01/05/2016

Civil War - Mais um Acerto da Marvel


O que dizer sobre Civil War?
Filme EXCELENTE!

Antes de comentar mais profundamente sobre o filme, deixo claro aqui que, embora goste de histórias de super-heróis, não sou uma leitora ávida dos quadrinhos. Desse modo, pouco sei sobre os ocorridos nele - conheço o básico mas opto por não me aprofundar pelo simples fato de que não tenho tempo para isso e quadrinhos são sempre muito extensos e com o quesito "universos alternativos" que deixa tudo mais dificil de acompanhar. Desse modo minha opinião sobre o filme será  de uma pessoa que gosta dos personagens, que conhece o básico das histórias dos quadrinhos mas que adora filmes de qualidade.
 CIVIL WAR foi um dos filmes mais aguardados deste ano e mais uma vez a Marvel mostrou que SABE como fazer um bom filme de super-heróis. Atende ás expectativas e não decepciona. O filme consegue agradar todos os tipos de público: geral, que vai no cinema para conferir um bom filme; fãs dos quadrinhos; fãs dos personagens e que os acompanha por quadrinhos, desenhos ou filmes; crianças, jovens, adultos; apreciadores do cinema...
Isso, em uma sociedade capitalista e consumista em que vivemos é um grande diferencial.
Filmes de super-heróis custam caro aos estúdios. Muito caro, pois necessitam de uma grande produção. Logo, um filme de super-heróis tem que ser feito, primeiramente, pensando no retorno lucrativo á fim de cobrir os gastos de sua produção. Mas lógico que o filme deve respeitar os fãs dos quadrinhos.




Porém, adaptar para o cinema as complexas e longas sagas dos quadrinhos na íntegra é praticamente impossível e o que se faz é uma adaptação procurando sempre (ou quase sempre) se manter o mais fiel possível sem comprometer os parâmetros do cinema em si. Ao longo dos anos houve muitas adaptações de quadrinhos para o  cinema com erros e acertos. E isso se mantém até hoje. Mas conseguimos ver o avanço e o cuidado dos estúdios em procurar melhorar cada vez mais, aprendendo com erros e acertos. E a Marvel se destaca nisso: a maioria de seus filmes quase sempre se tornam um sucesso tanto de público quanto de críticos. Seus filmes agradam o público em geral mas também agradam os fãs de forma satisfatória.

A Marvel acertou em focar Guerra Civil no contexto dos FILMES, mostrando como se faz uma boa adaptação dos quadrinhos. Temos ali inclusive consertos dos roteiros de filmes anteriores (como Era de Ultron e IronMan 3) o que torna o enredo de Civil War simplesmente perfeito. As cenas de ação são incríveis, a coreografia de luta estão fenomenais e a grande batalha des equipes (que muitos tinham receio de que seria boa) ficou fantástica, superando muito as expectativas. É o tipo de filme que você sai satisfeito da sala de cinema,  não fica refletindo sobre os furos de roteiro e em consequência desgostando do filme (como ocorre com Batman x Superman). Guerra Civil pode ser considerado como uma das melhores adaptações da Marvel até agora. Os irmãos Russo na direção fizeram um trabalho excelente, sabendo dosar exatamente as cenas de ação, drama, piadas e inserção de personagens. São eles os diretores certos para conduzir filmes de super-heróis.




O destaque e grande foco do filme são mesmo os personagens. Todos eles são bem explorados, com as motivações explicadas e a interação deles se torna crível. Os atores e atrizes realmente estão sendo os personagens e conseguimos nos identificar com seus desejos e motivações. Lógico que alguns personagens são mais explorados do que outros, isso é inevitável devido á quantidade de pessoas que temos ali. Mas TODOS conseguem seu destaque dentro do contexto da história e grau de influência sobre ela.

A inserção dos novos também merece elogios. Homem-Aranha e Pantera Negra não foram simplesmente jogados ali para satisfazer os fãs ou porque eram para estar lá pura e simplesmente, Há motivos, razões para que eles apareçam e lutem. Os atores merecem os parabéns por terem encarnado tão bem os papéis e sendo o que seus personagens realmente são. Spider está fantástico, as cenas de luta, os diálogos o personagem em si...é o melhor SpiderMan até o momento, criando uma boa expectativa para o novo filme solo do herói.
Embora eu tenha adorado o Spider, o meu destaque vai para o Pantera Negra. O personagem está incrível no filme, o ator é excelente, as cenas  de luta com ele são ótimas e ainda que seja um personagem inserido ali, o contexto dele na trama é bem amarrado: conseguimos compreender o real motivo da presença do personagem mas alguns pontos são apenas indicados para nos preparar para seu filme solo.

Os demais personagens cumprem as expectativas: Capitão América, Homem de Ferro, Soldado Invernal são os mais participativos, mas também temos destaque para personagens que haviam sido um pouco ofuscados em outros filmes como Falcão e Viúva Negra. Gavião Arqueiro aparece pouco assim como Home-Formiga mas suas participações são plenamente satisfatórias. A sutil química entre Feiticeira Escarlate e Visão é notável e mesmo eu querendo ter visto mais do Visão entendemos que ele é um personagem tão foda que se ele entrasse com tudo na batalha, não seria páreo para ninguém.
E a cena de luta no aeroporto: PERFEITA. Todos os personagens são úteis, todos eles tem destaque, todos são bem orquestrados, uma sequência realmente empolgante e agradável.



parece a Marvel descendo porrada na DC nas adaptações de filmes =p


Finalizando, só posso dizer que  Guerra Civil é um filme que valeu cada centavo. E não querendo ser considerada "marvete" pelos "fanboys" da DC (pois gosto de personagens e arcos de ambas as criadoras) mas é preciso admitir que a DC ainda está muito abaixo da Marvel na qualidade total em adaptar suas obras. Não estamos aqui falando de efeitos especiais, personagens e fan service. Estamos falando de CINEMA. De uma adaptação que rende custos milionários com o intuito de conquistar todos os tipos de público e que tenha um roteiro bem construído e conduzido. Não adianta você simplesmente jogar ali os personagens, referências e fan service se eles não possuirem sentido algum para o roteiro da história. Não é assim que cinema funciona. Cinema é cinema, cinema não é quadrinho. O que vai criar um bom filme é um conteúdo de roteiro, diálogos inteligentes e bem construídos, participação devida dos personagens e desenvolvimento correto da trama. Não é apenas efeitos especiais, falsa intelectualidade de diálogos, chuva de fan service e frases de efeito. Uma boa adaptação se faz com um roteiro e quando ele é bem feito, tudo no filme funciona. E a Marvel vem mostrando isso ao longo do tempo  e comprovando agora em Guerra Civil.

A fórmula dos filmes é explorada ao máximo em Civil War, apoiando na interação entre os personagens e o senso de continuidade do universo cinematográfico para entregar uma obra ágil, divertida, reflexiva e empolgante. É a Marvel usando tudo que aprendeu  e nos deixando em uma expectativa positiva acerca do que ainda virá. Mais do que recomendado, Civil War é obrigatório para ser assistido!



~*~

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Vou assistir esse filme no final de semana. Mas todo mundo que viu só fala bem.
    Boa postagem Tsu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E então André! J´pa assistiu Guerra Civil? o que achou?
      bjs!

      Excluir