13/05/2020

Teatros Musicais - parte 1





Hoje o assunto que trazemos ao nosso blog é diferente, falaremos de musicais! Que tal conhecer um pouquinho desse modo de expressão artística? Esse assunto será dividido em três postagens, cada uma com um foco diferente. Nesse, trazemos um pouco da história, explicando o que é quando surgiu o estilo em alguns lugares do mundo.


Quem nunca viu um musicalzinho que seja? A própria Disney tem pelo menos uns 90% de seus filmes com alguma parte musical, e conhecida como parte da infância da maioria das pessoas, possivelmente você deve saber de cabeça pelo menos uma música vinda de alguma das animações.
O teatro musical pode ser conhecido de diversas formas ao longo da história. Ópera, operetta, shows, teatro musical, teatro de revista, comédia musical, cabaré, tudo varia de acordo com o período histórico e local onde é feito. É uma forma de expressão que usa a arte de diversas maneiras para contas uma história, unindo teatro, música, canto e dança. O enredo pode ser interpretado totalmente de forma musical, com as músicas sendo feitas adaptando-se a cada personagem ou grupo de personagens, ou pode ser intercalando música e interpretação falada. Pode se misturar a óperas e conta com muitas expressões e elementos que o compõem, tais como moda com seus figurinos elaborados, modelagem de perucas, cenografia, efeitos especiais...




Os musicais modernos como conhecemos hoje tem como referência a peça musical The Black Crook, de 1866, considerado a primeira do estilo moderno, servindo de base para o desenvolvimento do estilo que permanece atualmente. Começando com grande sucesso na Broadway, nos EUA, atualmente também são produzidos muitos musicais em Londres e na França. Trazendo um contexto histórico, na Grécia antiga do séc. V A.C. havia peças musicais feitas em homenagem aos deuses e também comédias e tragédias; Nos séc. XII e XIII,  a liturgia trazia o tom cantado para histórias da Bíblia; a Europa Renascentista teve uma evolução das formas anteriores através de commedia del'arte e da opera buffa, maneiras diferentes de contar histórias com atuação de maneira musical; Londres no séc. XVIII teve as ballad operas, precursores do estilo atual, sendo a mais famosa, The Beggar's Opera; a França no séc. XIV tinha suas operettas e entre fim de séc XIX e começo de XX fervia nos cabarés como Moulin Rouge, e nos EUA em si, a Broadway começou seu sucesso em meados dos anos 50. 

No Brasil, o teatro musical começou em 1859 com a fundação de um teatro no Rio de Janeiro. Com a inovação do teatro musical e satírico, as peças se tornaram mais acessíveis para o público, e eram chamadas de teatro de revista, destacando-se a compositora Chiquinha Gonzaga. Já das peças modernas, a primeira a chegar com sua adaptação pra o Brasil foi My Fair Lady, nos anos 60. Vale mencionar também Carmem Miranda, a cantora e atriz brasileira (nascida portuguesa) que popularizou a cultura brasileira através da música e do teatro no mundo todo, a partir de 1930.




Já falando de oriente, temos uma história longa e antiga de expressões teatrais que usam a música como complemento. Na Índia, país visto como um dos que mantém uma tradição de teatro musical dos mais antigos, um dos estilos de teatro musical é o Bharathanatyam, uma dança clássica tradicional do sul do país que usa um estilo muito marcado por expressões faciais e gestos das mãos com pontas dos dedos pintados de vermelho para ajudar no destaque de movimentos. Acredita-se que a base desse estilo musical tenha surgido entre 200 A.C e 500 D.C, feita em templos para contação de histórias clássicas da mitologia indiana, seguindo ordens do deus Brahma de combinar dança e drama; Na China, o teatro recebe o nome de ópera pelos seus diálogos recitados, e teve origem nas cortes da dinastia T'ang, entre 618 e 907 D.C, evoluindo para o estilo popular somente no séc. XIX; no Japão, dentre diversos estilos teatrais, os que mais se detacam e permanecem intactos historicamente são o Nō e o Kabuki, criados no final do século XIV e no séc. XVIII. Num contexto geral, há muita história para ser contada, mas estamos trazendo aqui somente um pedacinho dela.

Se você gostou desse artigo e tem interesse em saber mais sobre esse tema, aqui estão alguns links úteis com bastante informação histórica:

Nos próximo artigo, falaremos sobre o começo dos filmes musicais, esperamos você eim? :]

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário