15/02/2019

Calçados Cosplay - Se Atente á Eles!


Alguns calçados meus de cosplay

Se você quer fazer um cosplay bacana existe um detalhe de extrema importância que, á primeira vista pode não ser previamente notado mas que depois faz toda a diferença: o calçado.

Calçado é uma parte muito importante no cosplay mas ainda tem muito cosplayer que parece não dar a atenção necessária nele. Diversos cosplays utilizam calçados que você pode obter facilmente em loja de sapatos,já vários outros necessitam de calçados específicos a serem comprados ou confeccionados.
Calçados não são uma peça barata mas também não é algo com preço exorbitante se analisarmos o custo/benefício. Ainda mais se for um calçado de qualidade que, sendo bem cuidado, pode ser usado muitas vezes durante muitos anos ( eu mesma tenho coturnos com mais de 10 anos de uso que parecem novos).  



foto: Anime Destaki


Assim como outras partes do cosplay, se você quer atingir um bom resultado no seu cosplay, o calçado é uma parte que merece devida atenção. Não fica legal, no resultado final do cosplay, você usar um calçado nada a ver. Botas podem disfarçar e dar um contraste legal com boa parte dos cosplays, mas o tênis é um calçado que deve ser totalmente evitado se o personagem não o utiliza ou se a roupa realmente não combina.Se você está fazendo um cosplay porque gosta e não pela pura e simples "zoeira", não use tênis em personagens que originalmente não os utilizam. Caso você não tenha opção e precise usar, tenha a certeza que a roupa cobre completamente o calçado porque caso contrário, o efeito final do seu cosplay ficará comprometido.
Por exemplo, em um cosplay de Saint Seya que utiliza armadura, usar tênis é no mínimo estranho, levando em conta que armaduras são peças de combate e com peças de combate você utilizará botas e não tênis.


 
  
 

Alguns modelos de botas estilo armadura

(fonte: Google)



Se a personagem usa um salto, a ausência de um salto pode ou não influenciar no resultado final do seu cosplay. Por exemplo: a Harley de Suicide Squad usa uma bota de salto mas pelo estilo da roupa da personagem você pode optar por uma bota com um solado que considere mais confortável. Agora uma personagem cujo salto seja algo que destaque o estilo da personagem (por exemplo, Jessica Rabbit) o salto se torna um acessório fundamental. (no caso da Jessica Rabbit, ela usa um vestido de gala e vestido de gala você usa com salto).
No caso de saltos (eles dão sim uma baita diferença e elegância dependendo do personagem) existe diversos tipos de salto e você pode procurar o que lhe for mais confortável
Em muitos casos, o personagem possui um sapato bem específico, seja na cor ou no modelo e, se você quiser deixar igual ou o mais fiel possível, tem 4 opções:


- Comprar o Calçado do Personagem:

Dependendo do personagem, você pode encontrar o calçado próprio dele em sites como Aliexpress, Ebay e Wish. Como é importação, demora um pouco para chegar e você tem que pegar a numeração e/ou medidas corretamente.
- Encomendar o Calçado do Personagem
Principalmente em casos de armaduras onde não se encontra o calçado próprio ou mesmo se você não encontra o calçado para vender, pode encomendar com um cosmaker especializado em confeccionar sapatos. Como é um produto feito sob medida, pode sair um pouco mais caro (vai depender do modelo e detalhes).


 
Tipos de calçado que acabam sendo exclusivos de personagens



- Calçados para mais de uma ocasião

Alguns tipos de calçado são verdadeiros "coringas" que podem ser usados não apenas para mais de um cosplay mas até mesmo para rolês e dia á dia. É o calçado que você encontra em lojas de sapatos mesmo: tênis (se o personagem usa), botinhas, bota cano longo, sapatilha, scarpin, coturno militar e etc.
Neles é possível você até mesmo usar o  mesmo calçado para vários personagens : os da foto abaixo eu utilizo o primeiro em cerca de 5 cosplays e o segundo em uns sete. E são calçados de qualidade que já tenho há uns dez anos. (inclusive o coturno de salto tem história: usava ele para dançar na balada XD ).
São ainda calçados que você pode usar no rolê, em festa, para alguma ocasião especial e no dia á dia.


 
Aquele tipo de calçado que você usa no cosplay, no rolê, na vida



- Faça uma "capa de bota"

Uma solução muito utilizada por cosplayers por acabar sendo mais econômica ou se não consegue encontrar uma bota,´é costurar uma capa de bota. Na internet é fácil encontrar alguns tutoriais de como fazer e, embora seja um pouco trabalhoso, dá ótimo resultado se for bem feito (principalmente para botas de cano longo ou que vão até as coxas).



Capa de bota da Satsuki                             a minha da Sakura não é uma "capa" 

                                                               mas um improviso que deu certo




- Customize um Calçado Seu

Solução prática que pode dar bons resultados é você pegar um calçado seu e customizá-lo para o personagem que irá cosplayar. Muitos cosplayers recorrem á isso e também na customização de calçados comprados em brechós. Você pode pintar, encapar, colar adornos, etc dependendo do que for fazer. E os resultados podem ficar muito bons.
Muitos personagens utilizam calçados comuns ou com diferenças mínimas, de modo que você pode utilizá-los em seu cosplay e ter um resultado fantástico.
Por fim, existe uma diferença no quesito Conforto que deve ser levada em conta na questão de calçados.


 
Duas botas que eu customizei: foram customizações simples (pintura e

colocação de detalhes, mas já dá pra ter uma ideia)




Para photoshoots, no qual você pode priorizar o resultado do seu cosplay e onde você fica menos horas o utilizando, pode optar por usar o calçado próprio do personagem (no caso se ele for de salto com o qual você não está acostumado a usar). Agora em eventos, se for um cosplay no qual você irá andar muito ou utilizar por muitas horas, opte, se possível (caso você conclua que o sapato seja muito desconfortável), por um calçado mais confortável para que não chegue na metade do evento você já queira tirar. E se não tiver como e ter mesmo que usar um calçado não muito confortável, sente-se de tempos em tempos para descansar.
Priorize sempre o conforto para seus pés não sofrerem depois.


Aquela bota em que lacrei.


~*~

Photos by:
ValRo Photography
Danilo Duarte Fotografia
Daniel Kato
Matheus Machado Fotografia
Danilo Marroni

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário