17/12/2021

A súbita partida de Anne Rice

 


Anne Rice foi (e sempre será) uma das maiores e mais importantes escritoras da história. Com uma vasta carreira literária, foi ela a responsável por criar e imortalizar os vampiros como criaturas profundas e filosóficas e criou um dos melhores e mais marcantes personagens da literatura: o vampiro Lestat.
Você pode não ter lido nenhum dos livros dela ainda, mas com certeza já assistiu Entrevista com o Vampiro.
Foi foi graças aos seus vampiros, tão complexos e emocionais, e o universo vampiresco tão belamente desenvolvido por ela, que eu me encantei por suas criações e sua forma única de escrever, pela carga emocional e complexa presente em cada um dos seus personagens.
Antes de Anne Rice, os vampiros eram vistos pela mídia mais como seres de terror. Anne Rice os deu humanidade, com personagens repletos de desejos, perturbações, ambiguidades e tudo o mais tão presente nas emoções humanas.


Anne Rice (cujo verdadeiro nome é Howard Allen O'Brien) nasceu em 04 de Outubro de 1941 em Nova Orleans. Ela casou-se com o poeta e pintor Stan Rice, com quem teve dois filhos: Michele e Christopher. Christopher (que também é escritor) sempre esteve ao lado da mãe, auxiliando em seus trabalhos literários e sociais.
O falecimento de Michele (em 1972) e Stan (em 2002) ambos vítimas de câncer, causaram um grande impacto na vida de Anne e isso pode ser visto ao longo de suas obras. Entrevista com o Vampiro foi escrito como uma forma de Anne lidar com o luto pela perda da filha: a vampira criança Claudia foi criada inspirada nela e o livro, de acordo com a própria autora, foi escrito em uma semana.. Quando seu marido faleceu, Anne decidiu parar de escrever as Crônicas Vampirescas e se dedicar a outro tipo de escrita e gêneros literários, como literatura cristã. Mas, anos depois, Anne retornou a criação das histórias de seus universos fantásticos, principalmente as Crônicas Vampirescas, aprofundando-se nas origens e até criando conexões entre seus vampiros e seus outros personagens de outras sagas (como as bruxas Mayfair).
Anne sempre foi muito produtiva, e continuou sendo até o fim da sua vida. Ao todo, ela publicou cerca de 37 livros, a maior parte deles sendo de seu universo fantástico povoado por vampiros. Embora há também histórias envolvendo bruxas, lobisomens e até mesmo uma trilogia erótica.


Anne junto de seu mardo Stan e sua filha Michele Anne e seu filho Christopher


Para uma adolescente como eu na época em que comecei a ler suas obras, aqueles histórias e personagens me foram tão apetitosos e inebriantes que até hoje, quando falo sobre vampiros e criação de histórias, é sobre as obras de Anne Rice que uso como uma das principais referências. Suas historias e seus vampiros me são um constante aprendizado e uma eterna inspiração. Foi através da forma de desenvolvimento e construção de narrativa e personagens que Anne Rice fazia em suas obras que eu comecei a querer também criar e desenvolver minhas idéias literárias. De certa forma, foi Anne Rice que me impulsionou a escrever histórias, um hobby que a partir de então, passei a carregar por toda a minha vida.
Anne Rice, faz parte da tríade de escritores que mais admiro e que mais me inspiro. São esses três que me impulsionam a querer e continuar escrevendo, procurando cada vez mais tornar minhas histórias e meus personagens, mais profundos. complexos e ambíguos. Humanos.
Então, é triste demais saber que um destes pilares tenha partido. Mas ela sempre continuará nessa tríade.

E acompanhando as homenagens e relatos de inúmeros fãs dela no Brasil e no mundo, eu vi o quão importante as obras dela foram para essa gente. Pessoas que, literalmente, foram salvas pelas palavras, sentimentos e reflexões contidas em suas histórias através de falas, atos e pensamentos de seus maravilhosos personagens. Afinal, é quase impossível não nos identificarmos com Lestat, Louis, Claudia, Armand, Gabrielle e tantos outros, em algum momento. É essa humanidade através deles que Anne Rice conquistou tanto o público quanto a crítica, tornando-a uma figura importantíssima na literatura de fantasia e no conceito de vampiros. Uma brilhante Rainha dos Condenados.


Sua obra de maior sucesso é Entrevista com o Vampiro, que teve uma excelente adaptação em 1994, protagonizada por Tom Cruise e Brad Pitt. Sobre esse filme e mais das Crônicas Vampirescas (que tanto gosto e que me servem de inspiração e exemplo sobre como se criar vampiros) farei futuramente em outro artigo aqui no blog.

Recentemente, Anne havia retomado novas aventuras de seu querido Lestat e estava acompanhando de perto a adaptação da série baseada em suas Crônicas Vampirescas. Mas o que me conforta (e aos seus fãs) é que Anne Rice teve uma vida plena e que pôde ver a grandiosidade que suas obras e seus vampiros alcançaram. As Crônicas Vampirescas conquistaram o mundo, um dos melhores filmes de vampiros (e para mim o melhor) foi uma adaptação de sua mais icônica obra e suas palavras e sentimentos atingiram e fizeram a diferença na vida de muita gente ao redor do mundo.

Porém, na data de 12/12/2021, Anne Rice faleceu de forma abrupta, vítima de um AVC. Uma mulher que começou a escrever para lidar com um doloroso luto, Anne Rice certamente amparou e incentivou muitas pessoas ao longo de toda a sua vida, através de suas obras nas quais, além de fornecer histórias excelentes e profundas, nos fazia refletir e questionar as razões da própria existência. Anne partiu desde mundo estando junto de seu filho, irmã e pessoas que amava. E agora ela finalmente pôde se encontrar com seu amado marido Stan e sua querida filha Michelle.
Anne pode ter nos deixado. Mas seu legado na história da literatura e seus maravilhosos vampiros serão eternos.


" Drink from me and live forever."


~*~

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Estou triste com a partida dela, a grande rainha dos vampiros!
    Também estou triste com o descaso do cinema e das produtoras em geral com ela.
    Entrevista foi sucesso, mas Rainha dos condenados foi 1 fiasco total. Rice poderia ter tentado adaptar as Crônicas (Mayfair também!!) com alguma produtora fora dos EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Notei muito desse descaso, vi pouquissimas matérias sobre. É como se, pelo fato da Anne não estar "pop" no momento, todo o legado e trabalho dela se torna sem importância.
      Eu antes estava empolgada com a série das crônicas que está em produção, mas depois de ver as mudanças grotescas que estão fazendo no enredo (Louis dono de bordel? Claudia adolescente? não dá!) eu desanimei.

      Excluir
    2. Pessoal q faz a série deve tá "fumado".... né possível fazer essa deturpação..... desonrando Rice.... sinceramente

      Excluir
  2. Anne Rice tinha 14 anos quando perdeu a mãe; isso a impactou também !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade! ela sofreu muitos baques e perdas na vida ;_;

      Excluir
  3. por falar em Rice... tema vampiros...
    as vezes vejo os personagens como metáfora de 1 paixão imortal... "tabu"...
    versão "dark" de Romeu e Julieta (as vezes)

    ResponderExcluir
  4. https://www.instagram.com/p/BzEv0j5lHGI/
    Cosplay de Lestat ! q tal ?

    ResponderExcluir