23/01/2023

Cosplay DIY - Pintando Botas

 




Olá cosplayers!
Você que está precisando da bota específica para um dos seus cosplays mas não a encontra em lugar algum e quando encontra o preço está acima das suas condições? Seus problemas acabaram!
Bora customizar aquela bota antiga que tá guardada no seu armário e torná-la uma nova bota para cosplay!
Confira!



 

Para começar, vamos falar sobre o material da bota que você irá pintar. É preciso que a bota esteja limpa e sem grandes avarias. Se atente ao material da bota: botas com texturas acabam sendo melhores para pintar e fixar a tinta do que botas cujo material é muito liso.

As tintas que costumo usar e que fixam bem nas botas são as tintas de PVA. Para a bota mostrada aqui no tutorial eu usei:
- Tinta PVA branco off white da marca
- Tinta de PVA metal na cor Ouro Velho da marca
- Tinta de Tecido preta da marca Acrilex
-  Verniz Acrílico Brilhante da marca True Colors
- Dois pincéis: um largura média com cerdas compridas e um pequeno de cerdas finas


  

Para começar, eu escolhi uma antiga bota que tenho aqui. Ela está em bom estado de conservação, sem avarias e o material dela é liso na base e um pouquinho texturizado no restante. Após deixá-la limpa, dei início a pintura.

Com o pincel maior passei uma camada de tinta branca por toda a bota. Nesse primeiro passo, não se preocupe em deixar bem pintado; o importante é que a tinta cubra toda a bota. Feito isso, deixe secando por alguns minutos.


 

Agora começa o processo de colorização! Como essa bota do tutorial necessita de uma cor só, ela é mais simples de pintar. Para botas com mais cores e detalhes, é importante delimitar onde irá cada cor.

Como mostrado na foto3, a primeira passada de tinta não dará um grande efeito. Mas isso é normal, pois para obter o resultado desejado, é necessário passar várias camadas de tinta. Para essa bota do tutorial, eu passei cerca de 5 camadas de tinta dourada, dando um intervalo de mais ou menos 10 minutos entre uma pintura e outra. Importante que, ácada nova camada, procurar cobrir toda a superfície da bota o máximo possível.

É normal que, ao pintar, acabe respingando/borrando um pouco de tinta na parte que circunda a base da bota e o salto. É aí que entra a tinta preta, aplicada com o pincel menor, para cobrir isso e dar um bom retoque.



Quando você achar que a coloração da bota está do jeito que deseja, com um pincel largo, passe o Verniz Brilhante por toda a bota. Espalhe bem por toda a bota, não deixe que fique esbranquiçado. Deixe secar por uma hora em local bem arejado.

Dica: por mais que a tinta seque rápido, espere de dois a três dias para guardar as botas em uma caixa. E mesmo assim, opte por caixas maiores, onde as botas não fiquem encostando uma na outra. Isso porque, por mais que a tinta esteja seca, quando apertadas uma na outra, botas pintadas assim acabam grudando e isso causa um estrago na pintura.



Importante

- Botas pintadas assim não possuem a mesma qualidade e durabilidade de botas novas compradas na cor e modelo desejados. Botas customizadas assim são uma opção mais econômica caso você precise de uma determinada cor de bota e não encontre para comprar (ou se encontra, ela esteja custando mais do que você pode pagar). 

- Botas pintadas assim podem ter uma boa qualidade e durabilidade, basta conservá-las adequadamente. Como a tinta pode descascar ou craquelar, é necessário fazer pinturas periódicas nelas após usar. Então, sempre tenha as tintas para o caso de precisar fazer essa repintura.

- Evite botas que estejam muito velhas, gastas ou com muitas avarias. Pois se elas estiverem muito ruins, a durabilidade delas é menor e pode acontecer de você perdê-las no meio do evento (digo isso por experiência própria. uma vez o solado da bota que pintei saiu na minha mãe na hora que fui colocar o cosplay, por sorte consegui dar um jeito e colar, mas depois disso, sempre opto por botas bem conservadas).

- E sobre botas muito velhas: se elas estiverem muito gastas ou com pré mofo, jogue fora. Isso pode causar um problema de saúde nos seus pés causando infecção e alergia. Reutilize botas usadas e velhas contanto que estejam bem conservadas.


Aqui algumas botas que pintei e customizei para determinados cosplays, usando basicamente a mesma técnica do tutorial (variando na inserção de detalhes ou quantidade de camadas de tinta).


 



Gostou do tutorial? Gostaria de mais artigos desse tipo? Já tece experiências customizando botas? Diz aí, sua opinião é muito importante!

~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário