04/01/2021

Meus Top 10 Filmes

 


Para começar o ano, decidi fazer um Top 10 de filmes que amo. São filmes que me marcaram de diversas formas e que costumo rever de tempos em tempos. São também filmes que eu não admito que sejam criticados em minha presença (haha). Inclusive esses filmes são os que faço questão de ter em dvd original. Se você conhece esses filmes, o início do ano é uma boa chance para revê-los e se não conhece, assistí-los no começo do ano é uma boa opção. Confiram!



JURASSIC PARK


Vou começar, obviamente, por aquele que é o filme que mais me marcou na vida. O primeiro Jurassic Park é uma obra prima do cinema, uma ótima adaptação do livro de Michael Crichton. Eu sempre fui fascinada por dinossauros e quando o assisti pela primeira vez ( no cinema, em 1993) eu fiquei apaixonada e até ganhei um T.Rex de brinquedo dos meus pais após a sessão. Desde então, esse filme sempre ocupou espaço entre minha preferência. Gosto muito das sequências (principalmente o primeiro Jurassic World) mas Jurassic Park é único e incomparável. A produção de Steven Spielberg foi a primeira a retratar dinossauros de uma forma tão realista (a forma perpendicular como o T.Rex corre foi embasada por estudos arqueológicos comprovados) e até hoje os dinossauros mecatrônicos do filme continuam hiper realistas.
Sempre que passa na tv eu paro um pouco o que estou fazendo para assistir. Até hoje as cenas dos Velociraptors atacando as crianças na cozinha e do ataque do T.Rex ao jipe embaixo da chuva são uma das melhores cenas do cinema.


GLADIADOR


É impossível não ovacionar essa obra-prima Ridley Scott que, sem dúvidas, é um dos melhores filmes épicos do cinema. Tudo nesse filme é bem feito: história, efeitos, figurino, elenco, fotografia, trilha sonora. Embora o filme fuja bastante do contexto de como funcionava as arenas de gladiadores e até o contexto histórico-social da vida real, ainda assim é uma obra maravilhosa. Com momentos grandiosos e inesquecíveis (como não arrepiar quando Maximus revela-se diante do imperador?), a trilha sonora, cuja música-tema é uma das mais marcantes do cinema e arrepia a alma, Gladiador ainda conta com atuações impecáveis e marcantes de Russel Crowe como Maximus (papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator) e Joaquin Phoenix como Commodus (indicado a Melhor Ator Coadjuvante). Foi nesse filme que conheci Phoenix e desde então o ator se tornou meu crush (que mantenho até hoje).
Gladiador é aquele tipo de filme que prende do começo ao fim, que emociona de uma forma como poucos e cuja história, cenas e personagens fixam em nossa mente pra sempre. E ainda carrega a emblemática frase: 'O que fazemos em vida, ecoa pela eternidade."



MAD MAX - FURY ROAD


Sem dúvidas um dos melhores filmes que já assisti  (e assistirei) em toda a minha vida. Mad Max Fury Road foi uma surpresa que me impactou e encantou de uma forma tal que poucos filmes o fizeram. É o tipo de filme imersivo e impactante que faz com que você não consiga tirar os olhos da tela e comentar nada até que ele tenha terminado. Tudo nesse filme é bom: fotografia, enredo, trilha sonora, figurino (a criatividade da estética dos personagens dentro do universo da história é super original e marcante) e as cenas de ação...acho que não tem filme com cenas de ação mais fantásticas e alucinantes do que esse.A trama de sobrevivência em meio a um futuro decadente e assustadoramente real e irreal ao mesmo tempo faz com que esse filme seja não apenas superior a seus antecessores (que são muito bons). Detentor de 6 Oscars, Mad Max Fury Road é ousado, criativo e único em tudo que ele propõe.
Eu assisti esse filme no cinema sem expectativa e sai da sessão completamente extasiada, indicando esse filme pra todos que conheço. Agradeço sempre por ter visto essa obra no cinema porque o impacto sonoro e visual que ela tem nas telonas é espetacular. Apenas TESTEMUNHEM. 



A LARANJA MECÂNICA


Um dos filmes mais memoráveis, aclamados e importantes da história do cinema é também um dos filmes que mais gosto. O polêmico Laranja Mecânica, adaptação do livro de Anthony Burguess foi, é e continuará sendo um dos filmes mais impactantes e memoráveis da história por uma infinidade de fatores: a história polêmica recheada de críticas políticos-sociais, a direção primorosa do mestre Stanley Kubrick, a fotografia futurística-retrô e a atuação impecável e inesquecível de Malcom McDowell como o icônico protagonista Alex de Large. Apesar de ter sido lançado em 1972, o filme continua sendo atual ao retratar uma juventude cruel e doentia em uma sociedade de valores opressores e decadentes.  As cenas de violência do filme ainda tem o poder de impactar e todo ele se tornou uma fonte de referências e homenagens em muitas obras posteriores.
Quando assisti Laranja Mecânica pela primeira vez, o filme me marcou tanto que meu primeiro cosplay foi o Alex. E sempre que revejo a obra, vejo o quanto de reflexões e análises comparativas no quesito psico-social podemos debater. Icônico e atemporal.



ENTREVISTA COM O VAMPIRO


A maravilhosa adaptação do primeiro livro das fantásticas crônicas vampirescas de Anne Rice é, sem dúvidas, uma das melhores e mais fascinantes histórias de vampiros.Vampiros poderosos que lidam com a imortalidade de uma forma dolorosamente humana a história revolucionou a forma como víamos os vampiros e o filme é inebriante em seu enredo profundo e complexo. Com um elenco formidável composto por Brad Pitt, uma jovem Kirsten Dunst, Antonio Banderas e Tom Cruise (incorporando perfeitamente Lestat em um dos melhores papéis de sua carreira), Entrevista com o Vampiro foi um grande sucesso na época de seu lançamento e até hoje é aclamado por muitos (tanto fãs da obra de Anne Rice quanto do público em geral).
Foi através desse filme que conheci os vampiros de Anne Rice e eles se tornaram  o melhor universo vampiresco para mim, uma fonte de inspiração e predileção que carrego pra sempre. Entrevista com o Vampiro é um filme que, embora tenha vampiros, não é terror: é sim um suspense dramático com grandes atuações e capaz de fascinar todos que a ele assistem.



O CORCUNDA DE NOTRE DAME


Eu adoro demais os grandes clássicos disney e quase todos eles possuem um lugar na minha preferência como fã da disney, mas Corcunda de Notre Dame se tornou, pra ficar, como o meu clássico disney preferido. Sem dúvidas foi o longa animado mais adulto e ousado da Disney. Ao adaptar a célebre história do escritor Victor Hugo, a Disney precisou adaptar e remodelar diversos pontos na história e não apenas conseguiu isso mas o fez com maestria tal que conseguiu transformá-la uma obra para falar com todas as idades mantendo a essência original. Corcunda de Notre Dame é lindo: animação de encher os olhos, personagens marcantes, história bem construída/adaptada, trilha sonora impecável (as músicas em sua maioria bão são apenas músicas - elas contam parte da história).
É o único desenho da Disney que contém momentos que até hoje me arrepio e sensibilizo de ver e de quebra ainda possui o melhor e mais realista vilão da Disney (Frollo ainda tem a canção vilanesca mais polêmica da disney).Sem dúvidas, Corcunda de Notre Dame é uma história atemporal e necessária nos dias de hoje pois além de maravilhosa, é reflexiva e um primor no quesito artístico.



O SILÊNCIO DOS INOCENTES


Uma verdadeira obra prima e um dos melhores filmes de suspense já produzidos, a adaptação para as telas da obra de Thomas Harris se tornou um marco e tornou de conhecimento mundial um dos melhores vilões do cinema: dr. Hannibal Lecter. O Silêncio dos Inocentes é um thriller fantástico acerca da caçada a um serial killer por uma policial que tem, como "mentor" um perigoso e influente serial killer. A trama é estrelada por Jodie Foster, Ted Levinne (cuja interpretação rendeu até mesmo elogio do serial killer real no qual seu personagem foi baseado) e o incomparável Anthony Hopkins que imortalizou o personagem Dr. Lecter (posteriormente, na série sobre o personagem, Mads Mikkelsen entregou um trabalho a altura). Esse filme me prendeu e me encantou não apenas pela trama mas pelo personagem e atuação incrível de Hopkins.
O Silêncio dos Inocente sé um sucesso aclamado por público e crítica e que levou 5 Oscars: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Filme. Sim, ele levou os prêmios mais concorridos e importantes da Academia, o que prova sua grandiosidade.



A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA


Ouso dizer que A Lenda do Cavaleiro-sem-Cabeça é uma das melhores (e pra mim a melhor) obra do diretor Tim Burton. A história é uma adaptação inovadora e criativa de um conto do escritor Kevin Yager (que também ganhou uma excelente adaptação animada pela Disney) baseada em uma figura folclórica de traços medievais europeus. Com o título original de Sleep Hollow, o filme reúne um pouco de cada elemento que compõem uma boa história: suspense, aventura e terror, com pitadas de romance e humor. Apesar de tantos gêneros, a trama é muito bem construída, com os personagens centrais carismáticos, fotografia primorosa (o visual gótico é delicioso) e ótimas cenas com aquele toque macabro de ação. Um tipo de filme gostoso de se assistir e de rever de tempos em tempos.Eu adorava o desenho da disney quando criança e quando o filme foi lançado e pude assistir, logo se tornou um dos meus preferidos e assim se manteve desde minha adolescência..
A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça pode não ser um marco do cinema, mas é uma obra agradável e que cumpra inteiramente a tudo que ela propõe. 



O LABIRINTO DO FAUNO


É um pouco difícil falar sobre Labirinto do Fauno. Porque ele é o tipo de filme que questiona e reflete sobre tantas coisas que "magicamente intrigante" pode ser uma boa definição. A obra é uma mescla de fantasia dramática com terror e crítica político-social. O diretor Guilhermo del Toro é famoso por obras com um visual mágico e intrigante, criaturas fantásticas e uma delicadeza e profundidade únicas em retratar sentimentos dos personagens, carregando sempre, como plano de fundo ao enredo principal mas totalmente interligado a ele, questões existenciais e emocionais, bem como a sociedade e período histórico em que seus personagens estão inseridos. E seu Labirinto do Fauno reúne elementos que cativam, agoniam e emocionam por contarem quase que duas histórias próprias mas que se tornam uma só através de elementos poéticos. Sem dúvida a melhor obra de Del Toro.
Quando o assisti pela primeira vez, fiquei encantada pela forma como toda a história se conta e com tantas questões e referências que nos fazem não apenas refletir mas também conhecer mais sobre todos os elementos da magia ali mostrados. Afinal..seria um sonho, uma realidade, ambos ou nenhum?



O SENHOR DOS ANÉIS - trilogia


Por fim, eu não poderia deixar de fora da lista essa trilogia que eu classifico como um único filme porque é impossível separá-los. O Senhor dos Anéis é a mais maravilhosa e grandiosa obra cinematográfica de fantasia da história do cinema. O filme máximo de Peter Jackson é a adaptação da obra incomparável de J.R.R. Tolkien, o verdadeiro "pai" da fantasia épica literária e é inegável a importância e poder desta obra. Diziam que LOTR seria impossível de se adaptar para o cinema mas o que foi mostrado superou as expectativa se se consagrou como um verdadeiro senhor dos filmes e uma obra de arte única. Sucesso de público, crítica e academia, os três filmes levaram juntos cerca de 17 Oscars e o Retorno do Rei teve a façanha de vencer em todas as categorias a qual foi indicado. Os efeitos visuais, a trilha sonora, a produção e o vínculo criado entre o elenco foi algo único.
Eu sou apaixonada pela obra e só tenho elogios a tecer sobre ela. É uma história atemporal e imortal pois, embora a luta entre bem e mal seja bem definida, ele ainda carrega consigo questões para se refletir e ensinar e é capaz de emocionar do início ao fim.
O cinema pode ser definido entre antes de Senhor dos Anéis e depois de Senhor dos Anéis.


E você? Quais são seus 10 filmes preferidos?


~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário