22/03/2020

Cosplayers em Quarentena - O Que Fazer?





Ae meus consagrados e consagradas!
O mundo está passando por um período bem complicado. A pandemia de Corona Vaires não é brincadeira e todo cuidado é pouco! Higienização, isolamento, calma e precaução.Mas além do cuidado é importante salientar que é preciso manter a calma e não entrar em pânico.


A melhor medida é evitar sair de casa o máximo possível e se for sair, resolver o que tem que resolver rápido (nada de atulhar os carrinhos de supermercado pra estocar coisas em demasia, seus putos), proteger os idosos (chegou a hora de proibir seus pais e avós de saírem de casa) e pessoas com saúde mais frágil. Pode ser que muitas pessoas já tenham o costume de ficar muito em casa, seja por desemprego, motivos financeiros ou mesmo por ser freelancer. Agora, se você não tem como ficar em casa (ou trabalhar em casa) tente se proteger da melhor forma que puder: o tempo todo a tv está dando informações como se fazer isso e, quando chegar sua folga ou mesmo distanciamento do trabalho, aproveite para descansar e não pra ficar sasaricando por aí.
E pelo amor de Madoka...não vão para a praia, porra! É quarentena e não feriadão. Fica em casa, não é tão dificil assim!
Sabemos bem o quanto é chato ter que ficar trancado em casa, sem poder ir pro rolê, tudo que é evento sendo cancelado (atitude consciente, menos o AF...o AF acredita no poder da superação e manteve a data do evento, rs), etc de coisa e tal, mas pense que é por uma boa causa: tanto pra você quanto para os outros. Quanto mais cedo essas medidas de isolamento forem tomadas e seguidas, mais rápido é a chance dessa pandemia passar e tudo poder ir voltando a normalidade.

Pensando nisso, eu e a Lita resolvemos preparar um artigo voltado aos cosplayers (mas que serve pra todo mundo também) sobre o que se fazer nesse tempo de quarentena total ou parcial. Porque o fato de não poder sair, não ter eventos, precisar suspender ensaios e etc, não significa que você tem que ficar em casa sem nada pra fazer. Porque tem SIM muita coisa pra fazer.


Organnizar e ajeitar as perucas



1. ORGANIZE SUAS COISAS

Já parou pra pensar há quanto tempo você não dá uma organizadinha nas suas coisas de cosplay? Vestimentas, armas, perucas, lentes... aproveite para tirar tudo do lugar, separar devidamente as coisas, dobrar as roupas ou colocá-las em cabides (tem peças de roupa cosplay que o melhor é deixar pendurado), as que estão em saquinhos plásticos, colocar pra "respirar" um pouco e depois guardar,
 ver se não há traças, baratas ou mofo, faça uma limpeza e organize tudo.
 Passe vinagre onde tiver mofo (no móvel), borrife veneno para baratas e coloque iscas para traças. (se for necessário) Limpe tudo com um pano úmido pra tirar bem o pó. Verifique as caixas onde guarda cosplays, se elas ainda estão em boas condições de uso (uma dica: se possível, opte pelas caixas de plástico em vez das de papelão: são mais duráveis, mais eficazes e acumulam menos sujeira).

No caso de perucas, o ideal é sempre guardar uma por uma em um saquinho plástico (aqueles transparentes, não sacola plástica, criatura!). Coloque adesivos com o nome do personagem em cada pacote. Você pode descrever até os tipos:: “peruca preta longa”, “peruca rosa com ponytail”, “peruca vermelha com spikes” que posteriormente pode te ajudar a encontrar mais fácil quando precisar. Guarde todas elas em uma grande caixa (lembrando, caixa de plástico com tampa é ideal).


2. LIMPE TUDO

Já que higienização está em alta, faça o mesmo com seus cosplays. Verifica tudo e mãos á limpeza!
- Roupas
Veja que peças de roupa precisam ser lavadas, se há alguma peça com manchas que precisam ser tiradas. O que não precisar ser lavado, coloque no sol pra peça tomar um ar (e o sol ajuda também a matar ácaros e tirar o cheiro de mofo). O mesmo vale para meias, luvas, lenços, capas, etc.
No local onde os guarda
- Acessorios
Bora mexer em tudo, verificar se não há baratas onde você guarda nem nada do tipo. Limpe as peças com um pano úmido (com álcool ou desinfetante), deixe separado o que está precisando de reparos.
- Perucas
Tire elas do saquinho, deixa na cama ou em outro lugar (vale até pendurar no varal) para  tomar um ar. Aproveite para lavar aquela peruca que você usou em determinado evento.


3. SEPARE O QUE NÃO QUER MAIS

De tempos em tempos, pelo menos uma vez ao ano, é interessante parar para analisar e ver o que ainda serve, o que ainda agrada e o que já não interessa mais. Aproveitando a organização, já prove cosplay por cosplay e veja o que não serve mais. Desses que não servem, seja por estar pequeno ou grande, pense no que gostaria de consertar e o que não vale a pena, e caso não queira mais, separe para vender junto aos que você já pensava em se desfazer.
Nesse processo, verifique também o estado de suas lentes de contato. Se já passou do prazo de validade, joga fora. Não importa se usou apenas uma vez, se o prazo expirou, não pense em usar ou poderá ficar cego. E não seja um imbecil mau caráter para querer revender.


Arrumar os armários e separar as coisas de cosplay



4. FAÇA REFORMAS

Já que tirou tudo do armário, certeza que vai ter um monte de coisa de cosplays seus que precisem de uma ajeitada.
Sabe aquelas reformas pendentes há anos, que você até chegou a separar mas por falta de tempo, não conseguiu terminar? A hora chegou, abigo!Deixa a preguiça de lado porque você tem tempo, então bora trabalhar.
No caso das roupas, verifica o que precisa dar aquele ponto, o que precisa ser costurado. Veja o que você mesmo pode costurar e o que não puder, deixe separado para levar na costureira assim que a quarentena passar.
Nos acessórios, verifica o que precisa de uma nova mão de tinta, o que precisa ser lixado, o que precisa ser remontado.
Quanto as perucas, bora desembaraçar aquela peruca que está há meses embolada pós-evento ou aproveitar para fazer aquele corte ou estilização na outra peruca para determinado cosplay.


5. PLANEJE O NOVO PROJETO

Que tal tomar esse tempo para planejar novos projetos? Aquele personagem que você viu em uma série tal, que quer fazer mas nunca chegou a pensar realmente nisso?
Tudo bem que, com a alta do dólar, geral desmotivou mas isso não significa que você precise parar com o cosplay, caso não queira. Sempre se dá um jeitinho, basta ir revendo as prioridades e analisando tudo com calma. E o planejamento é a essência da coisa.
Uma dica bacana é você pode criar uma pasta para cada personagem e pegar referências pra tudo o que faz parte dele. Padrões para parte de roupas, imagens de todos os ângulos  pegando cada detalhe que considerar importante, fotos de cosplayers que já fizeram o mesmo projeto para ter uma ideia do que fazer, montar uma listinha com os materiais que vai precisar pra cada tipo de coisa.  Ainda que não compre nada, dê uma navegada pelo Aliexpress e Ebay e vai colocando na lista de desejos tudo o que você acha válido para o seu (ou seus) projetos. Assim, você organiza e fica atento nos valores.

Você também pode aproveitar para fuxicar nas suas roupas e acessórios e criar versões alternativas ou casuais para os personagens que já faz cosplay. Além de ser algo divertido, também ajuda a ocupar o tempo e você pode acabar montando looks super legais.


6. TREINE SUAS HABILIDADES

Quer fazer o tempo passar rápido e ainda assim ser produtivo? Mãos á obra!
Esse é o momento ideal para você tentar montar aquele acessório de cosplay que tinha intenção de fazer e que até mesmo, comprou os materiais. E não venha com o papo de "ain eu não tenho habilidade alguma" ou "tudo o que eu faço é ruim". Porque você pode sim, aprender a fazer várias coisas, aperfeiçoar outras e descobrir habilidades de artesanato que você jamais imaginou que poderia ter!
Veja o que mais te atrai ou o que mais você tem disponível no momento. Pintura, biscuit, costura (em máquina ou na mão), modelagem, trabalho de modelagem, mexer com eva e até mesmo mexer com solda elétrica, soprador térmico e etc (se tiver isso). São muitas opções e mesmo que você não tenha muito prática em mexer com nada disso, agora é uma boa hora pra praticar! Veja uns tutoriais e use sua criatividade e disposição!
Tem aquele cosplay que é hiper trabalhado na maquiagem, e você ainda não tentou fazer? Que tal aproveitar um pouco desse tempo ocioso e testar? Vale pra quem tem zero habilidade e pra quem é mestre nisso! No youtube tem muitos tutoriais que podem te ajudar nisso.
Agora, você é do tipo que ama subir no palco ou que está sempre se apresentando nos campeonatos? Que tal pensar em uma ou duas apresentações pros próximos eventos? Você pode criar todo o roteiro, esquematizar como serão suas falas e como fará a decoração do palco, quais itens adicionais pode usar, e treinar de frente pro espelho ou colocar uma câmera num lugar estratégico e ficar atuando de frente pra ela, assim pode já pensar em alterações de modo que fique mais legal numa visão vinda do público. reine sua habilidade de oratória, desenvoltura, canto, dança e dramatização.

Dica Extra:  Faça um manequim personalizado.
Com fita adesiva, espuma e uma camiseta velha você consegue fazer um manequim personalizado com as suas medidas! É super útil e dependendo das suas habilidades artísticas, você pode inclusive cobrir esse manequim de tecido e criar uma base bem bonita pra ele. Manequins de corpo são ótimos pra ajudar na parte de costura das peças de vestuário e modelagem de peças de armadura, e manequins de cabeça são ótimos para pentear, modelar e expor perucas, e fazer acessórios para rosto e cabeça.
Fazer um manequim pode ser trabalhoso no início mas depois acabará lhe poupando bastante tempo e irá facilitar sua modelagem para os próximos cosplays, modelagens de peruca e etc que você pretende fazer.

O lado bom de fazer tais coisas é que, além de colocar em prática suas habilidades e aquele prazer gostoso de usarmos algo que nós mesmo fizemos, ainda ajuda a distrair a mente (para quem anda nervoso e ansioso demais com a avalanche de notícias, é quase um tipo de terapia) e ocupa o tempo (um acessório que você faz pode levar o dia todo).


Planejar novos projetos de cosplay (aproveite e treine desenho)


7. FAÇA E EDITE SUAS FOTOS

Você pode também aproveitar para fazer umas fotos de cosplay em casa. Tendo um tripé ou um lugar pra colocar a câmera, pode aproveitar para improvisar um ensaio casual, um ensaio sensual e também fazer vários videos para o tik-tok. Se tiver um quintal ou morar em chácara, pode aproveitar para fazer umas fotos ao ar livre.
Está com pastas e pastas de fotos de evento, tudo cru, sem nenhuma ediçãozinha básica? Que tal dar uma editada? Pode aproveitar esse tempo de reclusão sem eventos ou ensaios novos para aproveitar e editar suas fotos. Assim, você finalmente pode postá-las e de quebra, treinar técnicas de edição no Photoshop ou outro editor de sua preferência.
Claro que uma edição amadora ou uma edição de sites que disponibilizam isso não substitui o trabalho profissional, mas é uma forma de aprendizado para você. E lembrando: se a foto ter sido tirada por um profissional, pergunte a ele se pode editar e não retire os créditos!


8. APRENDA COISAS NOVAS

Você não precisa focar unicamente em algo que pode ser relacionado com cosplay, aproveite para ampliar seus horizontes e descobrir (ou aperfeiçoar) outros hobbys. Que tal aprender algo novo que vai te ajudar mais pra  frente?
Liste tudo o que tem vontade de aprender, escolha algumas opções para começar e coloque em prática! Atualmente, há dezenas de sites, canais e portais que oferecem uma infinidade de cursos online gratuitos ou tutoriais das mais variadas coisas. Como diria o Et Bilu.: "Busque conhecimento". E conhecimento nunca é demais, em qualquer área.
Hoje em dia há muitas fontes gratuitas ensinando várias coisas, em vários idiomas (inclusive tem dois sites de Idiomas bem legais: o WLingua e o Duolingo) No Youtube você pode encontrar vários canais com aulas gratuitas sobre diversos temas, muitos tutoriais! No Pinterest e no Deviantart também.
Aproveite o tempo disponível para estudar e aprender mais sobre algo que gosta ou algo que você acredita que precisa pra te ajudar profissionalmente. Há várias instituições (como o SENAI) que estõa oferecendo cursos gratuitos online e se quer ter um estudo extra, há vários sites de Cursos Grátis totalmente on-line.
Estudo autodidata é muito bom também (só precisa ter foco e disciplina) mas também pode se cadastrar em sites que oferecem cursos (tem muitos  gratuitos e outros, mais completos, pagos). E com essa pandemia, muitas plataformas estão oferecendo workshops e cursos de graça, vale dar uma pesquisada e conferida!


Coloque a mão na massa pra fazer os acessórios de cosplay pendentes



9. LEIA, JOGUE E ASSISTA

Aproveite o tempo que está em casa (exceto para trabalhar ou para ir ao mercado/farmácia) sem poder ir pros rolês, eventos e o escambau e aproveite para ler aqueles livros que estão há tempos parados na sua estante (ou em uma pasta no seu computador, se for em PDF), ou releia aquele livro (ou livros) que você gosta. Pode ser um romance/saga ou livros de temas que despertem seu interesse. Livros de História, Ciência, Política, Filosofia, etc podem ser opções bem interessantes.

Assista filmes (desde os indicados ao Oscar, até aqueles filmes clássicos renomados ou mesmo filmes desconhecidos mas que parecem bons). Faça um post nas suas redes sociais pedindo indicações, certeza que a galera vai indicar ótimos filmes.
Pode aproveitar também para rever algumas franquias que você curte (quem sabe maratonar Senhor dos Anéis, Harry Potter, todos os filmes da Marvel, etc).
É a hora também de você pegar para assistir aquela série que despertou seu interesse mas que você está enrolando há anos para assistir. Ou aproveita e revê aquela série que você gosta muito ou que assistiu há muito tempo. (poderia sugerir maratonar GOT mas o final deixa a desejar, então pode ir maratonar Breaking Bad)
Você pode também colocar seu lado otaku em dia e ir assistir alguns animes ou ler uns mangás (vale rever anime e reler mangás também). Em vez de reclamar que "ain todos os eventos foram cancelados, o que vou fazer?" pois bem: assiste anime, de preferência o anime do personagem que você fez cosplay. Ai você passa o tempo e ainda absorve melhor o personagem para interpretar quando usar o cosplay. Tem anime e mangá pra carralho, acaba a pandemia e você não assistiu nem metade.

Aproveita também para jogar muitos games, tem milhares de opções gratuitas ou pagas (a Steam sempre tem muitos tírtulos em promoção), aproveita pra reunir os amigos numa partida de Lol ou outro game multiplayer porque assim você e sua galera podem fazer um "rolê virtual". Games são ótimas formas de distração, foco e aprendizado também.

Se investiu em um projeto novo pra um evento que foi cancelado, não se preocupe pois haverão muitos outros pela frente. Seja racional e compreensivo, ficar reclamando que investiu tantos dinheiros pra cancelarem um evento é uma atitude babaca e demonstra um comportamento nada empático!


10. OCUPE SUA MENTE DE FORMA SAUDÁVEL

É natural que, em meio á tantas notícias, casos, prevenção, loucuras do governo (e de seus políticos, sabem bem a que me refiro), caos institucionalizado e pânico generalizado, o emocional fique abalado e isso, consequentemente acaba afetando a saúde. A avalanche de informações em meio a opiniões e surtos pessoais de cada um (principalmente através das redes sociais) acaba fazendo mais mal do que bem então é bom dar um tempinho e procurar ocupar sua mente com outras coisas, de preferência, coisas que você goste.
Já que está trancado em casa sem poder ir pro rolê, ver o/a crush, marcar aquela reunião com os migos e migas, aproveita para fazer tudo que você fica procrastinando para fazer. Faça uma boa limpeza nas suas coisas e na casa, organize suas coisas (arrume as roupas do seu armário, catalogue seus dvds, ajeita seus livros e mangás, organize as pastas de arquivos do seu pc). Ouça música enquanto faz tais coisas.
Algo muito bom também que ocupa a mente e te torna produtivo, é escrever. Que tal criar uma história? Seja ela original ou fanfic, entre em um mundo de fantasia que existe dentro da sua cabeça e comece a escrever. Mergulhar em uma situação na qual você é um deus com poder total sobre um acontecimento e sobre a vida de personagens, é uma ótima maneira de se distrair e se sentir bem.
Sempre que a situação na vida real estiver insuportável ou cansativa, mergulhe no mundo de fantasia. Você vai se distrair, se acalmar e ainda treinar sua habilidade de criar. Fora que a escrita sempre acaba exigindo que você leia e pesquise mais, o que é muito bom.



Ocupe sua mente adquirindo conhecimento, relaxando e produzindo!


Enfim, espero que estas 10 dicas tenham lhe ajudado a ver que ficar em quarentena em casa pode ser proveitoso e uma forma de você poder ocupar seu tempo e sua mente até que toda essa pandemia se acalme. Porque, quanto antes tivermos consciência e nos resguardarmos por um período, mais rápido esse período há de passar e aos poucos poderemos voltar a normalidade.Estamos em uma situação que há muito tempo a humanidade não passava e agora temos que nos preservar e preservar os outros ao nosso redor também.
Então, se ocupem e se cuidem!
Estamos todos juntos nessa!


~*~






Comente com o Facebook:

2 comentários: