24/07/2020

Cosplayer NÃO É o personagem



Essa verdade é algo tão óbvio mas parece que muitos ainda não entendem ou ignoram isso. Tem muita gente que acha que o cosplayer tem obrigação de ser extremamente igual ao personagem (como se isso fosse possível) ou pior: que o cosplayer é o personagem e deve agir como tal e até mesmo que o cosplayer precisa saber tudo sobre o personagem. Isso é tão absurdo que fica difícil de crer que ainda hoje tem gente achando que só porque o cosplayer faz cosplay de X personagem é obrigação dele ser o personagem.




Tem pessoas que não gostam de determinado personagem e em vez de guardar a opinião para si ou debatê-la em grupos sobre a obra, parece preferir ir até o cosplayer que está fazendo o personagem (e se a pessoa está fazendo tal personagem é porque ela gosta dele) e criticar o personagem na frente do cosplayer, com a péssima desculpa do "minha opinião". Isso acontece, principalmente, nas redes sociais onde, só por achar que se está arás de uma tela, a pessoa tem segurança e direito de ir até o trabalho de outra pessoa criticar, fazer chacota ou deboche usando como escudo, o famigerado "minha opinião".
Pior ainda é quando uma pessoa idiota possui algum tipo de tara ou fetiche por determinado personagem e acha que o cosplayer (ou cosplayers) desse personagem estão ali para ele julgar, faltar com respeito e até mesmo assediar a/o cosplayer.

Todos os cosplayers já presenciaram ou foram vítimas de alguma pessoa assim e isso é uma completa falta de respeito com o próximo.
Embora isso ocorra em eventos, a incidência maior ocorre na internet, pois tais indivíduos fazem uso da "proteção" que o meio virtual lhes proporciona e através de um perfil fake (se bem que agora muitos sequer se escondem atrás de um perfil falso) acreditam que podem ofender e provocar gratuitamente determinado cosplayer (ou cosplayers).
As garotas que fazem cosplays sensuais costumam ser as maiores vítimas desse tipo de atitude, mas tais coisas ocorrem com diversos tipos de cosplayers.

Lidar com isso é sempre um stress e cada cosplayer lidará de uma forma. Há aqueles que expõem o fato para que haja um alerta sobre o ocorrido para que outra pessoa não seja vítima do mesmo indivíduo, há aqueles que ignoram e continuam fazendo seu trabalho, há aqueles que "compram a briga" e há aqueles que guardam a mágoa para si (e isso pode gerar mais consequências negativas para si mesmo, acabando por causar problemas sérios na saúde emocional da pessoa ao longo do tempo).

Eu me pergunto qual necessidade de ser estúpido o indivíduo tem para ir até uma pessoa (ou na postagem de uma pessoa) que está ali de boas se divertindo e mostrando seu trabalho, unicamente para criticar, debochar ou provocar. Sabemos que esse tipo de atitude é oriunda da vontade de pagar de "troollzão descolado" quando na verdade a pessoa é apenas uma frustrada consigo mesma que se incomoda com a felicidade e satisfação alheias. além de uma notável falta não apenas de empatia, mas de caráter mesmo.


Acho essa tirinha maravilhosa.


Grande parte dos cosplayers se esforçam e procuram fazer o máximo que podem para deixarem seu cosplay não apenas o mais fiel possível, mas confortável e satisfatório para eles próprios.
Muitos cosplayers, inclusive, optam por personagens que gostam e que possam combinar com seus traços faciais e até mesmo tipo físico: muitos até se assemelham a atores e atrizes de filmes (por exemplo).Há cosplayers que optam por cosplays mais complexos como um desafio para confeccionarem os acessórios e há cosplayers que se esforçam e treinam para se apresentarem no palco (ás vezes lutado contra a própria timidez).  E ha também aqueles que estão fazendo o cosplay para se divertir, principalmente para se sentirem bem consigo mesmos. E ninguém tem o direito de ir debochar ou maldizer o que a pessoa está fazendo.
Nenhum cosplayer merece ficar lendo ou ouvindo besteira e aguentando atitude escrota de gente que sequer entende de cosplay dando pitaco vexatório no que não lhe diz respeito.

Então, para aqueles que não conseguem separar a pessoa do personagem e acham que cosplayer é o próprio personagem, façamos não um pedido, mas uma ordem: parem. Não é porque uma pessoa está trajada como determinado personagem, seja parecida com ela e esteja interpretando o personagem, que ele É o personagem. Saibam discernir fantasia da realidade e não seja uma pessoa babaca.
Saiba que dentro daquela roupa, dentro daquela armadura, atrás daquela tela, há uma pessoa com sentimentos.

E para os cosplayers: meus queridos/queridas façam o cosplay que vocês quiserem, do personagem que gostarem. Mas tenham em mente que vocês não possuem a obrigação de serem idênticos ao personagem.
Claro, se você busca tentar sempre aperfeiçoar seu cosplay e isso o faz se sentir bem consigo mesmo, sem problemas. Mas não tome isso como uma obrigação ou uma necessidade por conta dos outros. Porque isso não fará bem para você a longo prazo. Lembre-se: visibilidade e retorno é bom, mas deve ser uma consequência dos nossos esforços fazendo aquilo que está nos dando prazer e divertimento e não que o façamos por uma necessidade quase patológica porque isso, como  tempo, acaba nos fazendo mais mal do que bem.
Cosplay é diversão, sempre. Independente de você ganhar ou não dinheiro e premiações com isso, o mais importante no cosplay é você se divertir e estar bem consigo mesmo fazendo isso.

Porque todo cosplayer já passou cada perrengue na vida que se formos falar todos, a lista seria imensa, não é mesmo? E por tudo o que passamos mas que continuamos por amor o hobby, não temos que aceitar ou ficar sofrendo por comentário de gente babaca, não é mesmo?

Lembre-se e tenha em mente sempre, sempre mesmo, que o mais importante quando você faz um cosplay é no seu próprio bem-estar. Não deixe que provocações e críticas o façam desistir daquilo que você gosta e quer fazer.
E esse conselho não vale só para o cosplay, mas por qualquer coisa que você queria fazer na sua vida.


~*~

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi, Tsu!
    Muito importante o assunto que você abordou. Apesar de sempre ter havido um certo preconceito com cosplay, hoje o problema acaba sendo outro e a internet ajuda as pessoas a fazerem essas maldades. Uma pena, mas sempre tem aqueles que utilizam a tecnologia para o mal.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Olha, como pessoa que está desde 2012 no meio cosplay, te garanto que já presenciei, li e ouvi muita coisa. Acho que pelos meus posts no face você pode até notar que vira e mexe comento de alguma treta que tá rolando. Mas isso não é uma exclusividade do meio cosplay; qualquer meio/nicho tem disso também. Inclusive gente de fora querendo dar pitaco no que não entende e nem faz uma pesquisa antes de comentar.
      E é como vc disse, muitos usam a internet pra serem escrotos e desnecessários, só pra massagear o próprio ego.
      bjs!

      Excluir