03/04/2020

OS 13 FANTASMAS - crítica



Um filme de terror nostálgico capaz de divertir.


Os 13 Fantasmas é um filme considerado de terror lançado em 2001 e dirigido por Steve Beck. O filme foi inteiramente produzido no Canadá e possui no elenco, Tony Shalhoub (conhecido por fazer o detetive na série Monk) e Matthew Lillard (nosso querido Salsicha nos filmes do Scooby-Doo). O filme é um remake de outro, do mesmo nome, produzido em 1960 e dirigido por Willian Castle. Inclusive a produtora desse remake é a produtora do próprio William Castle.


Mas embora seja um remake, a nova versão mantém apenas o conceito inicial básico do enredo do original. Ele tem poucas referências ao filme original mas uma adaptação interessante é acerca dos óculos que existem na história. No filme de 1960, a ideia do óculos foi um truque de marketing do diretor para que, se a pessoa quisesse ver os fantasmas que apareciam no filme, deveria colocar o óculos que era fornecido ao entrar na sessão de cinema para só assim, ver os fantasmas na tela. O filme retoma essa ideia dos óculos mas somente para os personagens do filme: na história, eles utilizam os óculos para verem os fantasmas.



Os 12 Fantasmas


A casa de vidro é algo que ficou bem legal


  A história começa com uma "caçada sobrenatural" em um ferro-velho comandado pelo colecionador milionário Cyrus Kriticos e o paranormal Dennis Rafkin liderando uma equipe treinada para capturar fantasmas. Ao perseguirem o último, muitos da equipe são mortos inclusive Cyrus, mas o fantasma é capturado. Enquanto isso, o sobrinho de Cyrus, Arthur Kriticos, sofre um incêndio em sua casa e a esposa dele morre. Meses depois, o advogado de Cyrus o procura e informa que o tio lhe deixara de herança uma mansão isolada. Com problemas financeiros, Arthur decide se mudar para lá com a família (os dois filhos, Kathy e Bobby) e a babá Maggie.

Ao chegar no local, a família se surpreende com a mansão que é inteiramente composta por paredes de vidro inquebrável recheadas de inscrições em latim (que se revelam feitiços de confinamento para os fantasmas) e encontram Dennis disfarçado de trabalhador da rede elétrica. Eles começam a percorrer os diversos cômodos da mansão e não percebem que as paredes se fecham, aprisionando a todos. No porão da mansão encontram-se os 12 fantasmas capturados, cada qual em uma "cela" de vidro. Mas, em dado momento, a casa (que na verdade possui todo um mecanismo mirabolante em seu interior) começa a libertar os fantasmas. Enquanto são aterrorizados e atacados pelos fantasmas, os personagens descobrem a existência de um 13º fantasma, que seria necessário para a finalização do plano de Cyrus.




Talvez um dos melhores pontos do filme (senão o único) são os 13 Fantasmas. Ou melhor dizendo, a história de cada um deles e qual razão os reúne ali. Infelizmente, o filme comenta de forma rasa sobre cada um e a ideia do Zodíaco Negro, mas nos extras do DVD pode-se conferir um mini-documentário contando a história (resumida) de cada Fantasma, bem como sua nomenclatura no livro de magia, inserindo o motivo de determinado fantasma representar determinado signo para compor o zodíaco do Dr. Kriticos.
 E alguns fantasmas realmente tem histórias legais (até daria para se fazer um curta-metragem sobre). A caracterização deles também é legal, mas nada muito inovador. Alguns são facilmente esquecíveis e possuem pouquíssimas cenas ou relevância para história, mas outros acabam tendo uma participação maior e até mesmo memorável, como o fantasma conhecido como O Chacal (sem dúvidas, o com melhor "personalidade").

Seguindo o conceito dos fantasmas, é bacana também a referência ao Zodíaco Negro.
Este zodíaco é real e representa o lado negro do ser humano. Ele segue a mesma ordem do zodíaco padrão - ou seja, você tem o espírito negro com base no seu signo. Mas isso não significa que esse zodíaco seja ruim e sim que ele serve para que você compreenda seu lado ruim e lute com seus "demônios interiores".
Cada signo desse zodíaco possui uma representação ligada tanto ao signo "normal" quanto a referência a determinado termo que carrega. Como explicar melhor sobre isso acabaria fugindo da resenha do filme dos 13 Fantasmas, posso, futuramente se tiverem interesse, fazer um artigo sobre, ilustrando tanto as representações originais destes signos quando a adaptação referencial criada para o filme.




  Quando conheci esse filme, na época de seu lançamento, eu era adolescente e lembro que gostei muito do filme porque o achei divertido e isso foi algo que muitas pessoas da minha idade ou mais novas do que eu na época, acharam o mesmo. Revendo ele anos depois, não é, nem de longe, um filme que possa ser considerado Bom; é divertido, um filme pipoca que dá para distrair e passar o tempo. Sabe aquele filme que você sabe que não é nenhuma obra de arte, mas que gosta de assistir de tempos em tempos? Então. Os 13 Fantasmas é esse tipo de filme.

Se você nunca assistiu, vale a pena dar uma assistida sem grandes expectativas. Aproveite e coloque esse filme pro seu filho/a, sobrinho/a, etc para inseri-lo no universo dos filmes de terror, porque certamente ele vai gostar e pesquisar por mais filmes.Se já assistiu há anos, aproveita para rever e sentir o gostinho da nostalgia.



~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário