17/02/2018

As Mulheres de Fullmetal Alchemist





Embora seja um mangá shonnen, Fullmetal Alchemist é criado por uma mulher ( Hiromu Arakawa),o que otorna um pouco diferente de um shonnen comum. Um desses exemplos são as personagens femininas presentes na série.
Mesmo que elas sejam coadjuvantes, seus atos e participações são cruciais na trama e, ao contrário do que acontece em outras obras shonnen, elas não são fracas ou deixadas de escanteio quando possuem potencial. Na verdade, muitas mulheres de FMA são muito mais "machos" do que certos personagens de outras histórias, deixando claro como o carisma feminino deve ser.
Existe algumas outras personagens mas como suas aparições são escassas e não contribuem de forma
significativa na história, não serão comentadas aqui.
Segue aqui uma pequena análise pessoal sobre estas "meninas superpoderosas".


MECÂNICA WINRY ROCKBEEL




A principal garota da série, Winry agrega em si as mais diversas índoles. É alegre, destemida,
briguenta, companheira, forte, curiosa e simpática. Amiga de infãncia de Ed e Al, não consegue esconder que sente uma paixão pelo Alquimista de Aço. É uma excelente mecânica de automail, inteligente e dedicada ao trabalho, se tornando superior á sua avó. Foi Winry que criou o automail de Ed e por essa razão o agride violentamente quando o rapaz destrói o automail em lutas. Por ter perdido violentamente os pais na guerra de Ishbal, ela aprendeu a superar as dificuldades e mostra sua fragilidade apenas quando Ed e Al estão em perigo. Por ser uma das pessoas especiais para os irmãos, Winry é perseguida pelo exército para servir de refém, ainda que indiretamente.
Graças á sua personalidadee e aparência, Winry conquista facilmente a simpatia de todos. Sem a ajuda dela, Ed dificilmente encontraria forças para se reerguer.


HOMUNCULO LUXÚRIA



A única integrante feminina da equipe de homúnculos, Luxúria carrega, literalmente, o título de "femme fattale". Bonita, sensual, arrogante e extremamente perigosa, ela não mede esforços para alcançar seus objetivos, obedecendo as ordens de seu "pai'. Além de ter controle sobre o homúnculo Gula, é inteligente e sempre procura meios de obter informações conquistando os homens com seus "dotes" ( pobre Havoc). Ao que tudo indica, foi uma das primeiras homúnculos a ser criada e possui imenso orgulho de ser a criatura que é. Luxúria é uma oponente perigosa, com grandes garras cortantes sendo capaz de enfrentar de igual para igual qualquer oponente, até mesmo alquimistas poderosos.
No mangá, sua história foi pouco explorada, ao contrário do anime clássico que, além de mostrar sua origem a tornou uma personagem muito mais importante do que foi no original.


AGENTE MARIA ROSS




Embora sua aparição tenha sido curta, Maria sempre se mostrou uma mulher confiável e honrada, que enfrentou com coragem todas as dificuldades por ter entrado de gaiato numa guerra bizarra. Além de responsável, sabe muito bem se adaptar em circustâncias difíceis ao ponto de ter que ser dada como morta para proteger não apenas a si mas todas as pessoas que lhe são importantes.



VOVÓ PINAKO ROCKBEEL




Apesar de nanica e aparência completamente inofensiva, vovó Pinako é uma mulher forte, que criou sozinha Ed, Al e a neta Winry quando estes mais precisaram. É, além de tudo uma excelente mecânica de automails que sempre convida os amigos a almoçarem em sua casa. Embora não saibamos sobre sua juventude, rumores a apelidaram de "a pantera de Resembool" e conhecendo seu humor afiado, podemos imaginar o por quê.



TENENTE RIZA HAWKEYE


Profissional responsável e dedicada, Riza é a melhor atiradora do exército, tendo uma pontaria
infalível. Mulher de coragem e ideais sólidos, é a pessoa em que Roy Mustang mais confia. E diante disso e também "certas" razões, ambos se tornam uma dupla imbatível. Apesar de ser um soldado altamente treinado e que vivenciou o horror de um campo de batalha, Riza possui um lado extremamente gentil, que fica escondido em sua máscara de severidade. A prova é o carinho que tem por Hayate, um simpático caozinho que adotou.
Assim como Izumi, Riza é uma mulher de duas faces, que sabe separar muito bem sua vida profissional da pessoal. É corajosa e não teme avançar quando preciso, sendo a única capaz de discutir com Mustang e lhe dar broncas quando necessário, fazendo com que ela fique sempre ao seu lado.


ALQUIMISTA MAY CHANG



Não se engane por sua aparência infantil, pois ali reside uma habilidosa alquimista waidanshu. Apesar de ser uma criança, May é uma jovem notável e de personalidade decidida que traz consigo toda a esperança de seu clã. Sempre acompanhada de sua mini-panda, May atravessou sozinha um imenso deserto até chegar á Cidade Central. Ali, ela acredita que encontrará a fórmula para imortalidade e, de quebra, conhecer o alquimista de seus sonhos, Edward Elric ( embora ela tenha uma imagem completamente indúbida do rapaz). Porém, uma artimanha do destino faz May se juntar ao temido Scar, despertando nele um lado compreensivo. Talvez, além de suas fantásticas habilidades de cura, a chinezinha, com sua ingenuidade e alegria, acabe conquistando os outros ao seu redor.
Embora suas habilidades de luta sejam inferiores ás de Ranfan, May possui sua panda que, além de imitar todos os gestos da dona se torna uma criatura agressiva quando necessário.




NINJA RANFAN




Essa sim é uma pessoa que leva ao extremo os princípios de lealdade e perseverança. Criada desde pequena para ser uma guardião da realeza de Xing, leva isso como modo de viver. Além de ser hábil em manipular qualquer tipo de arma e exímia em combates corpo-á-corpo, Ranfan também é capaz de sentir presenças. Apesar de saber controlar muito bem suas emoções, Ranfan possui um lado humano, especialmente quando se trata de seu mestre e protegido, Ling (embora ele não precise tanto disso). Por ele, Ranfan demonstra - além de grande respeito - muita dedicação, colocando a vida dele em primeiro lugar. Jamais contesta suas ordens e preocupa-se com seu bem-estar, lhe devotando um amor incondicional.
Ranfan é o tipo de mulher guerreira em todos os sentidos que coloca o dever acima da própria vontade, estando sempre preparada para qualquer tipo de sacrifício em prol daquele que jurou proteger.


GENERAL OLIVIE MILLA ARMSTRONG




A "impenetrável" Muralha de Briggs é a mulher mais "parruda" da serie. Poderosa e ameaçadora, controla com braço de ferro o pelotão dos mais poderosos e perigosos soldados do mundo de FMA. É respeitada e temida por todos aqueles que a conhecem e carrega a responsabilidade de proteger a fronteira do país contra invasores. Seu quartel-general é um imenso forte construído na grande cordilheira, cercada por um constante e rigoroso inverno. Em seu território, ela deixa bem claro que apenas os mais fortes sobrevivem.
Olivie é o tipo de mulher que dá sua vida parao trabalho. É uma exímia combatente e estrategista, nunca se deixando levar pelas emoções. Apesar de rude e agressiva, possui caráter, amando sua pátria e jamais abandonando os subordinados e, principalmente, seus ideais.


PROFESSORA IZUMI CURTIS


É outra mulher "parruda" da série. A professora (carrasca) dos protagonistas Ed e Al é uma das mais poderosas alquimistas do mundo, além de ser dotada de uma super força descomunal. Por ser contra os ideais do exército, Izumi leva uma típica vida de dona-de-casa, cuidando dos afazeres domésticos e ajudando seu marido ( um homem enorme e ameaçador mas de bom coração) no açougue. Mas ai daquele que perturbar sua paz ou atacar seus dois únicos alunos. Esposa dedicada e treinadora rígida, ela demonstra claramente a dualidade feminina.
Á despeito de sua grande força, Izumi possui uma saúde extremamente frágil, gerada na tentativa de realizar uma transmutação humana mal-sucedida. Apesar de viver dando broncas em Ed e Al, os trata como se fossem seus próprios filhos, sendo uma das pessoas que mais os compreendem.


ROSE



Rose foi uma das primeiras personagens a aparecer na série. E, embora a história dela no mangá e no Brotherhood não seja muito relevante para a trama principal, ela é uma personagem que nos mostra o que o desespero e a solidão podem tornar uma pessoa facilmente ludibriável mas que ao adquirir consciência e força, pode literalmente 'dar a volta por cima" e ser feliz.
Porém, decidi mencioná-la aqui por conta do anime Clássico, onde a história de Rose toma um rumo muito diferente, embasado por uma das compreensões mais dolorosas e chocantes mostradas nesse anime. Durante a guerra civil em Lior, Rose é capturada por militares e levadas sob custódia. Quando ela reaparece na cidade, amparada por fiéis (que a veem como umas espécie de santa) ela está traumatizada, incapaz de falar, coberta por tristeza e com um bebê recém-nascido nos braços. Uma frase de Scar faz com que Ed e o espectador descubra que ela foi violentamente estuprada e torturada pelos militares, engravidando no processo e sendo largada á própria sorte.
Essa verdade chocante nos faz lembrar o lado mais perverso das consequências de uma guerra, abuso de autoridade e a cicatriz na alma dos civis vítimas dela.




MAMÃE TRISHA ELRIC




Foi por amor á essa mulher encantadora e gentil que Ed e Al arriscaram suas vidas e almas para realizar uma transmutação humana e Von Honheenhein desejasse mudar seu destino. As lembranças que todos têm de Trisha é a de uma mãe e esposa dedicada, que compreendia sabiamente os seres que amava, sendo capaz de ocultar sua tristeza e sofrimento para que ninguém se preocupasse com ela, deixando de fazer o que era necessário.
Sim, Trisha era o tipo de pessoa pela qual qualquer um que a amasse se arriscaria a fazer sacrifícios, fosse eles buscar incansavelmente a cura para a imortalidade ou pagar o preço mais doloroso para tentar trazer alguém de volta á vida.

~*~

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ei moça, tudo bom?

    Tá ai uma série que eu to enrolando de mais para assistir. Socorro... Mas eu comecei a ver o clássico e conheci algumas dessas moças. Eu gosto muito da Riza e da professora (cujo cunho docente eu queria muito copiar hahahaha), quebrar esses esteriótipos de anime que mulher é coisa fofinha e fofinha. A gente mete pau também :v

    Abraços, Kami
    https://kamibicalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tudo certo por aqui!

      Olha, eu digo: pare de enrolar e assista FMA que você vai amar! Veja o Brotherhood que é uma das melhores histórias que já vi em mangá.
      Sim! O legal de FMA é que todas elas são personagens fortes e incríveis!

      Bjão!

      Excluir
    2. Anônimo3/27/2018

      Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir