18/12/2019

Cosplays da Moda




  Quando um personagem cai no agrado do público consumidor, ele se torna fatalmente popular. Há casos dos próprios criadores e fãs acabarem incentivando que determinado personagem viralize. E, em meio a isso, a publicidade sobre determinado personagem passa a crescer e todos parecem embarcar nessa preferência para atrair e facilitar uma visibilidade maior para si próprios, seja isso feito de forma consciente ou não. Porque o personagem se torando popular, o acesso a informações e produtos dele se tornam maiores e mais acessíveis.


obs; optei por usar aqui foto de personagens em vez de qualquer foto de cosplay porque sempre temos aquele cosplayer sensível que faz cosplay de personagem popular mas acha que só ele é que pode fazer.

  No meio cosplay, a popularidade de personagens que entram na moda é uma tendência constante e sempre teos aquele "personagem do momento" que se renova á cada ano. Um dos exemplos que melhor ilustra isso é o cosplay de Harley Quinn versão Esquadrão Suicida (filme). Desde que a primeira imagem da atriz fotografada durante as filmagens caiu na internet, começaram a surgir as primeiras prévias de cosplay. E, á medida que mais informações e imagens iam surgindo, mais pessoas apareciam fazendo o cosplay. Com o lançamento do filme, o que se viu foi um verdadeiro "boom" de Harleys (chegando ao ponto de eu presenciar, em um único evento mais de 20 cosplays de Harley apenas do filme).
A popularização da personagem foi tamanha que inúmeras cosplayers fizeram outras versões da personagem (seja dos quadrinhos ou games) e os eventos ficaram lotados praticamente do mesmo cosplay.

  E esse "boom" de Harleys não é o primeiro cosplay que se torna extremamente popular. Quem está no meio cosplay há alguns anos se deparou com o "ano da Akatsuki",  ano do "Attack on Titan", ano da "D.V.A", ano do "Deadpool", ano da "Elsa" e por aí vai. Ainda que no caso de alguns, o sucesso se dê pela obra e não por um personagem específico (o que é compreensivel e até corriqueiro de se acontecer) ás vezes o evento parece até ficar um pouco uniformizado com tantas pessoas vestidas iguais. Isso seria algo normal e até divertido (afinal, se a pessoa está usando o mesmo cosplay que o seu, é porque ela curte o mesmo personagem) mas na verdade o que muitas vezes ocorre é o oposto: tem muito cosplayer que faz cara feia, esnoba ou tenta difamar e arranjar treta com outro cosplayer que faça o mesmo personagem que ele. Porque na mentalidade desse tipo de pessoa, por algum motivo, considera que só ela pode fazer aquele personagem que está na moda. Ou seja, a pessoa decide fazer cosplay de personagem popular e se incomoda que outros façam o mesmo cosplay.





 Se você decidiu por fazer cosplay daquele personagem que está na moda (seja porque gosta dele, gostou do visual, para aumentar o reconhecimento, etc) é preciso ter consciência de que você não será o único, o exclusivo, o centro das atenções, o único cosplay do personagem nos eventos. É normal nos depararmos com pessoas fazendo o mesmo cosplay que fazemos e, quanto mais popular é o personagem, maior são as chances de vermos outros tanto nos eventos quanto na web.

O lance de fazer cosplay de um personagem popular exatamente na época em que ele mais está em foco é algo que divide opiniões. Há quem considere uma ótima oportunidade de fazer um cosplay que certamente dará visibilidades, roupas e acessórios serão fáceis de encontrar (juntamente com aumento de preços devido á oferta/demanda) e até mesmo oportunidade de um freelancer temporário (isso ocorre principalmente em cosplay de personagens de filmes). E há quem critique a escolha de pessoas que optam por fazer cosplays de personagens populares usando como argumentos de que fazer cosplay popular é só para atrair fama e "likes", e que eventos perdem a graça por estarem lotados de cosplays "iguais".

 É preciso levar em conta que cada opinião a favor ou contra fazer cosplay de personagem popular é individual de cada um, bem como as motivações para se fazer esse tipo de cosplay. Mas se você decidiu por fazer cosplay de um personagem que está popular no momento, precisa fazer certos questionamentos para não se irritar depois.




- Qual o real motivo de você querer fazer esse cosplay?

- Se o seu foco é obter certo retorno, esteja ciente de que dividirá a atenção com tantos outros que farão o mesmo personagem que você.

- A possibilidade de você ser "mais um" cosplay do personagem popular do momento é grande. Para quem está fazendo porque gostado personagem e quer se divertir, isso não é um problema. Mas quem já faz pensando no aumento da própria visibilidade, pode acabar se frustrando caso não receba o retorno que espera ou pior: entra em uma paranóia de querer ser o "melhor cosplay do personagem" e desmerecer outros cosplayers. E é aí que surgem situações chatas e desnecessárias.
Se você busca tanto o "retorno" com um cosplay, não coloque isso como sua única e principal meta, afinal o cosplay é, antes de tudo, um hobby para se divertir

Com a grande quantidade de cosplayers fazendo o mesmo personagem, a busca pelo aperfeiçoamento do cosplay acaba se tornando, indiretamente, mais constante e as comparações também. Se quiser fazer o melhor possível, faça. Mas não fique na obsessão disso pois assim o que era para ser algo divertido pode acabar se tornando estressante.

Muitos cosplayers que acabam fazendo cosplays "da moda" acabam se irritando e se frustrando de irem em um evento e depois quase não encontrar fotos suas ou terem sido pouco fotografados. Vou então jogar aqui uma real: fotógrafo vai em eventos, na maioria dos casos, sem compromisso de fazer cobertura do mesmo. Logo, ele fotografa quem ele quiser. Se em um evento houver quinze D.V.As, acha mesmo que ele irá fotografar todas e encher o álbum de fotos dele com imagens de cosplays do mesmo personagem? Isso ficaria repetitivo para mostrar a variedade de público no evento. Ele vai fotografar somente alguns que ele gostar e esse "gostar" é opcional de cada um. E o mesmo vale para empresas que contratam determinados cosplayers para eventos: ela vai contratar aquele que ela mais gostar.

É importante lembrar que, ao fazer cosplay, qualquer personagem que seja, você precisa gostar nem que seja um pouco, dele. Fazer por fazer ou fazer porque está na moda acabará não sendo uma boa idéia, pois você pode não se sentir confortável no momento e satisfeito no final. Fazer um cosplay popular irá realmente compensar apenas se você se sentir bem antes, durante e depois de todo processo que terá ao longo do cosplay.

Priorize sempre sua satisfação e bem-estar para com aquele cosplay que decidiu fazer: se você está gastando tempo e dinheiro com ele, este cosplay deve ser motivo de diversão para você e não de aporrinhação.
E se, no evento, se deparar com vários outros cosplayers fazendo o cosplay do mesmo personagem que o seu, tenha maturidade e discernimento para achar aquilo divertido em vez de se remoer de frustração. E se divirta, porque cosplay, em sua essência, não é competição e sim diversão.




~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário