14/08/2017

Cosplay nas Mídias Sociais





Uma das formas mais utilizadas e eficazes para você mostrar e divulgar o seu cosplay é através da internet. Principalmente através da internet, eu diria. Como o cosplay é um hobby existente em quase todos os lugares do mundo, a internet proporciona uma divulgação e facilidade de interação imensa e o melhor: é gratuito (salvo algumas exceções).
 Quando uma pessoa faz cosplay além de ela gostar, ela também quer ser reconhecida, ter algum tipo de retorno com o cosplay. Quem diz que não, está mentindo. TODOS gostam de ter seu trabalho elogiado e apreciado e não há mal algum nisso.  É algo legal, divertido e gratificante e que nos impulsiona a continuar e nos aperfeiçoar cada vez mais e investir em novos projetos. O retorno que o cosplay nos dá é algo muito legal e motivador.




Através da internet existe vários meios nos quais você pode promover o seu cosplay e os cosplayers costumam fazer muito uso disso para tentar atingir os resultados que buscam. Na certa você já se deparou com inúmeros cosplayers internacionais (e também nacionais) cujas fotos correm mundo e os tornam famosos. Há casos inclusive de cosplayers que se tornaram famosos ao ponto de ganharem dinheiro com isso, seja vendendo suas fotos, mantendo canais e até mesmo sendo atrações especiais de eventos fora do seu país de origem.

Mas a pergunta que fica é: como e onde promover o seu cosplay?
A mídia mais utilizadas por cosplayers, principalmente no Brasil, é o Facebook. Além de ser a maior rede social do mundo, o Facebook ainda possui inúmeras facilidades e dá um grande retorno. Muitos cosplayers postam seus trabalhos tanto no perfil pessoal quanto na FanPage própria que criam. Até um tempo atrás o alcance das páginas era alto mas devido á política atual do facebook de cobrar por anúncios para que tenham um maior alcance de usuários, o alcance das páginas decaiu muito.

Assim, no Facebook você tem duas opções: ou foca em postar suas fotos  de cosplay em seu perfil do facebook ou deve pagar para que o facebook impulsione as publicações de sua página. O pagamento de anúncios é prático e realmente traz retorno, mas não é recomendado que seja o único local no qual você deva mostrar seu trabalho, ainda que ele tenha um alcance rápido devido a facilidade de curtidas, comentários e compartilhamentos. Mas é preciso ter em mente que, para uma página fazer sucesso, é importante que ela não seja apenas atualizada constantemente, mas que possua fotos de qualidade e um bom conteúdo (muitos cosplayers oferecem tutoriais e até um passo-á-passo de seus cosplays).



Três excelentes mídias sociais em que você deve promover seu cosplay


 Existe muitas outras plataformas de mídias sociais que podem oferecer um bom meio de divulgação e trazer um retorno bacana. O World Cosplay é o principal site de divulgação cosplay. Lá você pode postar suas fotos facilmente e elas ficarão disponíveis para serem vistas por todos e você também pode conferir o trabalho de cosplayers de todos os lugares do mundo (e tem muito cosplay fantástico lá!). O legal é que no WC você pode fazer troca de likes com outros cosplayers e isso faz você ir subindo no ranking deles. Alguns cosplayers famosos internacionalmente (como a Reika) são bem ativos no site.

O Instagram é a segunda mídia social onde a galera mais posta fotos de seus cosplays. O retorno do Instagram é rápido e eficaz e ele ainda possui um grande poder de alcance com base nos seguidores e nas hashtags colocadas. Mas o que é postado lá costuma ficar restrito por lá mesmo (exceto se você compartilhar a postagem com outras redes sociais nas quais ele é vinculado).

Outro site muito bom é o Deviantart. Embora o foco dele seja como espaço para artistas mostrarem seus trabalhos, é possível expor seus cosplays, marcá-los com hashtags, fazer uma descrição, separá-los em álbuns e inseri-los em grupos relacionados. O lado positivo do Deviantart é que ele permite que suas fotos apareçam nos resultados de busca do Google com base nas hashtags que você coloca.

O Flickr segue uma linha semelhante ao Deviantart no quesito de postagem, hashtags, grupos e resultados de busca. O Flickr, porém, é um espaço mais profissional, dedicado á fotografia então  é altamente recomendável que você poste fotos de qualidade, com boa resolução. Evite selfies e fotos amadoras, o Flickr gera uma maior visibilidade se você tiver fotos de photoshoots profissionais.

Menos usado mas que também podem agregar no aumento da divulgação de seu cosplay é a criação de um blog/site ou mesmo canal do Youtube. Entretanto para esses se faz necessário um cuidado e tempo disponível para a produção de conteúdo. A vantagem é que essas mídias aparecem no resultado de busca do Google.


Vídeo do meu canal abordando o tema


Outra opção que também ajuda (e muito!) no retorno de divulgação dos seus cosplays é você realizar ensaios fotográficos profissionais dos mesmos (os famosos photoshoots). Além de ser algo muito legal e divertido, o resultado final é fantástico e quando você recebe as fotos, percebe que realmente valeu á pena. Todos que realizaram um photoshoot, passam a gostar da prática, investem nela e até preferem fazer ensaios do que frequentar eventos.

E claro, uma das formas mais eficazes, gratificantes e divertidas formas de promover seu cosplay é utilizá-lo em eventos! Porque o cosplay surgiu em eventos e são neles onde você pode mostrar seu cosplay, posar para fotos, se divertir e fazer novas amizades e contatos. Embora muitos cosplayers tenham deixado os eventos de lado, eles ainda são muito importantes para manter o cosplay em foco.

 Porém tenha sempre em mente que por mais que o retorno do cosplay seja legal, ele não deve ser o mais importante do hobby. Muitos cosplayers se frustram caso não obtenham o retorno que esperam, se esquecendo que o mais importante no cosplay é você se divertir, fazer porque gosta e se sente bem. Se você terá ou não um retorno, é consequência e não prioridade. Lembre-se sempre disso.

~*~



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi Tsu!! A gente tem cada hobby né?
    Esse amor que você sente pelo cosplay é muito legal.
    Gostei da postagem e até aprendi um pouco sobre as mídias, hahahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, me fez descobrir mais coisas sobre o cosplay que não sabia. Por trás do trabalhão de fazê-lo ainda tem o empenho nas redes sociais, né?
    Estou querendo saber um pouco mais sobre cosplay porque estou com um trabalho da faculdade em que falamos em um blog através de um personagem, e a nossa ama cosplay ♥ Se quiser dar uma forcinha para nosso trabalho nosso último post está aqui: (https://goo.gl/XFFmuS). Também aceitamos sugestões. Beijos e sucesso nos seus trabalhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado do post!
      Divulgar os cosplays não é uma tarefa fácil, mas acaba compensando á longo prazo. Muitos cosplayers não divulgam seus cosplays mas eu sou a favor da divulgação, pois sempre pode render frutos positivos.
      Opa quero poder ajudar no trabalho sim, se quiser pode entrar em contato comigo pelo meu perfil pessoal no face, estou como Tsu Keehl.
      bjs!

      Excluir