demais e adorei a forma como o enredo aborda aliens sendo responsáveis pela grandeza dos antigos impérios. E talvez tenha começado ali  minha tendência a gostar e criar personagens andrógenos poderosos e maus rs.

Durante muitos anos foi especulado se haveria continuação para o filme (independente da série). Emmerich confirmou a intenção de fazer um remake que seguiria por uma trilogia. Dentre algumas informações, os filmes seguintes iriam explorar a amplitude do Stargate, culminando em revelações de que todas as civilizações do passado teriam um mesmo princípio. Porém, em 2016, Devlin disse que o projeto não seria concretizado. Entre os problemas está o  fato dos estúdios não terem interesse em financiar obras que não possam se tornar franquias da fórmula de sucesso do momento. E, por respeito aos fãs, eles gostariam de fazer algo realmente bom e não apenas fazer por fazer.

Mas, embora não tenha uma possível sequência, Stargate é uma obra de originalidade e qualidades atemporais. Pode não ser um filme perfeito, mas é um filme memorável que diverte e faz nossa criatividade especular uma possibilidade de histórias e ideias infinitas.
Super recomendado!


~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário