Isso é um fato que cada vez mais se prova real.
Não é de hoje. Porém recentemente estamos vendo cada vez mais as pessoas falarem sobre isso nas redes sociais.
Por culpa das redes sociais!
Influencers e creators sempre vivem nesse looping exaustivo e até paranoico. Profissionais das mais diversas áreas também acabaram sendo obrigados a serem não apenas profissionais em suas áreas, mas também influenciadores ou produtores de conteúdos de suas respectivas áreas. E diante disso, aqueles que fazem parte de determinado nicho/cena e até mesmo pessoas comuns nas redes acabam sendo influenciados, coptados e pressionados a produzir conteúdos. Senão, podem ser considerados "irrelevantes" e pior: não terem seus trabalhos vistos.
Mas agora essas pessoas estão sofrendo e começando a entender o quão desgastante é essa exigência de se produzir tanto o tempo todo.
A prova disso é que estamos vendo muitos influenciadores e produtores de conteúdo desabafarem e criarem conteúdo sobre isso. Muitos já sofreram e sofrem com problemas de saúde física, psicológica e emocional em consequência dessa pressão que a produção de presença nas redes sociais estão causando. Grandes produtores, que entregam material não apenas de qualidade, mas de importância, relatam o quão exaustos, desesperados e até doentes estão.
Se até pouco tempo atrás cada produtor de conteúdo poderia criar o seu ritmo de produtividade e frequência de postagem, após a pandemia com o crescimento da relevância das redes sociais, isso mudou.
Agora o produtor de conteúdo precisa produzir conteúdo constantemente, diariamente, de várias formas, seguindo tendências, se antenando para produzir de acordo com o assunto e a hype do momento no nicho em que ele está, consumir muito de muita coisa que é jorrada de todos os lados, ficar fazendo networking para ter retorno, saber muito bem quais pautas e quais posicionamentos irá mostrar. É chegar ao ponto de não conseguir ficar sem acessar e verificar as próprias redes sociais, porque tem que sempre ter stories ativo, tem sempre que estar curtindo e comentando, precisa acompanhar as métricas, pesquisar assuntos para os conteúdos, precisa arranjar tempo e disposição para produzí-los...
E precisa fazer isso constantemente.
Eu não me considero influencer (e nem quero!) mas sou produtora de conteúdo. E produzo conteúdo desde que comecei a acessar a internet e estamos falando aqui do início dos anos 2000. Eu tive conta em quase tudo que era rede social nessas décadas. E mesmo hoje, tento me manter ativa nas que mais me agradam.
Então eu tenho certa credibilidade para dizer aqui que acompanhei todo esse desenvolvimento da internet, principalmente essa questão predatória que as redes sociais estão no momento. As redes sociais não são mais o que foram. E o que elas criaram e moldaram acabou transformando em como as pessoas que produzem conteúdo devem produzir seus conteúdos (sejam eles quais forem e de quais tipos forem). O produtor de conteúdo precisa ser um objeto de produzir conteúdo.
Produzir conteúdo é trabalhoso e cansativo. E na maior parte dos casos, o tamanho do retorno é desproporcional ao que é feito.
Eu posso me estender sobre esse assunto, mas ainda preciso manter o foco em produzir conteúdo informativo dentro das tendências atuais da produção de conteúdo.
Ou seja, preciso ir falando sobre isso aos poucos.
Porque a tendência exigida pelo público das plataforma e das plataformas para o público é que se tenha e faça conteúdos constantes, mas curtos.
E isso para mim, alguém que gosta e produz conteúdos longos, é um grande desafio que estou me adaptando e aprendendo. Tento manter uma frequência nas redes sociais, mas é cansativo. Porém, sigo tentando porque quero produzir, quero colocar as minhas ideias em prática, quero me mostrar e me manifestar. Porém, estou ciente e gosto de deixar avisado que determinados tipos de conteúdo que necessitam de maior pesquisa, preparo, foco e tempo para serem feitos, podem acabar demorando um tempo para serem produzidos, concluídos e publicados.
Ate porque, embora eu goste e queira, é fato de que eu não ganho financeiramente por eles e tenho outras prioridades na vida "fora" da internet. Mas eu não consigo ficar sem produzir e minha mente fica com muitas ideias de conteúdos e formas de produzí-lo que eu gostaria de pelo menos tentar colocar o que eu puder em prática de produção.
Vamos ver o que sairá disso em breve, frequentemente e aos poucos.
1 comments:
Eu já tentei ser uma produtora de conteúdo mais assídua, mas nossa, REALMENTE CANSA. Ainda mais pra gente que tem outros trampos além da produção de conteúdo, sabe?
Eu admiro muito quem consegue continuar de forma consistente, principalmente produção de conteúdo em vídeo em que a gente tem que fazer o trabalho de 5 equipes ao mesmo tempo, num ritmo insalubre pra não perder ~relevância~.
Uma das melhores coisas que fiz pra minha saúde mental nos últimos tempos foi abandonar minhas pretensões de ser criadora ou influenciadora. Consigo postar coisas com mais naturalidade e me divertir muito mais em algo que deveria ser um escape do meu dia-a-dia. Provavelmente, eu nunca vou ser chamada pra trabalhar como cosplayer ou jurada em algum evento, ou conseguir alguma parceria com marcas que eu gosto, mas aí é consequência da minha escolha de ser low profile, né?
Acho que foi por isso que acabei ressuscitando meu blog. Eu AMO escrever, sobre qualquer coisa, e ter meu canto pra poder expressar essa paixão tem me ajudado bastante.
Espero que você consiga continuar produzindo os vídeos!! Eu gosto bastante deles hahahaha.
Postar um comentário