03/07/2020

Vamos Falar sobre Arte?



Vamos falar de arte? Melhor do que isso, vamos falar de Tipos de Arte? Vamos!

Recentemente me deparei com artistas discutindo (e pior) menosprezando outros artistas por conta de artes que uns faziam que eram diferentes da que eles faziam. E isso justamente em uma época em nosso país, que a arte vem sendo desvalorizada, menosprezada e criticadas. Então, esse é o momento da UNIÃO entre artistas e não o contrário.



Por isso, resolvi fazer aqui um artigo o mais elucidativo possível sobre os diversos tipos de Arte. Porque a arte, assim como a própria essência dela, é ampla, diversificada, ousada, criativa, diferente e em constante processo de evolução.
Vale salientar que a arte tem uma importante função social na medida que expõe características históricas e culturais de determinada sociedade, tornando-se um reflexo da essência humana.

Eu poderia falar aqui sobre história da arte, etc e coisa e tal, mas quero fazer um artigo mais leve então vou apenas enumerar os tipos de arte mais, digamos, praticados. Me refiro assim porque são os tipos de arte que as pessoas costumam fazer mais no dia á dia, seja por hobby, seja como um trabalho frellancer, seja como terapia ou seja como um trabalho de renda fixa/carreira.
Então, vamos lá!




ESCRITA

Resolvi começar por esse porque é o que mais conheço e mais pratico. Mas escrever é arte? A partir do momento em que, através das palavras você cria uma história (fictícia ou não), um artigo, um poema, uma letra de música,um roteiro para série ou filme, uma fanfic, um conto, enfim a partir do momento em que você cria algo escrito, já é uma arte, porque nela está a sua ideia, a sua opinião, o seu sentimento e a sua criatividade.
Escrever histórias, poemas e contos, é desenvolver uma narrativa, descrever sentimentos, é criar todo um universo com base em pesquisas, vivências, referências, gostos e opiniões pessoais. Se, quando você escreve, procura passar uma mensagem para outros, explicar determinadas coisas, contar uma história, provocar emoções e reflexões através das palavras, então sua escrita é uma arte.


PINTURA

Quando pensamos em arte, uma das primeiras coisas que nos vem á mente é tintas, telas, pinturas. De fato, a pintura é uma das formas de arte mais lembradas e importantes. Tanto por estar presente desde o início da civilização para os mais diversos fins (comunicação, religião, registro, etc) quanto como uma forma do artista expressar seus sentimentos. A pintura também é muito utilizada como terapia por suas funções relaxantes e reflexivas.
Pintar um quadro, uma caixa, um objeto e através de pinceladas ou rabiscos, dar formas e cores que que criam harmonia e despertam sentimento em você ou em quem vê seu trabalho, é uma forma de produzir arte. Seja utilizando tintas dos mais variados tipos, seja utilizando lápis de cor, canetas, giz de cera,, não importa. Se você cria uma imagem e nela coloca sua percepção e sua criatividade, então sua pintura é arte.



Foto de Yara Chan



MODELAGEM e COSTURA

O vestuário é também uma forma de arte. Ora, desenhar, modelar e costurar roupas é um trabalho que exige estudo e muita criatividade. A imensa quantidade de tipos de tecido disponíveis no mercado cria infinitas possibilidades e temos um vasto material de pesquisa em figurinos presentes em todos os tipos de mídia. O vestuário é também um item de grande importância histórica e étnica, de modo que cada estilo carrega muita influências que acabam por serem readaptadas, reinventadas e reproduzidas.
Desenhar uma roupa, costurar, tingir, customizar, reformar é algo que exige dedicação, habilidade, esforço e criatividade. Se você desenha um traje, modela, costura, customiza , coloca suas ideias e seus gostos no processo de confecção, então sua costura/modelagem é arte.


 TEATRO

Talvez estes dois carreguem o máximo da junção arte-humano na arte. A interpretação sempre esteve presente na nossa vida é é uma das principais formas de expormos o que sentimos e descobrirmos o máximo de nós mesmos.
A interpretação teatral requer profundidade, criatividade, conectividade com nós mesmos, com os outros e com tudo ao nosso redor. Interpretar é criar, imitar mas inovar, é expor o que sentimos, o que pensamos, o que queremos. É mostrar de forma intensa e autêntica, um pouco do que somos. Não importa se você dança por hobby, por saúde ou por profissão, não importa se você sobe no palco para interpretar por hobby ou por profissão, não importa se você atua no cinema, na tv ou apenas no teatro...se nessas manifestações você entrega a si mesmo com paixão e intensidade, então sua
interpretação é arte.



foto de Nathália Casalecchi



MÚSICA / DANÇA

A música está com a humanidade desde tempos imemoriais. E ligado á música esta a dança. Uma até pode ser feita sem a outra, mas juntas, tornam-se uma união perfeita. Para produzir música é necessário criatividade, dedicação, aperfeiçoamento constante e uma capacidade sensível e reflexiva sobre sentimentos e tudo que o cerca. A dança é uma extensão da música, é a música e os sentimentos da mesma em movimento. Tocar um instrumento para criar uma música, dançar para movimentar o corpo, se nesses processos, independente de você fazer isso profissionalmente ou não, você coloca sua criatividade, dedicação e paixão, então sua música e sua dança é arte.


DESENHO 

Desenhar é uma das atividades mais prazerosas e bonitas dentro da arte. É também uma das mais antigas, senão a mais. Ao longo de toda história, o desenho evolui e hoje temos os mais diversos segmentos oriundos dele: desenho artístico, desenho realista, desenho abstrato e conceitual, fanart, lettering, histórias em quadrinhos (sejam eles comics ou mangás). E um desenho pode ser feito e colorido de diversas formas: lápis, tinta, caneta, colorização digital...o que a criatividade do artista mandar. O desenho, seja ele feito no papel ou feito em um computador carrega consigo o estilo do artista, sua sensibilidade, habilidade, dedicação, criatividade.
Se o seu desenho conta uma história, representa um sentimento ou um desejo, se seu desenho induz a uma reflexão, faz os outros olharem com apreço e interesse, se retratam um cenário, uma pessoa ou um personagem, se seu desenho carrega uma parte de você com ele, então seu desenho é arte.


foto de Tsu Keehl


FOTOGRAFIA

Fotografia é um segmento da arte que eu, particularmente adoro. Muita gente acha que fotografar é apenas apertar um botão da câmera. Mas não é assim. Fotografar requer um apanhado de coisas: equipamento, iluminação, ângulo, cenário, saber direcionar o modelo, saber captar o momento certo e ter um olhar criativo, profundo e artístico. E saber também os truques de edição através de softwares apropriados. E a arte da fotografia não está apenas em quem fotografa, mas em quem está posando para o fotógrafo também. A junção de ambos pode criar resultados incríveis.
Independente de você fotografar como hobby, trabalho freelancer ou profissão, independente de você posar por hobby ou como modelo profissional, se no momento da fotografia você coloca sua inspiração, seus conhecimentos constantemente aprimorados, sua criatividade, então sua fotografia é arte.



ANIMAÇÃO e ARTE DIGITAL

Estas costumam andar juntas com o Desenho e a Pintura, mas é uma forma de arte mais contemporânea e muito produzida atualmente. Criar personagens, cenários e efeitos especiais são uma demonstração da arte da era digital. Animar o desenho, produzir efeitos de poderes, efeitos especiais ultra realistas para cinema e tv ou para videogames é uma forma incrível de arte. Requer dedicação, empenho, paciência, criatividade, paixão por aquilo que se está fazendo. É dar vida e movimento a uma história e para personagens com o intuito de expressão opinião, ilustrar pensamentos, ensinar a interpretar e refletir, entreter.
Se você cria uma animação, um jogo, um efeito especial para alguma cena e nesse processo se empenha para transmitir e concretizar uma ideia . então sua obra animada é arte.



foto de Carolina Velluto



FILMAGEM

Assim como a animação, a filmagem é um tipo de arte vastamente usado na nossa época contemporânea. Desde o surgimento dos rolos de filme e cinema, a filmagem vem ganhando espaço e sendo uma das formas de arte para se passar conhecimento, opinião e entretenimento para pessoas em todas as partes do mundo. Filmagem é um trabalho artístico que requer dedicação, muito trabalho, concentração, aprendizado e busca constante por conhecimento e aperfeiçoamento.
Seja gravando um filme, uma série, uma novela, um documentário, comercial ou até mesmo um vídeo para o seu canal na internet, ela requer um olhar crítico, profundo, uma combinação de técnicas e trabalho em equipe. Se ao fazer sua filmagem, você procurar inserir sua ideia, sua opinião e sua dedicação, então sua filmagem é arte.



ESCULTURA / ARQUITETURA

Criar formas através de materiais rústicos é um dos tipos mais comuns e também mais trabalhosos de arte. Seja modelando, lapidando, construindo, dando forma a uma ideia, escultura e arquitetura são arte, oriundas desde o despertar do ser humano. Grandes impérios fizeram uso delas, grandes artísticas se consagraram com elas e tanto a escultura quanto a arquitetura são até hoje, peça fundamental na construção da sociedade. É expressão artística utilizadas em criações no dia á dia. Barro, gesso, concreto, madeira, rocha, porcelana, vime, tudo pode ser utilizado para a criação de objetos, sejam eles decorativos ou utilitários. E na arquitetura ainda temos o minucioso trabalho de planejamento e cálculo para se criar construções. Então, se você coloca sua criatividade, estilo e conhecimento no que está produzindo, então sua escultura e arquitetura é arte.


foto de Thalita de Lima



ARTESANATO

Artesanato é uma das formas de arte com mais variedade dentre todas. Inclusive é até possível separar o contexto de artesanato em diversas categorias: pintura em madeira, costura em feltro, decoupage, biscuit, cosméticos, crochê, enfim é tanta coisa que se é possível utilizar para criar a mais diversificada gama de produtos que se for listar todos aqui, vai ficar enorme. Mexer com artesanato é colocar a criatividade em prática, é aprender e se aperfeiçoar, é colocar um pouco de si no desenvolvimento de cada produto confeccionado. O artesanato pode ser usado como fonte ou complementação de renda, bem como um hobby terapêutico.
Se ao criar seus artesanatos, você se dedica, pesquisa, se aperfeiçoa, coloca toda sua inspiração em prática e faz com carinho, então seu artesanato (qualquer que seja ele) é arte.


Há muitas outras coisas que podem entrar na categoria de Arte, como Maquiagem, Culinária/Confeitaria, Decoração, enfim são muitas coisas. Vivemos de arte, sem arte, não haveria os avanços da humanidade e da sociedade, não haveria evolução. E sem arte, esse tempo de pandemia seria ainda mais caótico para nosso emocional.



foto de Tsu Keehl



Enfim, para finalizar, dois lembrete importantes:

- Produzir arte é algo que demanda interesse, dedicação, aprendizado constante e principalmente paixão. Nunca menospreze o trabalho de alguém que está começando, nunca inferiorize o trabalho artístico de alguém para enaltecer o seu ou de outrem.

Nenhuma arte é melhor do que a outra, nenhuma arte tem mais valor que a outra. Nenhuma arte é "mais arte" do que a outra. Todas as formas de arte merecem e devem ser valorizadas.


Arte É Arte.

~*~



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi, Tsu!
    Que post sensacional. Arte é tão importante e tão menosprezada. É claro que segurança, saúde e educação são importantes, mas sem arte até esses 3 perdem um pouco de sentido. E foi muito boa a sua classificação, pois muitas pessoas falam mal de arte, mas consomem arte e nem sabem. Os dois lembretes no final foi a melhor parte de todo o texto. E as pessoas seguissem isso mais a risca, a arte teria muito mais espaço.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricky!
      Ah obrigada por ter gostado do post1 Eu acabei fazendo ele após uma treta que rolou um tempo atrás de um artista do meio geek que tem mesa em eventos nos artist's alley reclamando e menosprezando que nos eventos tem também as moças que vendem produtos personalizados e prints cosplay que elas fazem.

      Mas também foi um texto que eu queria fazer desde que, nesse atual governo que temos de lidar, há um crescimento tão grande dos políticos e de muitos civis para com a arte e os artistas. Sem arte não se vive, sem arte, nada se faz e o ser humano não evolui.

      Excluir