12/08/2021

Chrno Crusade - crítica

 



Esse é, sem dúvida uma das obras mais tocantes já desenvolvidas. Uma história que envolve fé, luta e amor em um tempo finito.


Pouco tempo atrás, fiz um post nas minhas redes sociais com os mangás da obra Chrno Crusade, cujo anime (e também o mangá) que chegou a fazer um relativo sucesso por volta dos anos 2009/2010. Por ser uma obra então, mais antiga e não ter continuações e fugir do clichê de shonnen, pensei que poucos lembrariam. Mas qual não foi minha surpresa ao me deparar com muitas pessoas da minha lista de contato não apenas dizendo conhecer a obra, como também a considerando excelente. E isso me alegrou, pois em meio a tantos lançamentos de animes novos nos últimos anos, muitos animes antigos incrivelmente bons acabam correndo o risco de cair no esquecimento. 
Quando conheci a obra (primeiro pelo anime) gostei muito e o final me arrancou muitas lágrimas. Quando li o manga, a experiência foi tão ou maior ainda (e as lágrimas também). Mas não por ser uma obra extremamente triste: ela é bonita e melancólica em seu desfecho, depois de uma trajetória de aventura no qual acabamos nos afeiçoando aos personagens, principalmente na protagonista Rosette (que se tornou uma das personagens femininas que mais admiro em animes/mangás, pela sua força de vontade em viver ao máximo o tempo que lhe resta).

E com base nisso, decidi falar um pouco sobre ele aqui, tanto para resgatar a nostalgia de quem já conhece como despertar o interesse para que outros o conheçam. Afinal, Chrno Crusade é uma daquelas obras que tocam no nosso emocional de uma forma única e especial.

Criado em 1999 por Daisuke Moryiama, Chrno Crusade foi uma obra criada em 1999 por Daisuke Moriyama, contendo 8 volumes em mangá e um anime de 24 episódios lançado em 2003. Chegou ao Brasil um pouco depois, fazendo certo sucesso entre os consumidores da época, o que culminou no lançamento do mangá posteriormente no Brasil, lançado pela Panini.

Na época do lançamento do anime no Japão, o mangá ainda estava sendo produzido, de modo que, da metade para o final, anime e mangá tomam rumos, explicações e desfechos diferentes, embora conservem a mesma essência e contexto.


 


A história de Chrno Crusade é ambientada nos Estados Unidos em 1920, onde o mundo encontra-se em uma pós crise após o término da 1ª Guerra Mundial. Nessa sociedade dominada pela violência e incerteza, a humanidade acaba permitindo que demônios malignos escapem para nosso mundo, criando inúmeros problemas.
Para detê-los, a Igreja Católica possui a Ordem de Magdala, uma facção que conta com exorcistas altamente qualificados e equipados para combater os ataques e deter as criaturas malignas. Esses padres e freiras que atuam como "exorcistas" não são como os exorcistas padrão: eles fazem uso de armas de fogo e armamento desenvolvido especificamente para o combate e exorcismo de tais demônios. E esse não é um trabalho fácil, exigindo muita habilidade e coragem para enfrentar tais inimigos do inferno.

E, dentre esses profissionais destaca-se a freira Rosette Cristopher, uma jovem cujo trabalho é caçar e eliminar diabos.Bonita e usando um ousado traje de freira,é altamente explosiva e preguiçosa. Porém, devido á sua impulsividade, suas ações acabam sendo muito desastrosas, chamando mais atenção do que deveria e causando várias despesas para a Ordem, obrigando-a a estar constantemente se desculpando e ouvindo broncas de sua superiora, irmã Kate.

Para ajudá-la nas missões críticas e também evitar ações destrambelhadas, Rosette conta com seu parceiro e melhor amigo, Chrno. Apesar da aparência infantil e inofensiva, Chrno é um grande e poderoso demônio. Estranho? Sem dúvida. Mas as ligações entre os dois protagonistas é mais profunda e complexa do que os outros podem imaginar.
A verdade é que, além da amizade, Chrno e Rosette estão ligados por um pacto. Em troca de proteção e ajuda nas batalhas, Rosette entrega anos de sua vida para que Chrno tenha energia suficiente para despertar seus imensos poderes.





Esse pacto é realizado graças á um estranho relógio que Rosette carrega consigo e que contém a essência do poder espiritual de Chrno. A jovem aceitou isso apenas para ser capaz de encontrar Joshua, sua irmão gêmeo que desapareceu em circunstâncias assombrosas á cerca de quatro anos. Porém, cada vez que este "selo" é aberto, Chrono pode voltar a sua forma original e usar seus poderes, mas isso também significa que o tempo de vida de Rosette é consumido de forma irreversível.

Durante suas missões, Chrno e Rosette conhecem Azmaria, uma garota gentil e frágil que possui um dom milagroso capaz de devolver vida ás pessoas através de sua bela voz. Porém, este poder lhe causa muito sofrimento, sendo constantemente perseguida por demônios. Na verdade, Azmaria é um dos Sete Apóstolos que, de acordo com a última profecia de Fátima, serão responsáveis pelo destino do mundo.
Sob a proteção da Ordem de Magdala, Azmaria logo se torna companheira de Chrno e Rosette ( a quem ela muito admira) desejando se tornar mais forte.
É assim que, em uma das missões o trio conhece Satella, uma bela e poderosa caçadora de demônios conhecida como Feiticeira das Jóias. Embora Satella inicialmente se mostre indiferente á Chrno e Rosette deixando claro que odeia demônios, não demora para que se tornem aliados e, posteriormente, amigos.Afinal, Satella também está em busca de vingança e por sua família e encontrar sua irmã, que no passado foi levada por um certo "demônio sem chifres".

Claro, não podemos deixar de falar sobre o demônio Chrono, cuja jornada de vida é o grande cerne de todos os acontecimentos da trama. Pois, atrás da aparência frágil está um demônio extremamente poderoso. Mas sua história é sombria, triste e uma busca não apenas por liberdade, mas também por redenção, o que o torna uma criatura muito compreensiva e gentil. Chrono é a grande peça do quebra-cabeça que acaba reunindo não apenas o destino de Rosette, Satella e Azmaria, mas também o seu próprio destino ligado aos planos de um outro demônio: o vilanesco e ardiloso Aion.

Aion e Chrono são ambos Pecadores - uma alcunha que outros demônios que os perseguem incansavelmente lhesdão por conta de algo que eles, aliados a mais outros demônios, fizeram no Inferno, mais precisamente contra a existência mais poderosa do lugar: a Pandemonium.
Mas, contar mais sobre isso, bem como a ligação de Chrono com a lendária santa Maria Magdalena, os acontecimentos que culminaram na tragédia sobre a vida de Rosette e seu irmão Joshua, seria revelar informações importantes e cruciais da história.





Diferenças entre o mangá e o anime

Na época em que o mangá estava sendo lançado, o anime começou a ser produzido, de modo que, embora comecem da mesma forma, em dado momento anime e mangá tomam rumos bem diferentes. E justamente por isso acontecer enquanto o material original (o mangá) estava na metade, muitas respostas, acontecimentos e revelações que ocorrem no mangá possuem significados e desfechos totalmente diferentes. Porém, falar sobre eles seria entregar informações importantes e spoilers cruciais da história, o que comprometeria - e muito - a emoção ao se assistir/ler a obra.

Mas você pode se perguntar: porque os produtores não seguiram o mangá fielmente?
Resumidamente essa prática era bem comum de acontecer anos atrás por uma questão de comodidade (e um pouco de liberdade criativa também). Se o mangá fazia sucesso, já virava anime porém nem todos tinham a premissa e condições de se tornarem histórias muito longas e mesmo um volume do mangá poderia levar até mais de um ano pra ser concluído. Assim, como os estúdios tinham prazos, eles desenvolviam um enredo com o aval (e ás vezes até participação direta) do autor original. E acaba que o desfecho da história, destino dos personagens e perguntas levantadas ao longo da trama, tenham resultados bem distintos entre si.

 Mas isso não significa que um seja melhor que o outro. Em Chrno Crusade, ambos - anime e mangá - possuem uma história excelente que caminha paralelamente uma a outra, carregando a essência original, com seus finais aberto a diversas interpretações e carregado por uma carga dramática emocionante. De modo que é altamente recomendado que você veja ambas versões. E se prepare: pois a carga emocional presente nos capítulos finais é capaz de arrancar lágrimas por ser belo e triste.





A princípio, Chrno Crusade parece ser um básico mangá shonnen porém, não demora para percebermos que ele se torna bem longe disso mesmo carregando um ou outro clichê discreto do gênero. Embora a história possa ter algumas batalhas entre humanos e demônios e entre demônios contra demônios, ela carrega inúmeras referências bíblicas, que se tornam mais evidentes e importantes no anime, principalmente no que diz respeito aos Segredos de Fátima. Pois o que torna Chrono Crusade uma obra bela e rara, é a profundidade e a carga emocional de seus personagens.

E dentre todos eles, sem dúvida a mais interessante é Rosette, a verdadeira protagonista da história. Ela é uma personagem fácil de nos apegar e mesmo diante de todos os acontecimentos (e momentos divertidos que ela traz) nos lembramos que a vida dela está se esvaindo aos poucos devido ao pacto. Mas a força dessa garota, de não desistir e de querer realizar seus objetivos, vivendo ao máximo cada dia é admirável e emocionante. Através dela vem a  reflexão de que, mesmo consciente de que em um momento iremos morrer, quando este momento chega sempre seremos tomados pelo desespero e pela vontade de poder viver um pouco mais.

Chrno Crusade é uma obra de belos traços que conta uma história repleta de ação, mistério e drama e que por ser uma obra curta, pode até passar despercebida. Porém, ela é capaz de nos surpreender com a profundidade emocional bela, triste e reflexiva que ele trás sobre a busca pela felicidade e a vontade de viver.


~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário