14/06/2019

O Quanto Devo Saber sobre o Personagem?


A resposta para essa pergunta é simples.

O QUANTO VOCÊ QUISER.


  Tem muito cosplayer e fã de obras por aí que acha que o cosplayer tem a obrigação de saber tudo sobre o personagem que está cosplayando. apenas para eles virem fazer um questionário de perguntas e se sobressaírem como "conhecedores" do personagem. Esse tipo de coisa costuma acontecer com quem faz qualquer tipo de cosplay, mas principalmente com mulheres que fazem cosplay de personagens de games.

  Aqueles que defendem que o cosplayer precisa saber tudo que eles acham que deve saber e que provocam e desprezam quem não conhece na maior parte dos casos sequer são cosplayers e sim pessoas frustradas com a própria vida e com elas mesmas.


imagem: Wikihow



  Quando alguém decide fazer cosplay de determinado personagem é porque ela gosta, no mínimo, um pouco do personagem e consequentemente conhece, nem que seja o básico, sobre ele. Ou pelo menos é isso que deveria ser. Houve casos de pessoas estarem fazendo cosplay de determinado personagem e quando indagado (a) sobre o mesmo, a pessoa não conhecia o mesmo ou pior: dizia uma informação básica errada sobre o personagem (certa vez durante uma entrevista a um programa de tv, uma cosplayer de Harley Quiin se referiu a personagem como namorada do Batman 0_o Isso na época foi bem comentado e zoado).

   Por isso, ao decidir fazer cosplay de determinado personagem é preciso que você saiba, no mínimo, o básico sobre ele. Não precisa se tornar um grande conhecedor do mesmo, a enciclopédia ambulante da obra a qual ele pertence. Até porque, grande parte dos cosplayers fazem cosplay de diversos personagens e é praticamente impossível conhecer tudo sobre cada um. Mas tenha em mente que é importante que você conheça um pouco sobre aquele personagem que está fazendo: leia sobre, assista a obra, jogue um pouco (no caso de games - se não for possível jogar, conheça o personagem através de informações de fontes confiáveis) e pesquise sobre sua história e personalidade.

Faça uso de imagens de referência para suas poses a fim de transmitir a personalidade e postura do personagem e, no caso de apresentações em concursos, deve se dedicar a pesquisar bem e focar na cena que deseja interpretar, mesmo que precise revê-la inúmeras vezes para decorar e ter um bom resultado na hora da apresentação. Tudo isso é importante não apenas para obter um bom resultado com o cosplay mas também para evitar situações estressantes que podem até acabar lhe desmotivando.



Rin de Inuyasha: fiz essa personagem a pedido de uma amiga e não conhecia 
praticamente nada dela. Estudei um pouco sobre a personagem e procurei 
incorporar da melhor forma que pude e consegui. XD


Vale lembrar que a importância de conhecer bem o personagem que está fazendo é extremamente essencial caso você esteja trabalhando com eventos. Se for em premiéres e estandes, o conhecimento básico sobre o personagem pode ser o suficiente mas em animações de festas (principalmente infantis) o conhecimento sobre o personagem é crucial para obter um bom feedback e até mesmo lhe trazer mais trabalhos. 

Enfim, antes de mais nada é importante que, ao decidir fazer cosplay de determinado personagem, você tenha algum apreço por ele e queira mesmo fazê-lo. Quando amigos sugerem cosplays para você (eu já aceitei determinados personagens á pedidos de amigos) e você não conhece (como também já aconteceu comigo) é bom sempre pesquisar um pouco sobre, pois isso além de ajudar pode acabar fazendo você se afeiçoar com o personagem. E uma coisa é certa: quanto mais gostamos de um personagem, mais nos dedicamos a aperfeiçoar o cosplay e tendemos a incorporar melhor tanto em posar para fotos quando para se apresentar em desfiles e concursos.

Não entre na paranóia de que você precisa conhecer todos os detalhes do personagem: o básico é o suficiente e mais do que isso é interesse seu com base no grau de afeição que você tiver pelo personagem (ou personagens) que estiver fazendo. Não dê importância a aleatórios que sequer fazem cosplay ou até fazem mas acham que podem te provocar. Ignore-os, supere-os com seu trabalho. Faça sempre o seu melhor e se dedique: cada novo passo é um aperfeiçoamento.
E nunca deixe de curtir o cosplay: seja no planejamento, na confecção, na estreia, no palco, no ensaio, no trabalho e sempre que for usá-lo!


Levi de Attack on Titan: um dos personagens que mais
gosto e que mais tenho satisfação em incorporar.


~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário