17/04/2022

Nostalgia - Cavalo de Fogo

 




Um antigo desenho pouco lembrado mas que fez a infância de muita gente na década de 80, Cavalo de Fogo (Wildfire no original), foi um desenho animado norte-americano produzido pelos estúdios Hanna-Barbera em 1986. A série possui apenas uma temporada que conta, acreditem se quiser, com apenas 13 episódios. Isso é surpreendente para quem assistia quando criança, pois o desenho parecia ter muitos capítulos.
O fato de possuir tão poucos episódios se comprados com os demais desenhos animados da Hanna Barbera nos faz pensar na razão de Cavalo de Fogo não ter atingido o sucesso que outras produções tiveram, mesmo contendo um bom enredo e uma animação boa para a época.

Saliento que a animação é boa e não excelente. Há diversas falhas como repetição de determinados momentos (como a travessia de portais que Cavalo de Fogo realiza) e também as expressões dos personagens (os cavalos em alguns momentos parecem "vesgos"). Mas isso são detalhes facilmente passáveis.

O enredo de Cavalo de Fogo é simples, porém vasto, o que facilitaria muito caso a série tivesse mais capítulos, pois muitas pontas soltas foram deixadas, certamente com essa finalidade. Temos ali pontos interessantes que abordam diversas criaturas do folclore mundial - principalmente norte-americano, lógico. O próprio nome da terra mágica - Darshan - é uma prova disso.





Ao longo dos episódios, acompanhamos as aventuras da jovem princesa Sarah que vive com seu pai adotivo em uma fazendo no Texas. Quando o amuleto em seus pescoço brilha, ela sabe que algo está acontecendo em Darshan e que, em uma colina, Cavalo de fogo á espera.
Ambos então saltam para um buraco mágico que se forma no céu, atravessando tempo e espaço para chegar ao mundo mágico de Darshan. Nessa terra mística com ar medieval povoada por criaturas fantásticas, Sarah vive aventuras ao lado de Cavalo de Fogo e seus amigos.

Sendo filha da grande rainha Sarana, a garota é conhecida por todos e precisa mostrar seu valor e integridade para um dia governar o reino. Reino este que jaz sobre constante ameaça da vilã Diabolim. Ambicionando se tornar a rainha, a feiticeira não medirá esforços em seus planos, tendo ao seu lado um bando de monstrinhos tolos (que mais atrapalham do que ajudam) e os espectros. Estes últimos são seres malignos envoltos em fumaça que, embora cedam um pouco de poder á Diabolim, podem ser ainda piores do que ela.
Diabolim é uma vilã memorável. Ambiciosa, está sempre gritando ordens para seus servos, crendo que seria uma rainha de verdade. Seu visual é ousado, lembrando um pouco a Rainha Má de Branca de Neve. Por mais que ela diga ser uma pessoa correta a assumir o trono, vemos que jamais seria, diferente de Sarah. A  garota, á despeito da pouca idade (aparente ter por volta de 13/14 anos) e ter de viver - literalmente - em dois mundos, é inteligente, gentil e determinada. Seus atos e postura agradam todos que se lembram da sua antiga rainha. Como se não bastasse ter que lidar com as responsabilidade de ser herdeira do trono, Sarah precisa lutar no mundo normal para poder continuar vivendo com seu pai adotivo.




Para enfrentar tudo, ela conta com poucos mas preciosos amigos como o jovem Dorin, o medroso pônei Brutus, o ancião Alvidar e claro, Cavalo de Fogo. Este, um poderoso corcel, assim como todos os cavalos de Darshan é capaz de falar a língua dos humanos (e vale ressaltar que o cavalo tem voz de galã). Cavalo de Fogo é mais do que um amigo para Sarah: ele é seu protetor e aliado constante. No passado, ele foi amigo do rei e da rainha, o que justifica sua consideração pela garota. No decorrer dos capítulos, vamos acompanhando as aventuras de Sarah e Cavalo de Fogo em combates contra Diabolim. Conhecendo parcialmente (o que seria mais diversificado se a obra tivesse continuado) o reino de Darshan e seus curiosos habitantes.

Embora o reino dos cavalos (um santuário com uma égua mística no poder) seja um dos pontos mais legais do desenho, há um fato interessante acerca dos seres mais mágicos de Darshan. Estes seres, dotados de corpo fino, grandes olhos e aparência alienigena são os Sith - que curiosamente (ou não) é uma nome dada por ufólogos para determinados tipos de seres extraterrestres. No desenho, é isso o que eles são: seres além do tempo-espaço que usam sua magia para sustentar Darshan e criar o portal que leva Sarah e Cavalo de Fogo por entre dois mundos.

Em um episódio, vemos que o desequilíbrio do portal leva Sarah ao passado, onde ela conhece importantes fatos do reinado de sua mãe e a presença de Diabolim. Aliás, uma parte da história é contada logo na abertura do desenho (cuja música na versão brasileira é deveras desafinada).

Independente das falhas de dublagem  e alguns desleixos na animação, Cavalo de Fogo foi um desenho que se eternizou na mente de muitas crianças (agora adultos) com suas lições de amizade e conceitos simples típicos de desenhos animados da época. Se a série tivesse ganhado mais capítulos, muito mais poderia ser explorado pois, embora a história tenha sido contada basicamente, muitas coisas foram deixadas em aberto, criando dúvidas que jamais serão respondidas. Talvez isso tenha sido intencional ou talvez não.



~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário