12/03/2018

O que é Genderbend ?



Eu como Cruello Devil (Disney)



Basicamente, o genderbend é a versão do sexo oposto de determinado personagem.
 GenderBend é uma gíria LGBT usada para falar de algo ou alguém que sofreu modificações no seu sexo ou aparência. Essa gíria é mais usada em FanFics e entre os fãs, Depois de alguns anos, o GenderBend acabou por afetar a cultura Pop, mas desta vez, a gíria ganhou um significado um pouco diferente.
Na cultura Geek/Nerd/Otaku/Gamer/Etc, GenderBend ficou bastante famoso por causa das FanFics e FanArts, onde eles mudavam o género do personagem (como se fosse um universo alternativo).  Existe até uma brincadeira da Regra 63 da Internet onde todo personagem fictício sempre terá sua versão do sexo oposto.

No cosplay, o genderbend foi conquistando uma grande preferência entre muitos cosplayers, chegando até a se tornar uma tendência. Existe cosplays genderbend baseados em fanArts mas também há cosplayers que criam sua própria versão do sexo oposto de determinado personagem e até aqueles que baseiam sua versão genderbend na versão genderbend de outro cosplayer.
Para o genderbend você pode tanto ser uma pessoa do gênero X fazendo cosplay do gênero Y quanto uma pessoa do gênero X fazendo cosplay de uma versão genderbend de um personagem do gênero X (ou vice-versa nesses casos).
Por exemplo, suponhamos que você é uma garota e deseja fazer cosplay de uma versão genderbend de um personagem originalmente masculino; ou se você é uma garota e deseja fazer  uma versão genderbend de um personagem que é originalmente feminino. E o mesmo vale para os rapazes.



 
                 Carolina Velluto de Bill Cipher (Gravity Falls)             Caio Henrique de Rose Quartz (Steve Universe)                                   

Vanessa Hime de Elsa Genderbend


É importante lembrar que cosplay genderbend é diferente de crossplay. Crossplay é você fazer o cosplay de um personagem que originalmente é de um gênero diferente do seu (em breve farei um artigo sobre isso).
O legal do cosplay genderbend é a liberdade criativa que o cosplayer tem. Algumas obras, como Naruto, possuem versões genderbend bem conhecidas (versões femininas do Sasuke, Gaara e versão feminina da Sakura por exemplo) e até versões oficiais (como o Naruto sexy no Jutsu). O genderbend também é muito popular entre cosplayers de Pokemon, que fazem versões humanas de determinados pokémon (alguns são realmente incríveis).

Muitos artistas (profissionais e amadores) criam suas versões genderbend dos personagens que apreciam e muitos cosplayers acabam usando tais artes como referências para criar seus cosplays no estilo. Isso é bem visível em artes relacionadas a personagens Disney e artistas como a Sakimi-chan, se tornaram extremamente populares e suas versões genderbend acabam sendo feitas por diversos cosplayers.


  
       Natalia Cunha de Tuxedo Mask (Sailor Moon)            Adriele Evangelista de Squall Leonhart (Final Fantasy 8)


Letícia Taborda de Negan (The Walking Dead)


 Para se fazer um genderbend é importante prestar atenção em alguns detalhes; é necessário que o personagem se torne facilmente identificável. Se é uma versão baseada em fanart, os elementos necessários já estão ali e basta procurar deixar o mais fiel possível. Se não houver uma arte, procure mesclar e inserir elementos que tornem a identificação do personagem mais fácil: seja as cores das roupas, maquiagem, algum acessório, etc. A criatividade é a regra mas deve-se usá-la de forma que se mescle ao personagem que você optou por fazer a versão genderbend, mantendo os itens essenciais para caracterizá-lo de maneira identificável.



 
  Bruna Vieira de Kaneki (Tokyo Ghoul)                                     Caio Rossini de Sailor Moon


Bruno Sant' Anna de Black Canary


Para participar de concursos cosplay, o genderbend já é um pouco mais dificil porque salvo excessões, as imagens de referência para os jurados acaba sendo um pouco mais escassa de se obter. Mas isso não impede que você tente competir com versões genderbend e tenha grandes chances de ganhar!
O genderbend é uma ótima opção para eventos, pois você pode escolher ou adaptar de forma que os trajes sejam mais confortáveis para aguentar um dia todo de evento. Ou se quiser ousar e fazer um cosplay mais complexo e chamativo, o genderbend também permite, tornando uma coisa única; existe até grupos cosplay de versões genderbend.

Genderbend é uma forma de cosplay muito divertida, que pode criar resultados belíssimos. Entretanto, não faça cosplay apenas genderbend: arrisque e ouse fazer cosplay de todos os tipos e não apenas de um específico. E lembrando: o genderbend apesar da originalidade, é cosplay SIM.



~*~

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu não sou muito chegada ao Genderbend, mas é legal como as pessoas conseguem deixar tão específico os personagens mesmo mudando totalmente o sexo. Tipo seu Cruelo. Ele é sensacional.
    Eu vou mais na onda dos crossplay mesmo kkkk

    Um abraço. Kami - kamibicalho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir