03/08/2022

Festival do Japão 2022

 


E finalmente, após mais de dois anos de pandemia, comecei a retomar a ida aos eventos e frequentar locais lotados. Ponderei bem qual seria meu primeiro evento a ir esse ano e acabei optando pelo Festival do Japão, tradicional evento anual que ocorre no Expo São Paulo que sempre gostei de ir e que conheço bem como é, então estaria livre de passar algum stress.

Por isso, segue aqui um parecer pessoal meu não apenas acerca do Festival do Japão 2022 mas também do meu retorno a eventos. Confira!

Era para eu ter feito esse post semanas atrás, inclusive eu já estava programando e redigindo ele, só esperando a entrega das fotos do meu photoshoot cosplay e as do estúdio de fotografia presente no evento para então terminar de escrever e publicar. Mas, em dos acontecimentos dessa última semana (cof, UcconX, cof) acabei não conseguindo atualizar antes.

Eu demorei para voltar pois queria me sentir segura com relação ao Covid então fui gradualmente retornando aos meus hobbys após a segunda dose da vacina. Comecei reencontrando amigos aos poucos, fazendo photoshoots e depois indo em alguns lugares e aniversários. Então, com os eventos retornando, sabia que logo teria que ir em algum. XD



Photo by MOS Toyota                                               Photo by Fabricio Bomjardim

Para iniciar minha retomada aos eventos, escolhi usar um cosplay que literalmente há anos eu queria fazer: a Asuka de Neon Genesis Evangelion. Eu já havia feito cosplay dela na versão colegial, mas fazer a roupa piloto era algo que eu sempre planejei.
E quando finalizei o cosplay dessa Asuka e vi o resultado final, eu ADOREI. Tinha ficado em dúvida se optava em usar uma peruca ruiva (mais puxado para o tom do anime) ou loira (mais puxado para o tom do mangá). Fiquei com, a segunda opção pois achei que ornou melhor com a roupa.

A decisão de usar esse cosplay da Asuka foi porque eu queria estrear um cosplay novo, mas que fosse prático e confortável, até porque depois de dois anos em praticamente isolamento, eu não estou mais com a tolerância pra aguentar horas e horas de evento com a mesma disposição de antes.
O cosplay é super confortável, dando ótima liberdade de movimentos. E alívio que foi usar como calçado uma sapatilha mega confortável. Fiquei o dia todo no evento praticamente e cheguei em casa sem dor alguma nos pés.

Como Evangelion é uma das obras mais aclamadas e conhecidas do público otaku, meu cosplay até que teve um reconhecimento legal. Mas quero destacar aqui que abordada por duas mocinhas (uma adolescente e uma pré-adolescente) super fofas e gentis que vieram me pedir foto por conhecerem e gostarem da personagem (a mais novinha estava até com camiseta de Evangelion).

Ver gente mais jovem assim, que claramente está conhecendo mais profundamente o universo dos mangás/animes, curtir uma obra que surgiu antes mesmo de eles nascerem e ainda gostar do personagem que eu estava vestida, fez meu coração ficar quentinho. 


 
Foto por MOS Toyota                                                   Foto por Lucas Passos

  
Foto por Daniel Ometo                                              Foto por Fabrício Bomjardim



Sobre o evento em si, o que posso dizer é que a atmosfera dele continua a mesma. Não fiquei surpresa de ver o evento lotado, pois já esperava que isso fosse acontecer, ainda mais no último dia. 

Pensando nisso eu fui comer primeiro antes de me vestir, conseguindo pegar a praça de alimentação ainda não muito cheia. Aliás, esse ano a praça de alimentação estava o dobro do tamanho dos anos anteriores e mesmo assim ela depois ficou extremamente lotada.
Havia diversos estandes entregando brindes, mas tinha que ficar xeretando neles (acabei pegando cup nodles de graça!) e muitas, mas muitas barraquinhas vendendo coisinhas otakus, doces variados, artesanatos e etc.Tinha um corredor que me senti estar dentro de um evento de anime em meados de 2010.

A área cosplay esse ano estava em um espaço muito melhor do que no ano de 2019 (que colocaram em um cantinho que mais parecia um beco), sendo localizada em um canto de fácil localização e perto de uma saída de funcionários, o que deixou ali mais arejado. Havia um camarim cosplay e o estúdio da Cosplay Brasil. O espaço do cosplay era o melhor ponto para se encontrar com a galera.
Ah e ponto para a Akiba Cosplay que forneceu credenciais grátis para uma quantidade de cosplayers previamente cadastrados.


 
Pessoinhas maravilindas com quem passei o dia

 

Somos roqueros, a gente curte uns roque :v



Minhas amigas precisam aceitar que eu vou encoxá-las sempre que tiver oportunidade... :v



A melhor coisa de qualquer evento são sempre as pessoas que estão nele conosco. E no Festival do Japão só tenho de agradecer ao meu mozão e aos meus migos e migas maravilindos que fizeram o dia ser divertido e completo.
Também pude reencontrar algumas pessoinhas queridas e papear um pouco, tendo de volta aquela sensação gostosa de interação que só os eventos podem proporcionar. Foi muito bom poder reencontrar e ver tanta gente da época de eventos!

O Festival do Japão estava lotado, mas não estava caótico, então deu pra curtir bem, comer bem (ainda que eu não fui a praça de alimentação, comi em outros pontos que tinha por lá), e tinha muitos estandes de coisas variadas (algumas barraquinhas me lembraram muito os eventos otakus de antigamente) e os corredores dava pra andar sem muitos problemas.
Mas notei que esse ano havia menos decoração e parecia um pouco menor. Talvez a organização pensou que não haveria tanto público, mas a falta de estandes, espaços e painéis decorativos que criavam locais bonitos para fotografar foi algo que senti falta.
Porém, o evento como um todo foi super recompensador!



Photo by Fabricio Bomjardim


Depois de ir no Festival do Japão ontem, eu percebi algumas coisas sobre mim como cosplayer...
- Definitivamente, não tenho mais o pique que tinha antes para eventos, principalmente eventos lotados. Ainda que eu tenha conseguido permanecer a tarde toda com o cosplay, eu não tive a disposição de ficar zanzando muito (e porque o pessoal que tava comigo já não tem tanta disposição pra ficar zanzando demais também). - Por conta do fato acima e também por já ter ido demais a eventos ao longo dos anos, cada vez mais pretendo ir em menos eventos porque sinto que já não está compensando tanto mais. Sempre fico com a sensação de "mais do mesmo" com a exceção de poder rever algumas pessoas e fazer novos contatos. - Quando for em eventos é muito provável que eu sempre acabe optando pelos cosplays mais confortáveis possíveis. Tanto em roupa quanto em calçado. É maravilhoso poder andar sem ficar preocupada se algo da roupa vai soltar ou enroscar, sofrendo com os pés doloridos ou tendo que carregar peso/acessório grande durante e depois do evento! Cosplay incrementado? Vou usar em evento que seja mais tranquilo ou apenas pra ensaio. - Já não conheço muita gente que está no cosplay agora. Da minha época, boa parte da galera parou com o hobby ou também estão limitando a quantidade de eventos, priorizando ensaios ou algum evento específico. - Percebi que eu me cansei muito mais mentalmente. Não tanto pela muvuca ou barulho, mas pelo uso da máscara. Ainda não consigo abrir mão total do uso dela em locais públicos e isso vai continuar por mais um tempo. Porém, usar a máscara me esgota porque abafa minha respiração e me canso mais. Por conta disso, durante um bom tempo vou limitar bem a quantidade de eventos até considerar que "tudo bem" pra mim ficar sem máscara o tempo todo.

 


Eu não pretendo abandonar os eventos - não ainda - mas continuarei seguindo o ritmo que estava seguindo antes da pandemia: a de limitar a ida em eventos que já não me satisfazem e compensam como antes para investir em photoshoots cosplay e rolês com os amigos.
E que venham os próximos eventos!


~*~


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário