21/11/2021

Block do Facebook - Como Lidar?

 



Sem dúvida uma das situações mais estressantes que tem se tornado cada vez mais constante para milhões de usuários do facebook, são os blocks que a plataforma tem dado por motivos totalmente torpes e sem noção.

Todos os usuários do facebook estão sujeitos a serem bloqueados em algum momento pela plataforma. Quem já foi uma ou várias vezes sabe como é. Se, milagrosamente você nunca foi, logo chegará a sua vez. Ninguém fica isento.
Diferente da opção em que o usuário opta por bloquear determinadas pessoas e páginas para que as mesmas não entrem em contato com ele ou vejam o que ele está postando (recurso muito útil para diversos motivos) o bloqueio da plataforma em cima dos usuários tem se tornado uma constante falha de verificação do que realmente é válido penalizar o usuário do que não é. Então, é sobre isso que falaremos um pouco aqui.

Inicialmente essa opção do Facebook bloquear usuários foi algo criado com boas intenções, a fim de evitar disseminação de discursos de ódio e apologia a práticas criminosas. Mas, desde que o facebook obviamente atualizou seu sistema de bot para punir através de bloqueios temporários os usuários, (é certo que houve uma mudança de diretrizes de conteúdo que pode infligir as normas da plataforma desde as últimas eleições presidenciais nos EUA e em outros países - principalmente no Brasil).

Ninguém sabe o que realmente está acontecendo com as diretrizes do facebook, mas é evidente que cada dia que passa utilizar a plataforma sem ser penalizado por ela está ficando mais difícil.

O Facebook possui uma série de políticas para garantir o bom funcionamento de sua rede social, que pode ser aplicada tanto para usuários finais quanto para marcas e negócios. Além disso, os anúncios também são tratados como um produto diferente possuindo uma política a parte.
As diretrizes de conteúdo, que deveriam servir principalmente para se denunciar e impedir a divulgação de conteúdo realmente violento, preconceituoso, ofensivo e criminoso estão cada vez mais estendendo isso para postagens e comentários que não possuem NADA a ver com tais temas. Ao ponto de que, enquanto o facebook bloqueia usuários por comentários aleatórios de debates se utilizar palavras de ação que remetam ainda que de forma quase imperceptível ou até mesmo por palavras em contextos nada a ver com algo que possa ser punitivo (já fui bloqueada por comentário de viés de humor em uma resposta a um amigo meu e conheço gente que tomou block por ter postado uma receita de bife acebolado!), verdadeiros discursos de ódio, violência e preconceito mesmo sendo denunciados, raramente são punidos pela plataforma.

Uma coisa que muitos usuários tem notado é que, a partir do momento em que você toma o primeiro block automático pelo bot da plataforma por qualquer motivo, bem como quando algum comentário ou post seu (sem qualquer real viés criminoso) é denunciado por algum usuário imbecil, as chances de você ser bloqueado mais vezes aumenta. Talvez o bot do facebook coloque todos os usuários em um tipo de Lista Negra e isso acaba culminando que a análise falha do bot irá supervisionar suas postagens com mais prioridade.
Quando alguém infringe tais regras da plataforma, principalmente se o fizer de modo recorrente, o bloqueio da conta pode ser uma medida de retaliação. A suspensão pode vir com ou sem aviso prévio, dependendo do tipo de infração.

Inicialmente você pode tomar advertências, que só lhe avisam do ocorrido e não publicam sua postagem/comentário. O primeiro block tende a ser de poucas horas. A partir daí então a tendência é sempre aumentar seu tempo de bloqueio (que o impede de curtir, comentar, postar e compartilhar qualquer coisa no facebook durante o período): há bloqueio de 1 dia, 3 dias, 1 semana, 15 dias, 1 mês... não importa o motivo, mesmo se você comentou algo banal e que por algum motivo incompreensível a plataforma te deu block, se o seu último block foi de 3 dias, o próximo será de mais.
Em casos muito extremos (e raros) você pode ficar impedido também de usar o chat do facebook e até mesmo perder sua conta.

Ruim? Demais.
Ainda se isso acontecesse por motivos realmente justos (afinal, temos pela internet muita gente que realmente posta material criminosos e faz discursos realmente perigosos) até daria pra entender.


Mas como lidar para evitar e burlar que eu tome um block temporário no facebook?

Infelizmente, não há uma forma de conseguir desfazer o bloqueio temporário que você leva, por mais sem noção e injusto que seja o motivo que o levou a tomar tal block da plataforma.
 Claro, o facebook diz que você pode recorrer sempre que você clica para curtir/comentar em algo estando ainda bloqueado. Mas NUNCA você reportar dá algum resultado. Ele sempre vai retornar para você a resposta de que foi averiguado e as políticas da plataforma não constam que tenham errado, mantendo assim seu bloqueio até o tempo colocado. Você pode até tentar entrar com a segunda opção de reportar, para o Comitê de Supervisão (https://www.oversightboard.com/) que visa analisar de forma individual e independente a fim de conseguir te livrar do bloqueio, mas é  igualmente impossível exceto se for um motivo MUITO sério. Mas teve gente que já conseguiu então não custa nada você tentar quando for bloqueado.

Então, o que eu faço?

Esperar. Infelizmente é só isso que pode fazer diante do bloqueio. Esperar que o prazo termine.
É revoltante, eu sei. Mas é assim que a plataforma está agindo e ao que parece, a tendência é piorar.
Mas calma. Existe algumas formas de você tentar ir burlando o facebook para continuar usando-o depois que voltar do bloqueio para não tomar outro block. Então vamos lá:



- Evite de interagir na plataforma

Sim. Por mais que você goste de comentar em postagens de páginas e grupos e postar imagens e opiniões em seu perfil, bem como debater em posts que você compartilha, o que puder evitar, evite. Não entre em discussões de páginas e grupos pois eles são os que mais facilmente podem te levar a um bloqueio. Se viu algo que não concorda, passa reto, não vai lá discutir. Tente adotar isso durante alguns meses.
Mas existe formas de você continuar interagindo normalmente sem tomar block. Vou falar logo sobre isso.

- Tenha outras redes sociais

Não se limite ao facebook. Tenha contas ativas no Instagram, Twitter, Reddit, Blogger e o que mais for possível. Ainda que o facebook seja a rede social mais utilizada, é bom que você mantenha outras também, para, em caso de block, você não ficar sem postar seu conteúdo e interagir com as pessoas. Isso é muito importante principalmente se você possui uma empresa ou lojinha, pois assim você conseguirá atualizar e se comunicar com seus consumidores.
Quando aconteceu o bug do Zuckenberg e as redes sociais Facbook, Instagram e Whats caíram, se deu bem quem tinha Twitter e outras plataformas para interagir.

- Limite o que as pessoas veem

Isso vale para seu perfil. Procure deixar a maior parte das postagens visível só para Amigos. Isso pode ajudar um pouco a evitar blocks por coisas que você posta. Mas dependendo da quantidade de pessoas que você tem adicionada, pode não adiantar. Afinal, tem muita gente invejosa, falsamente sensível e chata mas que você não sabe ou por algum motivo precisa manter adicionada. Se não der pra deletar alguém que você sabe que pode te prejudicar, tente limitar os conteúdos que ela pode ver. Dependendo de quem for, dá block nela. Afinal, tem gente que persegue outra pessoa nas redes (já vi caso de uma menina que vinha brigar com um rapaz em qualquer postagem de outra pessoa ou página que ele comentasse, tamanho era o grau de perseguição dela).

- Escreva em Forma de Códigos

Do jeito que o bot do facebook está, a forma mais eficaz de evitar tomar block por motivos injustos e torpes é falar por meio de códigos. Ou seja, troque algumas vogais das palavras por números ou caracteres. Veja um exemplo:

Voc3 p0d3 3screv3r ass1m determinadas palavras que o facebook tende a selecionar como motivo de block:
Em vez de escrever "matar" (independente do contexto da frase) escreva m4t4r. Em caso de xingamentos como merda, escreva m3rda ou m*rda. Algumas palavras que não possuem qualquer conotação de incitação que vai contra as políticas do facebook também podem te levar a um bloqueio por motivo torpe dependendo do contexto do comentário. Então palavras como suicídio, cortar, desgraçado, ódio, crente, eliminar e afins podem também levá-lo ao block. Para evitar isso, use a escrita de código, misturando letras com números e caracteres. Dá mais trabalho e é chato ter que fazer isso, mas é uma forma de você conseguir comentar e debater nas postagens e comentários de forma legível e facilmente compreensível diminuindo muito as chances de levar block do bot.

- Tenha mais de um perfil

Mantenha dois perfis no facebook. Um que seja o seu principal e um reserva. Assim, caso você leva block no seu perfil principal, terá outro perfil para usar, podendo assim interagir nas postagens, responder a comentários de outros usuários em suas próprias postagens e até mesmo postar imagens ou compartilhar postagens marcando seu perfil principal para que o conteúdo apareça nele. O alcance não é igual, mas pelo menos é um recurso para você deixar um aviso aos seus contatos e poder continuar interagindo.

Assim como o facebook está sempre em constantes atualizações. somos obrigados anos atualizar também. E com as diretrizes deles se tornando tão falhas, acaba sendo preciso achar formas de irmos nos adaptando para encontrar meios de continuar fazendo uso até porque, infelizmente, o META está se tornando um monopólio nas redes sociais. Aos poucos vamos encontrando formas de lidar (e burlar) diretrizes falhas de bot.

~*~

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Ahh ultimamente eu já nem esquento a cabeça com os Blocks do Facebook, o Instagram me incomoda mais, pois ele está sendo mais utilizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu acabo usando mais o facebook porque tenho mais retorno nele e debato com os amigos. Mas é foda receber block injustamente por qualquer plataforma, fato.

      Excluir
  2. O mais irônico é ver o FB acusar o país A B e C de censura e ditadura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente o facebook está dando block por coisas totalmente aleatórias e sem nexo. Agora quando aparece postagens com discurso de ódio ou coisa do tipo, mesmo que seja denunciado eles não fazem nada.
      O jeito é ir conversando por códigos

      Excluir
  3. Respostas
    1. pra mim não compensa. Mal uso whats. Preciso manter o facebook porque é no meu perfil onde rola maior interação e divulgação das minhas coisas.

      Excluir