02/03/2020

Cosmário, o Cosplay de Armário?




É de conhecimento geral de quem frequenta o meio cosplay, o conceito do "cosmário". Basicamente, o "cosmário" é aquele tipo de cosplay que você consegue obter usando roupas que você já tenha e que ou sejam roupas comuns, do tipo que você pode usar no dia á dia e não unicamente para cosplay ou uma ocasião determinada.


 São peças que podem ser chamadas de verdadeiros "coringas" do seu guarda-roupa porque uma mesma peça pode ser usada para mais de um cosplay.
Alguns exemplos como: camisa branca social, calça preta social, terno preto, gravatas, botas de cores sóbrias (preto, marrom), etc. são alguns tipos de peças que são meio que essenciais para você ter e que podem servir para aquele cosplay simples que você queira fazer.
São peças de roupa de uso comum, facilmente encontradas em qualquer loja, sem necessidade de recorrer a importação. Inclusive muitas dessas peças você pode encontrar em brechós, principalmente se precisar customizar (customização de peças é algo que pretendo abordar em outro artigo).

O "cosplay de armário" embora seja super prático de se fazer e lhe proporcionando um baixo custo, não significa que deva ser um cosplay com o qual você não precise tomar cuidado em certos detalhes. Alguns cosplayers costumam dizer que, quanto mais simples o cosplay é, mais complicado ele pode se tornar.
Isso porque em cosplays repletos de acessórios e detalhes, é possível se alterar ou "mascarar" algumas coisas sem que isso mude drasticamente o resultado do cosplay: algumas vezes as alterações deixam até um resultado mais legal.
Agora, para um cosplay mais simples, sem detalhes, tudo nele fica mais evidente, o que leva muitos cosplayers a prezarem pela melhor fidelidade possível ao personagem.


 
Eu de Androide 17, tudo cosmário.                        Dá até pra fazer grupo épico!



A ideia do "cosmário" é uma opção muito útil para quem está começando no meio cosplay e até mesmo para o cosplayer experiente que deseja fazer um personagem que utilize trajes mais casuais, tanto pelo apreço ao personagem quanto pelo custo e pelo conforto da roupa.
Em muitos casos, como a roupa é simples, o que vai realmente destacar no cosplay é a forma como você conseguirá se assemelhar ao personagem. Para isso entra a peruca, maquiagem (essa é capaz de fazer maravilhas!), lentes, postura, interpretação e alguns fazem até uso dos seus próprios traços.

Por isso, abra seu guarda-roupa e verifique as peças que você tem. Pesquise sobre os personagens que gosta ou mesmo personagens aleatórios (caso você esteja em dúvida sobre qual personagem "cosplayar") e procure por todas as versões oficiais dele. Na certa poderá encontrar versões super práticas e reconhecíveis. Há ainda aqueles personagens nos quais você pode criar seu próprio visual pegando referências marcantes do personagem. Um exemplo disso é a Misa de Death Note. Muitas garotas criaram versões da personagem com base no estilo de roupa dela, mantendo algumas características essenciais e criando um visual legal.

Como são cosplays simples, eles, em alguns casos, não são cosplays que "chamam atenção" em eventos. Para destacar normalmente funciona melhor se houver grupo. Um exemplo é o Komuro Takashi de High School of the Dead: a roupa dele é simples e casual, podendo até passar despercebido mas se ele estiver em um grupo de HOTD ou mesmo dupla com alguém de Saeko ou Rei, já irá chamar mais atenção.


Minha X-23 de X-Men = tudo roupa de casa


Eu já fiz e faço diversos cosplays simples (postei algumas fotos aqui no artigo) e dois deles me trouxeram um resultado e retorno muito maior do que eu esperava. Inclusive é possível fazer grupos de cosplay no qual os personagens da obra utilizam roupas simples, mas quando juntos, criam um grande destaque. Porque mais do que a roupa, são os detalhes e a forma como você irá incorporar o personagem que darão o destaque (principalmente se utilizá-lo para um photoshoot e divulgar as fotos).

E o cosplay de armário acaba sendo uma ótima opção para aquela pessoa que está começando no meio cosplay também, pela maior facilidade de se encontrar as peças de roupa ou customizar. E ultimamente é uma boa opção também nessa época de crise, com a alta do dólar e tudo o mais. Bora colocar a criatividade e o olhar afiado em prática e você é capaz se surpreender muito com o que poderá encontrar no seu guarda-roupa para fazer aquele cosplay super legal gastando pouco ou mesmo quase nada!

A verdade é que cosplays simples e que se gasta pouco, podem ter um resultado fantástico. Basta se dedicar.


~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário