terça-feira, 26 de abril de 2016

Faça você Mesmo


As garras da Misa Amane


Eu não sou uma pessoa que tem habilidade com artesanato e isso é fato. Nunca tive muita desenvoltura e paciência para tal. Sempre vi (e ainda vejo) muita gente que consegue fazer coisas artesanais belíssimas e admiro muito essa habilidade. Sei que a prática leva á perfeição mas tem pessoas que já possuem um talento nato.

Porém já faz alguns meses que comecei a arriscar fazer algumas coisas, principalmente acessórios para alguns cosplays meus. Existe acessórios de personagens que são meio específicos e você não acha para vender e mesmo para improvisar acaba sendo meio complicado. Com sorte você pode encontrar pessoas que façam os acessórios (amigos habilidosos ou mesmo cosmakers) porém nem isso é sempre possível, ou como estamos em época d e crise, fica difícil gastar dinheiro em demasia.

. Assim só resta "botar as mãos na massa" e tentar fazer você mesmo.

 
quadros cuja moldura fiz em EVA.


Eu não lembro bem como decidi começar a tentar fazer algumas coisas. Mas resolvi tentar e aos poucos os resultados foram aparecendo. Ao longo da postagem vou colocando fotos de algumas coisinhas que eu já fiz.  Ainda são coisas mega simples mas dá uma sensação gostosa quando concluímos algo e vemos que não ficou de todo mal XD.

Pela internet é possível se encontrar muitos tutoriais, mas tem coisas que não se encontra nem em tutoriais. Mas achando imagens de referência é possível já conseguir fazer as coisas. O importante é tentar. Na primeira vez é complicado mas eu acredito que aos poucos você vai pegando a prática (comigo é mais ou menos assim).


garras da X23 (x-men) feitas com EVA e pintadas com tintas


Eu comecei a fazer os acessórios com EVA. Para quem não sabe, o EVA é um material meio emborrachado, das mais diversas espessuras e cores, muito usado para se fazer decorações de festas. A bem da verdade o EVA é MARAVILHOSO para cosplayers porque ele é um material super prático e versátil e como ele é super prático de modelar é possível fazer muita coisa com ele, desde acessórios simples a coisas bem complexas (como armaduras!)

Você encontra EVA á venda em lojas de fantasia, papelarias, lojas de artesanato e até mesmo em lojas especializadas. Tudo o que eu fiz até agora (com excessão das luvas) foi com EVA. Eu sou bem iniciante mas vocês podem notar pelas fotos e já ter uma noção do que dá pra fazer com EVA.  E o EVA também é um material barato e você pode pintá-lo, cortá-lo e moldá-lo facilmente.


 
luvinhas para Catwoman e ChatNoir


Um ponto positivo bem legal de você mesmo fazer seus acessórios cosplay é o custo/benefício. Materiais como EVA, cola e tintas são baratos e super fáceis de encontrar, só precisa se atentar aos tipos (principalmente de tintas e cola) que mais se adequam ao que você quer fazer. Em todos os acessórios que eu faço de EVA sempre passo uma ou mais camadas de tinta de PVA ou tinta de tecido (essa é útil pra muita coisa!) da mesma cor do EVA base. Isso porque a cor do EVA é meio opaca então passando a tinta você  vai deixá-lo mais vistoso e bonito.

Você consegue economizar bem fazendo os próprios acessórios, mas é importante ter em mente que qualquer coisa que você faz lhe tomará tempo. Tem coisa que eu já passei metade de um dia fazendo e coisa que fui fazendo por vários dias. Isso vai depender da sua prática, da secagem das tintas e também do nível de dificuldade do acessório escolhido. Mas quando vemos que o resultado ficou bom, dá aquela sensação de que o tempo levado valeu á pena.


cinto da Hit Girl, esse foi o primeiro acessório que fiz


Eu vou fazendo as minhas coisas aos poucos. Uma por conta do tempo, outra porque faço só quando preciso fazer mesmo e também porque sou um pouco alérgica á tintas e cola. Sério, é eu mexer um pouco que já começo a tossir e fico tossindo por dias @_@ Então procuro não exagerar e ir aos poucos. E isso é algo importante que precisa estar atento: cola, tintas, fibra de vidro e etc são todas substâncias que possuem alguma toxidade então ao mexer com esses produtos tome alguns cuidados necessários como fazer os acessórios em locais ventilados e usar máscara/luvas se preciso.

Outra coisa importante que é preciso ter quando se faz acessórios é paciência. Algumas das coisas não ficam prontas em poucas horas ou você vai acertá-las logo de primeira. Tem coisas que demoram mais, tem coisas que você terá de refazer inteiramente. É daí que vem a prática. O importante é não desistir e não fazer tais coisas com pressa ou nervoso. Tem que ter calma e manter o foco. Quando for fazer seus acessórios, saia um pouco da internet, desligue o wi-fi do celular e se dedique.


escudo do Principe Phillip (a espada comprei pronta)


Pela internet é possível encontrar muitos tutoriais e moldes para fazer as coisas. E isso é muito útil. Porém nem sempre é possível encontrar exatamente o que se procura. Daí sobra a opção de arriscar e tentar fazer com base nas imagens do acessório através de desenhos ou fotos de outros cosplayers. E tem coisas mesmo que é possível montar sem quase base nenhuma, usando a criatividade. Fiz isso algumas vezes e deu certo! Claro que também já precisei fazer uma coisa mais de uma vez..e tem um acessório que preciso fazer mas até hoje não achei COMO poderei fazer. Mas um dia eu encontro!

Já teve vezes que joguei todo um trabalho fora porque não ficou do jeito que eu queria e precisei recomeçar; teve vez que tive que refazer quase tudo; teve vez que deixei de lado uma coisa para só tentar retomá-la quando tivesse a idéia de como fazê-la...por isso é sempre bom, ao fazer acessórios para seus cosplays com um tempo de antecedência para que não entre em desespero encimada hora (e as coisas irão conspirar para dar errado se você deixar para a última hora, sim!).


Primeira tentativa do cinto da Viúva Negra versão quadrinhos.
Esse é um acessório que irei refazer do zero por ter achado um jeito melhor.



Enfim, eu ainda sou bem iniciante nisso. Um dia ainda espero conseguir costurar alguma coisa e fazer acessórios mais complexos, mas no momento eu faço o que posso. Porém eu só faço os acessórios depois que vejo que não tem como eu conseguir encontrar pra vender á bom preço ou achar algo semelhante que eu possa customizar. Claro que já meio que me acostumei a fazer algumas coisas principalmente quando vejo que dá para economizar e que também é divertido exercer as habilidades para se criar algo. XD

Então faça você mesmo algumas coisas afinal nesses tempos de crise financeira do país, é sempre bem vindo! E não se sinta mal por algo não ter dado certo na primeira vez: continue tentando e vá começando aos poucos, com coisas simples (não queria logo de cara querer fazer uma armadura!) e utilize os materiais que você considera melhores e mais práticos.  Se tiver dúvidas, pergunte, pesquise, se esforce.


Minha bota da Vampira que me custou muito stress, lágrimas
e camadas de tinta



Eu ainda quero fazer muito mais coisas. Agora mesmo inclusive estou começando a trabalhar em um novo acessório para um próximo cosplay. Aos poucos vou tentando melhorar, descobrindo e aprendendo mais e no final acaba sendo super recompensador. Espero poder em breve, postar mais coisas que estou tentando fazer, para ir vendo a pequena evolução que faço á cada novo acessório concluído!


~*~

domingo, 17 de abril de 2016

Mogli - O Filme




Essa semana estreou o filme Mogli - O Menino Lobo, nova adaptação da Disney do clássico de Edward Kipling.
A Disney, como muitos sabem,. já havia feito uma animação da obra em 1967 e foi a última obra a ser produzida com Walt Disney ainda vivo. Mogli faz parte da Era de Ouro da Disney e possui uma das canções  mais memoráveis dentre as animações.

 A adaptação da obra para um live-action causou grande expectativa nos fãs. E essa expectativa foi aumentando á medida que os posters, elenco e demais imagens começaram a sair na internet. Eu admito que inicialmente fiquei meio receosa com a obra pois os animais seriam todos feitos em computação gráfica. Mas, quando saiu o primeiro trailler (que vocês poderão conferir ao final da postagem) , fiquei encantada e minhas expectativas sobre esse filme cresceram enormemente.




O que posso dizer é que o filme é lindo! Tanto na questão de efeitos técnicos quanto na adaptação do roteiro. Mogli é um filme fiel á obra original porém ele insere uma profundidade meio inexistente na animação, o que cria uma história mais profunda e reflexiva. Isso acaba valorizando a produção e concluindo o belíssimo trabalho da Disney ao adaptar Mogli. Em uma época repleta de filmes de heróis, vermos uma obra de fantasia é muito bem-vindo.
Mogli é o tipo de filme que agrada crianças e adultos. Um filme "família" mas com aquele ensinamento bonito de amor fraternal e amadurecimento. Tem suas lições colocadas de forma prodigiosa e de valor.

O filme apela para nosso sentimento, nos causando encanto. E por envolver animais acaba nos despertando um sentimento grande de empatia e carinho. Os olhos dos animais (ainda que criados em computação gráfica) são profundos e expressivos.




E já que tocamos em animais, vamos falar deles. As verdadeiras estrelas da obra. A computação gráfica usada em todos eles é simplesmente PERFEITA. Podemos notar o profundo estudo que os animadores fizeram de animais reais para transferir na produção. Os movimentos são naturais e como não amar animais que falam? (eu quero loucamente um filhotinho de Lobo! *o*). As vozes são feitas por grandes nomes do cinema (vale depois pesquisarem para as imagens promocionais  dos atores ao lado dos respectivos animais que dublam). Temos no elenco Bill Murray (Balu), Idris Elba (Shere Kan), Lupita Nyong'o (Raksha), Christopher Walken (Rei Louie), Scarlet Johansoon (Ka) e etc.
E a dublagem brasileira não fica atrás: está muito boa também (avisando porque é dificil achar cinemas exibindo o filme legendado).

É impossível não nos encantarmos com cada um e lógico termos nossos preferidos. Todos eles foram bem explorados no filme, inserindo inclusive fatos não apresentados no desenho de 1967 (como a origem de Mogli e sua conexão com Shere Kan). Suas personalidades foram mantidas, criando uma nostalgia a quem os conhecia da animação e encantando quem não conhecia.




Uma coisa que o cinema sabe que é muito rentável e que atrai enorme apelo positivo do público com certeza são os fan services e referências. E Mogli faz muito uso disso, sem pecar uma única vez. O filme segue a mesma narrativa da animação e coloca em diversas momentos homenagens á momentos clássicos. Sem dúvidas a melhor é a de Mogli e Balu nadando no rio e cantando
" Eu uso necessário, somente o necessário..o extraordinário é demais!"

Para quem conhece é praticamente IMPOSSÍVEL  não cantarolar a música no cinema. A cena com a cobra Ka, a amizade de Balu e Baghera, a canção de Rei Louie..muita coisa ali é mantida para deleite dos fãs e inserida nos momentos certos. A estética é outro ponto interessante: super fiel e alguns animais ganharam uma "roupagem" ainda melhor do que as da animação. Shere Khan é realmente ameaçador e perigoso, sem um momento de humor. E a cobra Ka é incrivelmente perfeita, mostrando toda a ameaça e perigo que exala com seu gigantesco tamanho.




O filme ainda explora muito mais a conexão de Mogli com sua matilha, principalmente com sua mãe-loba. O amor que ela tem por seu "filhote de homem" chega a lacrimejar e isso é um dos pontos que mais gostei no filme: destaque para os lobos, a verdadeira família de Mogli. Na animação eles são pouquíssimos explorados e o filme conserta isso. Outra coisa que ficou excelente é o Rei Louie. Na animação ele acaba sendo um personagem que você toma como um louco cômico mas no filme ele é um orangotango ENORME ameaçador e inteligente, um verdadeiro rei da selva. E a Ka dispensa comentários pois eu sou fascinada por serpentes colossais.
Só achei que os elefantes aparecem muito pouco no filme, eles mereciam ter um destaque maior (muito embora as palavras de Baghera sobre como os demais animais respeitam os elefantes é muito bacana).

Neel Sethi é o único humano no filme. Esse garotinho (um Mogli perfeito diga-se de passagem) surpreende com sua boa atuação e a aparente fragilidade dele esconde uma inteligência e esperteza que o fazem se destacar perante os animais. Ele sabe que é diferente e quer usar o que aprende para benefício aos outros animais.


Confira o trailler!


Mogli, é um filme excelente que vale á pena ser visto. Os efeitos especiais, as batalhas, o cenário e os animais são de encher os olhos. Mas talvez o ponto mais alto do filme seja as lições e mensagens que ele transmite: tudo de uma forma tocante e verdadeira  Super recomendando para aqueles que gostam de uma boa e bela história!





~*~

terça-feira, 12 de abril de 2016

Campinas Anime Fest






E nesse último domingo rolou o Campinas Anime Fest, popularmente conhecido como CAF.
Eu desde muito tempo ouvia falar desse evento, via fotos e comentários positivos sobre, mas nunca havia tido a oportunidade de ir. O que posso dizer é que simplesmente ADOREI o evento! Ele era muito melhor do que eu imaginava! Ótima localização, ótima estrutura, super organizado, banheiros limpos, pessoal receptivo...nossa, fazia tempo que não via um evento bacana assim!



Casais Lacradores. O casal DC não foi capaz de suportar a zoeira do quarteto Marvel


Ele ocorre sempre no colégio Salesiano de Campinas e eles utilizam apenas uma parte e mesmo assim já é um baita espaço! O mais bacana é que não tem empurra-empurra, a maior parte do evento é coberto/sombra e para fotografar tem pontos ótimos, incluindo um grande espaço gramado. E a praça de alimentação fica em uma quadra coberta e ventilada. Quanto á comida, bom é o de sempre em qualquer evento e caro MAS no CAF tinha coxinha/bolinha de queijo/nuggets no cone! *_* Gente, muita delícia!


A Nay que me emprestou a cola! E notem a PaulaFer e a Bia fazendo pose ao fundo


Usei novamente meu cosplay da Vampira com meu namorado de Gambit e fiquei muito feliz com o retorno positivo da galera, elogiando e tirando fotos. Quem me conhece sabe o baita perrengue que passei com o cosplay da Vampira desde que decidi fazê-lo. E dessa vez ao usá-lo tive um imprevisto que na hora me causou terror.

Lá estava eu de boas no evento logo após ter colocado o cosplay e de repente...TODA A SOLA  plataforma da bota caiu e começou a se desfazer! Sério mano nunca tinha visto uma coisa dessas na vida. Sentei pra averiguar o estrago e consegui tirar toda a sola de ambas botas com a mão sem dificuldade! Pelo menos tinha como andar com ela porque só o solado plataforma havia saído. Porém não demorou muito para que na base lateral começasse a descolar e entrei em desespero.



Foto fim de evento com o namo e o parsa com patrocinio da Coca-Cola XD


No desespero para arranjar uma solução, encontrei a linda da Nay que me emprestou a coladela para eu colar minha bota! \o/ Ficamos papeando um pouco e descobrimos um monte de gostos em comum e agora já até estamos preparando parcerias em cosplay! Para quem disse que no meio cosplay ultimamente está "cada um por si" estão enganados! Eu recebi ajuda não apenas da Nay, mas também da Nick e da minha amiga Nathália, fora outras pessoas que quando sabiam tentavam ajudar de alguma forma. Inclusive agradeço aqui á disposição do meu parsa Roger que queria ir no mercado ao lado do evento comprar cola para a bota. Aliás Roger..tu é foda mano! A nossa zoeira é infinita!

Agradeço também ao meu namorado Allan que aguentou o dia todo com o cosplay, que ficou do meu lado, que aguentou de boas eu encontrando os amigos e conhecidos e que também entrou na zoeira! Obrigada mesmo, mor!

  
A linda e diva da Nathália                                                                     A fofa da Ana Sousa

  
Olha a selfie!                                                                                 "Seus poderes e suas lembranças agora serão meus!"


E já que comecei a falar das pessoas..vou citar mais gente aqui. Primeiramente foi FENOMENAL passar o dia ao lado dos amigos. Roger, PaulaFer, Thiago e Bia. Pessoal, nós mitamos! Mitamos mesmo! A zoeira foi louca! E Allan e Thiago...vocês ultrapassaram o nível da zoeira naquele momento e na certa a namorada sinistra do cara colocou o nome de vocês na boca do sapo HUEHUEHUEHUEHUEHUEHUE.

Continuando...eu e a PaulaFer tinhámos alguma estática porque toda hora nos grudávamos (ui!). Conheci pessoalmente a linda e diva da Nathália que estava de Malévola! Menina to com saudades de você já, precisamos marcar rolezinho! E muito obrigada á você seu marido por terem me ajudado com a cola tambérm! Encontrei por lá também o Wellington, sempre simpático e fazendo um trabalho lindo nas fotos, Lesly (bem vinda á tropa de SNK!) a fofa da Ana Sousa, o Akio e a Talita (vocês estavam lindos), a Luana (nossa fiquei muito feliz por saber que acompanha meu canal no Youtube e curte meus crossplays *_*), a linda da Mari que estava com cosplay de Saber, a Silvia, o Bruno (cara! temos que marcar de não marcar de se encontrar em evento, só assim pra gente se encontrar!) , a Telma e mais tantas outras pessoinhas!



Enfim, o que tenho a dizer é que o evento está de parabéns! Foi um dos melhores que já fui recentemente e com certeza voltarei em outras edições. Para quem ainda não foi, vai! Apesar de ser longe da capital é sem dúvida o melhor evento do interior de SP.
E mais uma vez usei um cosplay de dupla/casal, que é sempre uma delícia de se usar!!
Agora meu cosplay da Vampira figura entre meus cosplays preferidos XD.




Fotos de:

Roger William
Wellington Johnny
Ana Sousa
Fox Cosplay
Acervo Pessoal


~*~




quarta-feira, 6 de abril de 2016

O Belíssimo Talento de Taylor Davis




Você já ouviu falar da violinista Taylor Davis?
Ela é conhecida mundialmente por seu maravilhoso trabalho como violinista, produtora e compositora . Ela  ficou famosa no Youtube por seus belíssimos vídeos contendo covers de músicas-tema de filmes, games e animes. Ela também possui um vasto arsenal de que composições originais.

Como poderão ver nos vídeos ao longo dessa postagem, Taylor Davis possui um trabalho maravilhoso. Além da habilidade fantástica com o violino, os vídeos possuem uma qualidade fantástica, com as locações ideais para cada tema tocado. Taylor mesmo chega a se caracterizar de forma a combinar com a temática do que irá tocar. Tudo ali é 100% perfeito e podemos ver a paixão com que ela toca as músicas.


Jurassic Park theme 


A norte-americana nascida em 1987 começou a tocar violino aos oito anos de idade, após ver uma apresentação na escola. No Ensino Médio ela conheceu seu amigo e posteriormente marido que a apoiou em seus projetos e interesses. Terminando a faculdade, Taylor dedicou-se á música (ela já tocava na orquestra da faculdade e em festas). Até recentemente, Taylor trabalhava em outras áreas mas optou por focar no trabalho com a música, divulgando seus vídeos no Youtube.

Taylor diz que desde criança tinha um grande apreço por videogames (principalmente Final Fantasy e Legends of Zelda) e isso muito contribuiu para que ela começasse a tocar as composições dos mesmos. Por seus covers podemos ver que ela aprecia grandes filmes e alguns animes.


Guren Yumia (Shingeki no Kyojin theme)


Taylor começou seu primeiro canal como "ViolinTay" em 2010.  Desde então ela  vem conquistando o público graças á sua técnica com o violino e alta versatilidade. Em meados de 2015, após a consolidação de seu canal, ela criou um segundo canal no Youtube, onde posta vídeos mais focados no compartilhamento de suas atividades.

Em 2013, o grupo Critical Hit surgiu. Este grupo é composto por excelentes músicos de alto nível liderados por Jason Hayes (tecladista e compositor da trilha sonora de World of Warcraft) e Taylor juntou-se á ele á outros músicos. Taylor também lançou cds solo contendo suas composições originais que podem ser adquiridos através de seu site oficial.

Taylor também já realizou alguns concertos solo em diversas cidades e países.  Pelo site oficial dela e mesmo pelo canal, é possível saber mais sobre as próximas apresentações. Quem sabe um dia não tenhamos a presença dela no país? Afinal, outra violinista famosa muito conhecida no Youtube veio para cá ano passado (Lindsey Sterling - em breve farei uma postagem sobre ela).


The Legend of Zelda


Eu não lembro bem como acabei conhecendo o trabalho das Taylor Davis. Certamente foi por um dos vídeos de covers de filmes que ela faz. Eu sempre amei o som de violino e ver as músicas de obras que eu adoro nesse instrumento foi demais! Taylor ainda é linda, super carismática e os vídeos ambientados dela são muito lindos! É algo ótimo para se ouvir e ver!

Não consigo dizer aqui qual dos vídeos eu mais gosto. Tenho um carinho pela música tema de Jurassic Park, mas as versões Disney, de Game of Thornes (onde ela faz parceria com o talentoso Peter Hollens no vocal), de Lord of the Rings e até mesmo do clássico dos estúdios Ghibli: Howl, the Animated Castle, dentre tantos outros.


Pirates of Carribean theme

The Circle of Life (them from The Lion King)


  Você pode conferir os demais trabalhos de Taylor Davis através de seu site oficial e principalmente por seu canal do Youtube. Ela está sempre postando algo novo. Inclusive há vídeos dela em parceria com outros excelentes músicos que se destacaram graças ao Youtube.  O canal dela está em constante atualização então podemos aguardar próximos trabalhos.

Para quem, gosta de boa música e ama os temas de determinadas obras, super recomendo que conheçam o trabalho dessa violinista fantástica!


Star Wars themes


Confiram aqui o canal dela no Youtube: