17/08/2020

Será que eu escrevo demais?


Claramente eu quando me empolgo na escrita (principalmente
nos textões de resposta ou quando a ideia do artigo flui)

Esta é uma pergunta que eu tenho me feito constantemente, dia após dia e nunca consigo chegar a uma conclusão definitiva. Eu até pensei em fazer uma postagem sobre isso no facebook mas sabia que ficaria extenso demais então acabei transformando em uma postagem para o blog.

Quem me conhece e acompanha a um certo tempo, sabe que eu sou movida e motivada por certas coisas e uma das principais é a escrita.

Desde que me entendo por gente, já tinha interesse pela leitura (comecei a ler bem antes da maioria das crianças) e não demorou para eu me render a escrita, tanto para inventar histórias que vinham na minha cabeça quanto para expressar minha opinião. E esse hábito cresceu consideravelmente na minha adolescência, se solidificando na idade adulta e assim permanecendo e se tornando mais e mais constante.

O fato é que, quando eu começo a escrever, acabo me empolgando e perdendo a noção do quanto já escrevi. Isso não ocorre apenas na criação de histórias, mas também nos meus artigos e resenhas, nas conversas com amigos e conhecidos quando é sobre um determinado assunto no qual tenho gosto e conhecimento e até mesmo em comentários em postagens nas redes sociais sobre determinado assunto que está sendo debatido e que eu me sinto impelida a opinar, tanto para concordar e comentar algo a mais quanto para explicar da forma mais sucinta possível sobre algo que as pessoas estejam equivocadas ou interpretando erroneamente.
 Não sei se esse último caso pode acabar soando prepotência da minha parte mas eu realmente me manifesto na humildade querendo debater, elucidar e explicar meu ponto de vista e trocar opiniões com pessoas quando eu sei que é possível ter um diálogo bacana e agregador. Ou quando me deparo com um absurdo e sinto o impulso incontrolável de explicar e defender determinada obra ou ideia que eu vejo sobre algo que está sendo interpretado errado pelos outros.


A ânsia de querer ler e saber mais para poder escrever sobre
sempre me deixa meio perdida de por onde e no que começar.

E essa vontade de me expressar, de falar sobre determinada obra ou assunto, faz com que eu pesquise, absorva e depois procure explicar da forma mais sucinta e convincente possível. E na ânsia de poder trocar ideia e expor minha opinião, eu acabo escrevendo e escrevendo e quando vejo o texto está grande (quando se trata de postagens e comentários no facebook) ou enorme (no caso de artigos e capítulos de histórias). Inclusive nos dois últimos casos, eu procuro ser o mais didática e completa possível acerca da mensagem que quero passar: em artigos sobre determinada coisa ou obra, eu quero comentar sobre todos os pontos que eu considero relevante e necessários. E muitas vezes há tanta coisa que eu acho válido mencionar que mesmo resumindo, ainda assim não tem como ficar algo enxuto.

Com relação ás histórias ficcionais que escrevo (tanto do meu original - quiçá livro um dia) e fanfics eu sempre tenho tendência a complexar as histórias e quando vejo elas ficam maiores do que imaginei a princípio. Já me sugeriram tentar escrever contos e coisas menores mas eu simplesmente não consigo, minha criatividade e vontade de explorar e colocar os personagens em situações não me permite.

Mas eu já me deparei com pessoas, tanto do meu círculo de amizade e contatos quanto de pessoas completamente desconhecidas elogiando meus textos. E toda vez que isso ocorre, eru fico não apenas feliz, mas muito grata. Já aconteceu de eu fazer amizade com pessoas por conta de artigo que escrevi no blog,  já aconteceu de artigos meus acabarem levantando um bom debate com os leitores nas minhas redes, amigos elogiando e comentando sobre um artigo ou mesmo nas minhas histórias. Aliás, quando me deparo com pessoas a falarem sobre as histórias que escrevo, tendo reservado um pouco do tempo delas para não apenas lerem mas comentarem, deixando um review no qual comentam sobre pontos da história, dizem o que gostaram, o que esperam e (no caso de artigos) opinam sobre e muitas vezes acabo criando um debate e uma conversa legal, eu fico muito lisonjeada e satisfeita. 
Nas minhas histórias, cada novo comentário dos leitores que acompanham já me dão alegria e quando aparece leitores novos então, dizendo que apreciaram o trabalho, eu realmente ganho o meu dia.


Meu coração fica emocionado e quentinho quando os leitores tecem
elogios  para meu trabalho literário, sério.

Mas então, por quê deste questionamento do título?

Eu não tenho problema algum em me deparar com postagens, artigos e histórias extensas. Antes de ser uma apaixonada por escrever, sou uma apaixonada por ler. Então, quando eu me deparo com um "textão" ou um artigo longo em algum site/blog, se for acerca de um tema que gosto e tenho interesse, eu não tenho preguiça de ler, até me empolgo mais na verdade, porque vou com a certeza que encontrarei ali um conteúdo detalhado e completo daquilo que quero. Claro, ás vezes não consigo ler no momento, mas guardo o material para poder ler no momento propício ou disponível (e isso acaba gerando um acúmulo de coisas que preciso ler, mas isso não vem ao caso agora).

Acontece que, embora eu seja uma pessoa que não se importa se um texto é grande, tenho consciência de que muitas pessoas não possuem a mesa disposição que eu (e várias outras pessoas) tem para a leitura. Claro, existe muita  gente que adora ler (sejam artigos, resenhas, livros, fanfics, teses,enfim...) mas muitos não possuem mais tanto esse hábito e disposição para reservar minutos ou mesmo horas para se dedicar á leitura. E os motivos (e justificativas) são muitos, mas acredito que o principal fator seja o ritmo acelerado em que vivemos e as obrigações cada vez mais crescentes em nosso dia á dia. A avalanche de informações com que somos bombardeados o tempo todo nas redes sociais acaba nos obrigando a estar sempre antenados com as coisas mais relevantes e para isso a informação precisa ser passada rápido e que não tome muito tempo para ser absorvida. Assim, atualmente, material escrito na internet foi perdendo espaço para canais no Youtube e Podcasts.

Já aconteceu algumas vezes de algumas pessoas ao se depararem com o tamanho dos meus textos (sejam os artigos que faço para o blog e outros sites e também as histórias que escrevo - que possuem muitos capítulos e cada um é de um tamanho mediano). Porque tenho ciência de que as pessoas tem preferido a informação e opinião entregue de forma rápida e que ás vezes um texto maior do que o que estão acostumados a ver acabe causando certo surpresa (e talvez preguiça) de ler. E sei também que, no jornalismo da web, a estratégia é textos mais curtos e objetivos e isso pode ser aplicado pra diversos outros tipos de artigos (com fins comerciais ou não) caso o autor queira alcançar um número maior de leitores e engajamento.


Eu fico muito nervouser por pensar que as pessoas deixam de ler meus
trabalhos que faço com tanto carinho porque ficaram extensos demais

Antes de escrever este artigo, eu perguntei para algumas pessoas do meu círculo mais íntimo de contatos (que são pessoas em quem confio e que sei que são sinceras e imparciais comigo no questionamento levantado) se eles/elas consideravam que eu escrevia demais, que os capítulos de minha histórias e artigos eram muito longos e que isso poderia acabar desmotivando-os a lerem tudo. Para minha surpresa, a resposta deles foi que não consideravam meus textos extensos ou exaustivos e que gostavam de lê-los.
Isso me deixou feliz porque mesmo sabendo que a maioria das pessoas tendem a não ler textos mais longos, ainda há uma parcela relevante e especial que gosta de ler, que se dispõe a reservar alguns minutos de seu dia para isso.

Eu já tentei, mas não consigo me limitar a textos e artigos curtos se o tema ou assunto abordado for algo que eu gosto e que tenha uma necessidade de explicação. Me empolgo tanto enquanto escrevo que mesmo cansada, quero deixar ele bem completo e quando vejo, ficou enorme (e muitas vezes até ficou coisa faltando pra escrever).
Não sou uma profissional, não sou formada em Jornalismo, Letras ou algo do tipo, mas estou sempre procurando estudar por conta própria, praticando constantemente. Embora eu sinta que evolui muito na minha escrita ao longo dos anos (principalmente nas minhas histórias) sei que ainda tenho muito o que aprender.

Enquanto o tempo e a vida me permitir, eu continuarei escrevendo. Me adaptando, me aperfeiçoando, procurando sempre fazer artigos atrativos e histórias envolventes. Talvez eu faça alguns textos menores, outros maiores, estou sempre em processo de produção e super aberta e atenta ás críticas construtivas e sugestões. Por isso quero saber a opinião de você: se aprecia minha escrita, se meus textos (artigos e histórias) atraem sua atenção, se a informação é bem elucidativa, se o enredo e construção de minhas histórias são interessantes e envolventes, etc.
A opinião dos leitores é muito importante e sempre é um fator a mais para me motivar a continuar nesse universo da criação literária que é uma das coisas que mais amo fazer, ouso dizer que é até a força motriz que mantém em foco, sã e feliz.

Mas quero saber..o que acham da minha escrita, o que acham dos meus textos, tanto no quesito informativo, entretenimento, opinativo e também se eles são exaustivos ou não de se ler? No que eu poderia melhorar?
 Podem ser sinceros. u_u


Aqui tomando um chá e esperando a opinião dos leitores
para debatermos de forma educada e divertida.

~*~


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Olá, Tsu!
    Desde o primeiro texto seu que li, no seu antigo blog ainda, eu pensei "caramba, que texto longo", mas não me arrependi. Seus textos são longos sim, mas valem muito a pena de serem lidos. Gosto da dedicação que você coloca na sua escrita, sempre colocando mais informação para deixar o mais completo possível. É bem verdade que muitas pessoas desanimam de ler algo na internet (ainda mais algo desconhecido) se for muito extenso, mas sempre terão aqueles que não se importarão com isso. Eu já diminuí vários textos meus para encaixar no blog. Admiro você por se manter fazendo do seu jeito e quem quiser que leia hahaha.
    Eu tentarei sempre ficar de olho aqui.
    Continue assim. Não mude.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaaa!
      Ah muito obrigada pelo depoimento e também pelo apoio que vem me dando nos meus escritos!
      Eu sempre penso sobre essas questões de engajamento por conta de estar ciente da realidade atual e ser algo necessário caso eu queira aumentar meu alcance mas ao mesmo tempo eu não consigo me apegar a isso porque pra mim é como se, ao fazer isso, eu acabasse deixando de lado um pouco da minha própria identidade para fazer as coisas.
      Mas claro que vou tentar não fazer algo taaao extenso mas textos curtos é algo que aqui no blog não vai rolar hahaha
      Bjs!!

      Excluir
  2. Não acho um problema seus textos serem longos, você tem um bom estilo, bem agradável, a questão é terminar os seus projetos literários, rs

    Não importa a extensão, mas a qualidade e o que você tem a propor aos leitores, que o digam o tio Martin e o tio Tolkien, rs

    ResponderExcluir