27/10/2022

Chocolate Nostalgia

 



Vamos então falar de uma coisa que eu, você e quase todo mundo aqui adora: CHOCOLATE.
Como não amar apreciar esse alimento dos deuses? Chocolate é bom demais e ótimo para qualquer ocasião.

Eu sou uma chocólatra, não nego. Não consigo viver sem chocolatinho diário. XD
E pensando nisso (e porque no meu aniversário quase tive uma overdoce = overdose de doce/chocolate) resolvi fazer aqui uma matéria sobre chocolates nostálgicos!

Lembra daqueles chocolates da sua infância por volta dos anos 80/90/00 que você adorava e que lembrar de como eles eram dá um gostinho bom de nostalgia? Pois bem.

Nessas décadas (e até décadas anteriores), as marcas investiam com propagandas televisivas, embalagens e brindes criativos para alavancar as vendas. Assim, além das propagandas marcantes estilo anos 80/90, os chocolates também se tornaram inesquecíveis mesmo tendo saído do mercado em anos posteriores. Afinal, o que é bom  não é esquecido.

Então, bora pegar uma barrinha de chocolate e se preparar para esse túnel no tempo delicioso!



 

Chocolate Nestlé Surpresa

Quero começar com esse aqui que foi um dos mais legais e gostosos chocolates lançados. O Chocolate Surpresa foi um grande sucesso da Nestlé nos anos 80 e 90. Ele era basicamente um chocolate ao leite tradicional, mas que vinha acompanhado de um card, ou cartão, com figuras colecionáveis. Esses cards eram muito apreciados pela criançada da época e até mesmo por alguns adultos. Além de colecionar, você podia comprar o álbum pelos correios. As coleções mais icônicas foram a de Animais, Fundo do Mar, Raças de Cães e, principalmente, Dinossauros (aproveitando a hype do lançamento do primeiro Jurassic Park no cinema).
Infelizmente, a Nestlé parou de lançar o produto, deixando muitas saudades.
Poucos anos atrás ela até lançou um especial de páscoa do Surpresa com o lançamento mais famoso, dos Dinossauros. Muita gente pensou que o chocolate voltaria, mas não aconteceu.




Chocolate Lollo

O Chocolate Lollo, da Nestlé, foi um campeão de vendas nos anos 80 e 90, teve seu nome modificado para Milkybar, mas há alguns anos a Nestlé voltou atrás e trouxe o nome original de volta ao produto. O que foi muito melhor. O Lollo é um chocolate recheado com uma massa muito doce e saborosa coberto por chocolate ao leite. Ele é macio e fofinho e seus comerciais animados (mostrando um chocolatinho simpático que até mostra a bundinha) faziam grande sucesso.
O bom é que mesmo com as mudanças de nome, embalagem e os anos passando, o gosto do chocolate não sofreu alterações, continuando muito bom.



 


Chocolates Nossa Turma e Turma da Mônica

Não era só Globo e SBT que travavam uma batalha pela preferência do público nos anos 90: a Lacta e a Nestlé faziam algo semelhante para atrair clientes. E foi assim que surgiram os inesquecíveis (e deliciosos, porque eram mesmo!) tabletes de chocolate com personagem em relevo também de chocolate. A Lacta embarcou com os personagens da Turma do Mickey e a Nestlé entrou com os personagens da Turma da Mônica. Geral se lembra desses chocolates que vinham em uma embalagem com três e eram ótimos para comer em qualquer ocasião. Eram ainda por cima, bonitos.
Esse é mais um caso que ninguém consegue entender porque foram extintos, porque eles eram gostosos, valor razoável e atrativos. Deixaram muitas saudades.


 


Bolinha de Futebol, Moeda do Pirata e Chocolápis

Os típicos chocolatinhos da quitanda da esquina não poderiam ficar de fora da lista. Não se sabe se esses chocolates, na época, eram gostosos mesmo ou se achávamos gostosos porque nos trás memórias afetivas, mas o caso é que são chocolates muito marcantes. Baratinhos perante os outros, as moedas de pirata, bolinha de futebol, guarda-chuva e os lápis de chocolate foram marcantes.
O bom é que, até hoje, eles existem. Não é todo lufar que tem, mas normalmente em casas de doces é possível encontrá-los



Chocolate Nesquik

Esse era mais um chocolate clássico. A marca Nesquik fazia considerável sucesso lá pelos anos 80/90, tendo início com o achocolatado (que além do saber chocolate, tinha também nos sabores morango e baunilha) e depois para o chocolate e demais produtos.
Confesso que esse chocolate é o que menos me recordo, mas por relatos de outras pessoas, era bom. E vendo pelas fotos, não tenho dúvida.






Kinder Ovo

Um dos poucos chocolates dessa lista que sobreviveu e continua firme no mercado (apesar do preço absurdo). KinderOvo foi um sucesso desde o seu lançamento, um marco no imaginário de muita gente. Os brinquedos criativos que vinham junto foram o grande sucesso (principalmente a coleção dos Leões, nos anos 90). Ele leva o slogan do "3 em 1": chocolate, brinquedo e surpresa.
O KinderOvo é um dos únicos que sobrevive e faz grande sucesso até hoje. Ao longo do tempo surgiram Kinder em outros formatos de chocolate, mas o ovinho sempre foi imbatível.




Chocolate Personalidades

Esse era mais um chocolate icônico e gostoso. O Personalidades eram chocolates pequenos, mas bem cheios, que vinham em uma caixinha com vários. Quando lançou, foi sucesso imediato porque cada retângulo era embalado individualmente num papel impresso com um personagem dos Looney Tunes, o que deixava todo o conteúdo muito mais bonito. Os chocolates eram sortidos: tinha chocolate preto e branco, que você só sabia qual era quando desembrulhava.
Esse foi mais um dos chocolates gostosos que acabaram sendo extintos. Porém, ainda é possível encontrar os chocolates em outra embalagem dentro das caixas de bombom da Garoto (o Ao Leite, Opereta e Alô Doçura são praticamente os mesmos chocolates do Personalidades).


Tortuguita

Um dos chocolates mais populares e queridinhos, que continua firme até hoje, é a Tortuguita. Sucesso desde o lançamento, o chocolate recheado gostoso vem no formato de uma tartaruguinha. O icônico comercial (oooh, estúpida!) aumentou o sucesso e atualmente, além da clássica tartaruguinha, a marca lançou biscoitos e até barras de chocolate (que são muito boas).
E mesmo os anos passando, o ritual de como se comer a Tortuguita continua firme e forte: primeiro o rabinho, depois as patinhas, a cabeça e só então o corpinho!






Cigarrinhos de Chocolate

Talvez esses sejam os doces mais “politicamente incorretos” dos anos 80. Imaginem que um dia se vendeu cigarros para crianças. Sim, eram de chocolate, mas imagine o conceito criado pelo elaborador desses chocolates que eram embalados em papéis idênticos a um cigarro de verdade.

As crianças adoravam andar com aqueles cigarrinhos na boca como se fosse adultos, e pasmem, nos anos 80 e 90, fumar gerava algum “status” positivo na vida social dos jovens e adultos. O chocolate utilizado na sua produção era muito bom, por sinal.

Porém, como era politicamente incorreto e diante das campanhas de combate ao tabagismo, primeiramente os cigarrinhos de chocolate foram alterados para "canudinhos" de chocolate e na embalagem, os garotos não seguravam mais o cigarro. Porém, mesmo assim a marca era muito forte e os cigarrinhos de chocolate acabaram sendo extintos em definitivo. Mas seu legado no imaginário de quem viveu a época, jamais será esquecido. 


E aí, lembra de mais algum chocolate nostálgico? 
Eu vou lá comer um chocolate depois dessa matéria. XD


~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário