02/03/2021

Cobrança Produtiva x Cansaço Mental

 


Há um certo tempo eu venho me sentido em uma constante oscilação no que diz respeito aos afazeres que tenho ou que me proponho em fazer. É um misto de vontade, auto cobrança e cansaço.

Vontade de fazer as coisas que quero, que preciso e que tenho interesse.
Auto cobrança para fazer as coisas que quero, que preciso e que tenho interesse.
Cansaço para fazer as coisas que quero, que preciso e que tenho interesse.



Eu sou uma pessoa que gosto de fazer diversas coisas. Então, tenho uma tendência a ir agregando mais e mais coisas que quero fazer e quando percebo estou com diversas coisas acumuladas. E aí começa o problema de eu sentir uma necessidade compulsiva  de conseguir fazer tudo dentro de determinados prazos, de conseguir fazer um pouco de cada coisa ao longo do dia, como uma necessidade de aproveitar o tempo que tenho disponível para sentir que fui produtiva.
Mas nos últimos tempos, isso parece estar ficando difícil e acabo tendo um imenso cansaço mental e uma preguiça que acaba me fazendo ter um ritmo mais lento para fazer as coisas ou acabar procrastinando mais para fazê-las. E para piorar, é como se os dias passassem mais rápido e as coisas a serem feitas acabam ficando para os dias seguintes.



E isso me gera uma mistura de cansaço, raiva e frustração. Porque eu tenho coisa pra fazer, quero fazer, tento fazer, consigo fazer mas ao final não consegui fazer ou fiz muito pouco. Me programo e listo tudo o que precisa e quero que seja feito ao ponto de planejar até mesmo horários para conseguir ser produtiva; consigo fazer, inclusive tem dias que consigo fazer um pouco de várias coisas e isso me anima, mas tem dias que não sei o que acontece, o tempo literalmente voa e não consigo fazer quase nada.
Porém, o cansaço e a sensação de esgotamento permanece. E vem a dúvida: como posso estar tão cansada e sem disposição para fazer as coisas mesmo estando com tempo e como os dias estejam passando tão rápido e eu não conseguindo fazer metade das coisas que quero fazer?
E porque eu tenho vontade e ideias, mas na hora é como se tudo travasse?

Eu pensei que isso era algo que estava acontecendo só comigo, mas conversando com alguns amigos, bem como acompanhando certos grupos e redes de contatos, tenho percebido que muitas pessoas estão passando por uma sensação e situação semelhante, senão igual. E essa percepção me fez sentir um pouquinho melhor acerca da situação de frustração, cansaço e necessidade de ser produtiva. Porque percebi que não estou sozinha.
Mas essa percepção me fez pensar também no que pode estar acontecendo como um todo, para que tantas pessoas estejam se sentindo assim.
  
Tempos atrás me deparei com essa tirinha e percebi que ela exemplifica muito da situação atual que estamos vivendo.



Como podem ver, ela ilustra perfeitamente essa sensação de auto cobrança der sermos produtivos até mesmo nas coisas que deveriam ser nossos hobbys e momentos de relaxamento. Chegamos a um ponto que estamos naturalizando a auto pressão de sermos produtivos em todos os âmbitos de nossas vidas. Se até poucos anos atrás a cobrança pessoal motivada pela pressão social presente em todas as partes do mundo se limitava no setor profissional, familiar e social, hoje ele se estendeu para nossos hobbys e nossos projetos que deveriam ser o que realmente são: nossa distração, relaxamento e válvula de escape.

E mesmo com eles acabamos impondo metas, objetivos e tempo para realizá-los, procurando sermos produtivos até no consumo e desenvolvimento de atividades que deveriam servir e o resultado disso é um aumento não apenas da sensação e real cansaço mental, como também uma sensação de insuficiência.
Achamos sempre que podíamos e que devemos escrever mais, ler mais, desenhar mais, aprender mais, jogar mais, assistir mais, produzir mais. Com toda a avalanche de informações que acreditamos que precisamos estar sabendo bem como o tanto de filmes e séries que todos estão comentando e que achamos que precisamos conhecer e acompanhar. Mas a verdade não era para ser assim. Então, porque está sendo e porque estamos nos cobrando tanto para sermos produtivos em atividades que deveriam servir para relaxar?

Isso acontece porque a sociedade costuma enaltecer os que mais trabalham, os que mais produzem, os que mais permanecem na ativa. E desprezam aqueles que fazem as coisas com mais calma, respeitando seu tempo de criatividade e produtividade, que reservam tempo para descansar e relaxar sem ficar na neura de cumprir prazos e metas.
E isso é algo tão constante e tão absorvido e vendido que nós mesmos acabamos comprando e desenvolvendo esse tipo de pensamento. E ficamos horrorizados se não nos sentimos que achamos produtivos e que o descanso e relaxamento só é merecido se ao longo dos dias tenhamos produzido satisfatoriamente.




Lettering feito por mim


Com a pandemia e a situação onde as pessoas são obrigadas a passarem a maior parte (senão toda a parte) do tempo em casa, essa cobrança social e pessoal em sermos produtivos, em "aproveitar o tempo que temos em casa" para agregar conhecimento e produção, vendendo a ideia de que esse momento era ideal para agilizar as coisas pendentes, fazer cursos, aprender coisas novas, simplesmente...não parar de produzir.
Claro, produzir é sempre bom, mas a forma como isso foi colocado pela mídia e como foi absorvido pelas pessoas acabou se tornando uma cobrança de todos entre todos. Parecia uma verdadeira disputa nas redes sociais sobre quem estava fazendo mais coisas, instituições de ensino jorravam cursos online grátis dentro de um determinado prazo (quanto mais você fizesse, melhor afinal era tudo de graça ou em um valor menor), gente indo na onda e inventando curso de tudo pra poder ter um troco ou visibilidade. Quem teve seus projetos de eventos, viagens ou rolês suspensos devido a pandemia, foi vendida a ideia que era o momento ideal para se aproveitar totalmente o tempo disponível e que isso precisava ser feito, afinal, todo mundo estava fazendo e sendo produtivo e se você não agisse igual, era uma preguiçoso.

E as consequências disso logo se instauraram na maioria de nós que, se antes já tendíamos a nos cobrar esporadicamente e estipular prazos para concluir determinadas coisas (fossem elas trabalhos ou hobbys) começamos a ter essa cobrança com nossos hobbys, de termos que ser produtivos e excelentes até neles. Que precisamos assistir a avalanche de séries que estreiam na mesma semana em que lançam (tanto para evitar os spoilers como entender os memes e debater sobre nas redes sociais), que precisamos ler todas as notícias para assim podermos acompanhar as postagens e palpitar sobre o tema; que precisamos jogar os games mais comentados que foram lançados na Steam, que precisamos estar conectados o tempo todo para não perder nada do que está sendo o assunto do momento; que precisamos aproveitar aquele cursinho online grátis para aprender coisas que nem sabemos direito o que é, mas que supostamente é de vital importância, que precisamos fazer artesanatos e, principalmente, que precisamos inventar mil e uma coisas para vendermos por conta a fim de "driblar a crise".



Esse amontoado de atividades "estritamente necessárias" colocadas pela mídia e pela sociedade acabam convencendo o indivíduo que ele deve ser extremamente funcional e produtivo para que assim ele alcance a satisfação pessoal. E é justamente essa falsa certeza de que devemos ser assim (e pra piorar, muitos "coachs" incentivam esse pensamento) que acabamos nos cobrando tanto para sermos produtivos e multi tarefas. 

Não estou dizendo aqui que ser produtivo e multitarefa seja algo ruim: é algo muito bom, útil e necessário para nosso crescimento pessoal mas que isso precisa ser feito sem uma auto pressão e necessidade excessiva de que devemos produzir e concluir tais coisas (principalmente quando elas fazem parte de  um hobby). E que precisamos produzir para não procrastinar. mas também não tem como ficar nos forçando a ser produtivos o tempo todo e que outros nos convençam que isso seja o certo a ser feito.

Então, como conseguir discernir o que é cansaço mental do que é procrastinação? E como lidar com esse esgotamento e auto cobrança de produtividade sem deixar de produzir de forma saudável?
Essa não é uma questão fácil, mas no próximo artigo, pretendo trazer alguns pontos e dicas que podem ajudar nesse processo (pois eu também estou precisando!).


~*~


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Como sempre mais um texto incrível! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  2. Seu texto veio na hora certa! Me senti exatamente assim durante todo o ano passado, e às vezes ainda me sinto. Seu texto foi direto ao ponto, excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico feliz de saber que meu texto foi útil e ajudou de alguma forma!! Eu acho que a pandemia deixou todos nós em um estado semelhante.

      Excluir