15/10/2018

Cosmário - O Cosplay de Armário



Meu cosplay de X-23 no qual usei tudo que já tinha


É de conhecimento geral de quem frequenta o meio cosplay, o conceito do "cosmario". Basicamente, o "cosmario' é aquele tipo de cosplay que você consegue obter usando roupas que você já tenha e que ou sejam roupas comuns, do tipo que você pode usar no dia á dia e não unicamente para cosplay ou uma ocasião determinada.
São peças que podem ser chamadas de verdadeiros "coringas" do seu guarda-roupa porque uma mesma peça pode ser usada para mais de um cosplay.
Alguns exemplos como: camisa branca social, calça preta social, terno preto, gravatas, botas de cores sóbrias (preto, marrom), etc. são alguns tipos de peças que são meio que essenciais para você ter e que podem servir para aquele cosplay simples que você queira fazer.
Ao longo desse artigo, poderão conferir alguns cosplays que foram montados com coisas que já se tinha em casa ou gastando pouco.


 
Eu e Lita de Morte e Delirio (Sandman)       Mari e Eu de Androides 17 e 18 (DBZ)


São peças de roupa de uso comum, facilmente encontradas em qualquer loja, sem necessidade de recorrer a importação. Inclusive muitas dessas peças você pode encontrar em brechós, principalmente se precisar customizar (customização de peças é algo que pretendo abordar em outro artigo).
O "cosplay de armário" embora seja super prático de se fazer e lhe proporcionando um baixo custo, não significa que deva ser um cosplay com o qual você não precise tomar cuidado em certos detalhes. Alguns cosplayers costumam dizer que, quanto mais simples o cosplay é, mais complicado ele pode se tornar.

Isso porque em cosplays repletos de acessórios e detalhes, é possível se alterar ou "mascarar" algumas coisas sem que isso mude drasticamente o resultado do cosplay: algumas vezes as alterações deixam até um resultado mais legal.
Agora, para um cosplay mais simples, sem detalhes, tudo nele fica mais evidente, o que leva muitos cosplayers a prezarem pela melhor fidelidade possível ao personagem.

A ideia do "cosmário" é uma opção muito útil para quem está começando no meio cosplay e até mesmo para o cosplayer experiente que deseja fazer um personagem que utilize trajes mais casuais, tanto pelo apreço ao personagem quanto pelo custo e pelo conforto da roupa.
Em muitos casos, como a roupa é simples, o que vai realmente destacar no cosplay é a forma como você conseguirá se assemelhar ao personagem. Para isso entra a peruca, maquiagem (essa é capaz de fazer maravilhas!), lentes, postura, interpretação e alguns fazem até uso dos seus próprios traços.



Negan (Walking Dead) por Larissa Corregio

  
 Arya mesclando de 2 versões da Harley                    Shizuka (HOTD) por Vanessa Hime

 
Hideyukio Mukami de Agatsuma Soubi                            Carolina Velluto de Lara Croft


Por isso, abra seu guarda-roupa e verifique as peças que você tem. Pesquise sobre os personagens que gosta ou mesmo personagens aleatórios (caso você esteja em dúvida sobre qual personagem "cosplayar") e procure por todas as versões oficiais dele. Na certa poderá encontrar versões super práticas e reconhecíveis. Há ainda aqueles personagens nos quais você pode criar seu próprio visual pegando referências marcantas do personagem. Um exemplo disso é a Misa de Death Note. Muitas garotas criaram versões da personagem com base no estilo de roupa dela, mantendo algumas características essenciais e criando um visual legal.
Como são cosplays simples, eles, em alguns casos, não são cosplays que "chamam atenção" em eventos. Para destacar normalmente funciona melhor se houver grupo. Um exemplo é o Komuro Takashi de High School of the Dead: a roupa dele é simples e casual, podendo até passar despercebido mas se ele estiver em um grupo de HOTD ou mesmo dupla com alguém de Saeko ou Rei, já irá chamar mais atenção.


 
Bruno e Elisa de  Masaru e Mitsuki (Boku no Hero             Nathalia Scarlet de Erza Scarlet casual


    
Jéssica  de Tykk Mikk (D-Gray Man)         Raquel Palma de Gato de Cheshire


  
Marina Tavares de  2D (Gorillaz)               Esteffani e seu filho de Hera e Charada


Eu já fiz e faço diversos cosplays simples e dois deles me trouxeram um resultado e retorno muito maior do que eu esperava. Inclusive é possível fazer grupos de cosplay no qual os personagens da obra utilizam roupas simples, mas quando juntos, criam um grande destaque. Porque mais do que a roupa, são os detalhes e a forma como você irá incorporar o personagem que darão o destaque (principalmente se utilizá-lo para um photoshoot e divulgar as fotos).
A verdade é que cosplays simples e que se gasta pouco, podem ter um resultado fantástico. Basta se dedicar.

Grupo de Laranja Mecânica que
fiz junto dos parsas
.

~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário