17/01/2020

Relatos Atrasados da BGS 2019




Eu sei perfeitamente de que deveria ter feito uma resenha sobre a BGS ha cerca de 3 meses atrás mas acabou que só agora eu, finalmente, fiz. Confesso que isso aconteceu por inúmeros motivos mas, pensando agora, talvez o principal deles tenha sido o fato de que eu pensei e por fim decidi em fazer um parecer sobre o evento através da minha perspectiva pessoal, como cosplayer.


Eu nunca tinha ido antes na BGS, por mais que visse amigos e conhecidos elogiarem. Isso porque, embora eu faça cosplay de personagens de games, não sou uma consumidora de games (não é segredo para ninguém que sou cosplayer poser de games haha), mas como tenho namorado e amigos que adoram games, acabo conhecendo diversas obras e gostando de algumas (principalmente por conta da história). E, automaticamente, acabo me afeiçoando a determinados personagens, seja por conta da história ou visual.

Assim, em 2019 fiz minha estréia na BGS, aproveitando também para usar um cosplay novo. Fui apenas em um dia, e posso dizer que consegui ter uma ampla impressão do evento como um todo. Mas vamos por partes.


Como primeira experiência no evento, posso dizer com segurança de que o evento é excelente. A estrutura é ótima, as atrações para o nicho gamer é fantástica e a organização muito boa. Mas vou me focar aqui a falar sobre a atenção que o evento tem para com os cosplayers.
Primeiramente, uma iniciativa muito legal do evento é disponibilizar uma quantidade de ingressos Vip para cosplayers, mediante a cadastro e aprovação prévios. E ainda frisa que os cosplays a serem cadastrados precisam ser de games. Até porque, a BGS é um evento do tipo. E se engana quem acha que tal 

Mas não é apenas nisso que a BGS se destaca para os cosplayers: sabendo que o cosplay é algo que o público aprecia e que boa parte dos cosplayers também são aficionados por games, a BGS desprende um tratamento bem abrangente e digno, coisas que muitos eventos focados em cultura geek/otaku deixam a desejar.
Posso começar pelo Camarim Cosplay que, embora não fosse grande (era um tamanho razoável, mas lógico que fica apertado por conta da quantidade de cosplayers) era agradável, com espelhos e boa iluminação. E destaco também a prestatividade e simpatia dos cosplayers que encontrei ali, todo mundo pronto pra ajudar quem precisasse.
Uma coisa que também precisa ser exalada é o ar condicionado. Na temperatura certa, de modo que só se estivesse com um cosplay extremamente quente ou ficasse nos corredores em meio as pessoas, que sentiria mais calor.

De ambos lados do Camarim Cosplay havia áreas para os cosplays ficarem. Normalmente serviriam como um "ponto de encontro" mas confesso que eu e vários outros cosplayers optaram por passarem praticamente o dia todo por lá. O local era amplo e acabou se tornando um ótimo lugar para se encontrar o pessoal. Eu particularmente, encontrei quase todo mundo que eu queria.
O local era ainda bem tranquilo para se ficar e de fácil localização.


Algumas pessoinhas queridas com quem passei o dia na BGS. Teve muitos outros, mas esquecemos de tirar fotos. XD


Quanto a local para fotografar com cosplay, não havia muitas opções, mas as que tinham dava para render umas fotos legais. Os principais pontos eram a escadaria que dava acesso á área da imprensa e a própria Área Cosplay. Havia, claro, outros locais e determinados estandes, mas daí cabia a você se aventurar pelo imenso local para encontrar (e nos últimos dias o evento estava bem lotado então caminhar por lá com um cosplay repleto de acessórios era um tremendo risco de avariar algo ou se estressar).
O evento ainda conta com o Concurso Cosplay, sempre super bem organizado e com premiações legais.

Aproveitando para já falar mais um pouco do evento em si, por conta  do cosplay, eu não andei muito pelo local, mas o que eu vi, gostei. A praça de alimentação era bem variada (comi muita batata, adoro!), as filas para entrar no evento estavam bem organizadas (havia fila para imprensa - que eu entrei - fila para credenciamento dos cosplayers, fila pro ingresso antecipado, etc). Os estandes muito bonitos e alguns repletos de atividades e brindes.

Um porém que eu gostaria de salientar era a localização do guarda-volumes: eles foram colocados do lado oposto da entrada (e do camarim cosplay) e para ir até ele era necessário atravessar todo o evento. Acho que a organização poderia tê-los colocado próximos, até porque a galera que mais utiliza espaços para guardar mochilas são os cosplayers e só o guarda-volumes da área cosplay não era suficiente pela demanda.



 


Fiz minha estréia na BGS estreando cosplay novo: a Katarina de League of Legends na versão da skin Red Card. Eu deixo bem claro que não conheço praticamente nada de Lol, nunca joguei (e nem pretendo) e o máximo que sei é de um ou outro personagem, por conta de conhecidos que fazem cosplay. De modo que, eu fiz o cosplay da Katarina á pedido de uma amiga (ou seria chantagem? haha <3), para futuro grupinho de Lol. Eu já conhecia a personagem Katarina de imagens e outros cosplays e sempre gostei muito do design dela. Mas, como eu não jogava Lol e sabia o quanto a comunidade dele poderia ser tóxica, nunca tinha pensado em realmente fazer o cosplay. Assim, quando surgiu o pedido, pensei na possibilidade de fazer a Katarina mas uma skin mais fácil e prática: embora eu ache linda a versão clássica dela, como não sou conhecedora de Lol, não iria gastar muito no cosplay do tipo, até porque tenho outros projetos de cosplay que opto por investir.
Assim, a escolha foi para a skin RedCard dela.

Devo dizer que a princípio estava bem nervosa para usar o cosplay por conta da reação dos fãs de Lol, mas no evento fui super bem recebida pelas pessoas e isso fez com que eu me sentisse super confortável com o cosplay (claro, que o  fato da personagem usar tênis ajudou muito haha). Ainda quero aperfeiçoar ele, incorporar melhor a personagem na hora das fotos e até mesmo realizar um photoshoot em breve.

Enfim, posso dizer que, para uma primeira experiência como cosplayer na BGS, eu simplesmente AMEI. Adorei a estrutura do local, adorei o camarim, adorei a recepção do público. Para quem é apaixonado por games é um evento perfeito, para quem é cosplayer, é um excelente evento também para encontrar os amigos, fotografar, competir no concurso e se divertir. A organização do evento foi muito presente desde antes mesmo dele, sanando todas as dúvidas dos cosplayers nas redes sociais. A variedade de atividades e os estandes estavam ótimos e eu realmente (mesmo!) gostei muito do público. Digo isso porque sempre ouvi reclamações de cosplayers pós-BGS devido a assédio ou atitudes grosseiras de frequentadores do evento para cima de cosplayers, mas eu, meus amigos e conhecidos fomos todos super bem tratados e todos os que pediram foto sempre foram educados e simpáticos.

Com certeza, se me for possível, irei na BGS novamente este ano, tanto para usar cosplay quanto para dar mais voltas pelo evento e conferir tudo o mais que ele oferece. Se você gosta de games ou mesmo gosta de apreciar um bom evento geek, vá na BGS, sim! 



Fotos por:

Daniel Kato
André King
Emerson Alinois

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário