14/07/2016

Cosplay - Vampira - X-Men



Aqui, postarei as fotos do meu cosplay e também comentários que eu ache interessante registrar. Seja sobre o personagem, sobre como consegui meu cosplay, o retorno que me trouxe e o que mais eu considerar relevante.

A Personagem na Série:

Vampira é uma das personagens mais populares e queridas dos quadrinhos X-Men. Ela é uma mutante que inicialmente foi uma vilã, mas não tardou para ela se integrar aos X-Men e se tornar um de seus membros mais importantes. Seu poder consiste em drenar, através de um simples toque, as memórias e poderes de outras pessoas. Ao fazer isso, o indivíduo entra em coma e Vampira agrega para si temporariamente as habilidades do mesmo. Em alguns casos, a absorção dos poderes é permanente (como ocorreu quando Vampira tocou em Miss Marvel, agregando para si os poderes de Superforça e a Habilidade de Voar).
Devido ao seu poder, Vampira não pode tocar ninguém por mais do que alguns segundos, afazendo ser uma personagem muito complexa e querida pelos fãs. O conflito emocional dela com relação aos seus poderes é algo sempre abordado (seja nos quadrinhos, filmes ou desenhos) ainda mais pelo fato de ela e o mutante Gambit se apaixonarem.
O nome verdadeiro de Vampira é Anne Marie e isso foi revelado somente muitos anos depois do surgimento da personagem. Ela é uma mulher forte, decidida e que não mede esforços para lutar e proteger aqueles que ama.




Eu confesso que nunca pensei que faria cosplay da Vampira, ainda mais da versão clássica dela (popularizada pelo desenho da década de 80/90). Gostava da personagem, mas eu optei por fazer cosplay dela porque uma certa pessoa surgiu na minha vida.
Essa pessoa é o meu namorado. O conheci quando ele fazia cosplay do Gambit e depois que começamos a namorar, fizemos um trato: se ele fizesse o Erwin comigo de Levi (Shingeki no Kyojin) eu faria a Vampira com ele de Gambit. Com isso decidido eu optei por fazer a  versão clássica da Vampira porque todo mundo que eu comentava sugeria essa versão que também é a uma das minhas preferidas (ao lado da Vampira de X-Men Evolution) e então começou toda a saga para montar esse cosplay.  E para atingir o resultado final, não foi fácil.
Mas olhando agora, acho que todo o stress que passei valeu á pena.




Esse, sem dúvida, foi o cosplay que mais me deu dor de cabeça para fazer. Era como se TUDO conspirasse contra. O macacão foi taxado pelos correios e paguei um valor á mais do que já tinha pago por ele...tive que pintar uma bota que não deu certo e acabei perdendo o calçado logo depois do evento...tive de usar duas perucas para poder ter o topete da personagem...nossa, eu realmente fiquei muito estressada e cheguei ao ponto de querer desistir de tudo, vender o que já tinha e apagar da minha vida a idéia de fazer esse cosplay.
Mas eu não desisti por vários motivos, mesmo tendo me decepcionado muito com o resultado na primeira vez que usei. Eu queria me livrar do cosplay, mas pensei, repensei...agradeço muito ao apoio do meu namorado e dos meus amigos que disseram para eu continuar, tentar novamente,que eu conseguiria. Havia (que eu sei) muita torcida contra eu fazer esse cosplay e continuar com ele, proveniente de pessoas que não gostam de mim e acho que isso foi um dos motivos que também me incentivaram a continuar com esse cosplay até atingir o resultado que eu desejava.




Apesar da decepção na primeira vez que o usei (e justamente usei na Comic Con Experience ano passado), eu fui refinando o meu cosplay até que nas duas outras vezes que o usei (até o momento) o cosplay ficou do jeito que eu queria. E acho que vale mencionar aqui as duas partes do cosplay que mais me deram trabalho para arrumar.
Primeiro, a peruca. Consegui uma peruca ideal el inda para a personagem, mas ela não tinha franja e para a versão que eu iri afazer, era necessário ter a franja pra fazer esse topete louco dela. Então eu peguei uma peruca branca curta e costurei por baixo da peruca longa, puxando um pouco a franja dela para então fixar o topete com laquê XD.
A peruca me deu um stress mas não foi o maior dos problemas..o maior problema que enfrentei nesse cosplay (além do recalque) foi as botas.




Botas Amarelas. Sério..eu ODEIO esses personagens com esses sapatos de cores absurdas porque você não acha nada! Eu arrisquei pintar uma de minhas antigas botas...ela durou o evento porém depois começou a descascar...tentei pintar novamente e foi o caos. Resultado: bota foi pro lixo. Consegui achar um site que vendia na cor amarela e quando recebo...a porcaria é caramelo! Devolvi a bota e voltei á caça....com um photoshoot marcado eu improvisei uma capa para uma bota que eu tinha. Mas para evento eu precisava de uma bota....peguei uma em um brechó e pintei. Tava tudo lindo, maravilhoso até que  salto da bota literalmente se desfaz no meio do evento!
Por sorte não destruiu a base da bota e com um pouco de cola consegui usá-lo normalmente. A bota ainda está aqui, dei uma ajeitada na sola e vamos ver. Se não rolar, já tenho uma outra bota na fila para ser pintada.
Com todo stress que as botas me causara, aprendi duas coisas: nunca comprar calçados em brechó e avaliar muito bem o tipo de calçado do personagem antes de decidir fazer o cosplay.


.

Tirando a parte do stress, vou falar agora do retorno positivo com esse cosplay. Primeiramente, o sucesso dele assim que postei as fotos de prévia no facebook me surpreenderam de um modo que eu jamais esperaria. O retorno foi mega motivador e o reconhecimento no evento foi super bacana também. Na primeira vez usei com um grupão de X-Men, depois realizei um photoshoot de casal e posteriormente utilizei ele em um outro evento. Provavelmente o usarei mais uma vez este ano. 
Fiquei muito feliz de poder fazer uma dupla desse tipo com meu namorado e o retorno da galera foi bem legal.
Não encontrei muitas dificuldades em incorporar a personagem pois já gostava dela e a Vampira é uma personagem parruda, sexy e com semblante que acabo tendo maior facilidade em fazer. Mas ainda acho que preciso melhorar em alguns pontos.




A parte mais legal de fazer o cosplay da Vampira é poder fazer dupla com o Gambit. E como os personagens são um casal, fazer a dupla quando se é um casal de verdade torna tudo ainda melhor e passa ma real imagem de sentimento nas fotos.
Vampira e Gambit são, sem dúvida, um dos casais mais amados e queridos pelos fãs da série. É impossível não torcer por eles. Afinal, mesmo com os poderes dela que impedem que tenham um relacionamento normal, o amor e a química de ambos foi sempre muito forte. De um lado temos a garota que deseja amar e ser amada, mas não pode se permitir isso devido aos próprios poderes; do lado dele, um conquistador que se apaixona justamente pela mulher que ele não pode se envolver.
Assim, ambos são um casal belo e dramático. Mas para a felicidade dos fãs, nos quadrinhos, após um tempo, Vampira se ornou capaz de controlar os próprios poderes e ambos puderam ter realmente uma vida juntos. Mas uma das imagens mais icônicas deles é o quase beijo e o quase toque.


 



A Vampira é um cosplay bem gostoso de usar e é ótimo para usar em época de frio e calor. Se eu não tivesse o hábito de não gostar de repetir cosplay em eventos seguidos, usaria ela mais vezes XD. Embora tenha já feito um photoshoot com ela, ainda quero fazer mais um, exclusivo da personagem talvez. E quem sabe, em algum futuro eu não faça cosplay da Vampira, mas em uma outra versão? Vontade eu tenho mas minha lista de projetos cosplaysticos é enorme então preciso manter o foco e as prioridades.
Mas é interessante notar que um cosplay que me causou tanto stress agora se tornou um dos meus cosplays preferidos. E irei tentar melhorá-lo cada vez mais.



Esse cosplay já me trouxe momentos memoráveis para mim. E também me ensinou muito sobre os perrengues do meio cosplay, as consequências de muito nervosismo e expectativa, a importância de não desistir e continuar se aperfeiçoando até atingir o resultado esperado. Me provou o quanto os amigos de um grupo cosplay são importantes. Me mostrou o que é passar stress com um cosplay mas depois ser recompensada por isso.
 Me ensinou, principalmente que nunca devemos ceder ao recalque, temos que fazer o nosso melhor e esfregar na cara dos invejosos. Porque nada é melhor do que nos divertirmos com nosso cosplay ao lado dos amigos e saber que tem gente recalcada que se remoendo porque você conseguiu.  O cosplay da Vampira me ensinou (e agora eu digo para todos) não desista...faça o melhor no seu cosplay e mite!




Mas ao final disso tudo, a Vampira se tornou um dos meus cosplays preferidos e um dos quais mais me orgulho. Não apenas por toda a superação que fiz nele, mas também por conta do grande retorno que obtive. Passei muito stress com ele inicialmente, mas depois consegui atingir um resultado de fidelidade no cosplay que superou minhas expectativas e que surpreendeu muita gente. Os elogios e incentivos das pessoas além do carinho do meu namorado por esse meu cosplay, foram coisas que me deixaram muito feliz e que me motivam a continuar aperfeiçoando não apenas esse cosplay, mas todos os outros que já fiz e pretendo fazer.



Fotos por

Vanessa Menegatti
Wellington Johnny Araújo Cunha
Vagner Silveira

~*~

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário