10/06/2016

Photoshoot no Cemitério? Pode sim!




Quando se gosta de fotografar (e de posar para fotos) o cenário é algo de extrema importância. Na verdade o cenário pode fazer toda a diferença em uma foto e enaltecê-la. Eu não sou entendida de fotografia e tal mas tenho muitos amigos fotógrafos que concordam com essa idéia.
Posso não entender de fotografia, mas sou cosplayer e simplesmente AMO fazer photoshoots. Só não faço mais porque não tenho condições financeiras e só faço um quando posso.
 Então pelo ponto de vista  meu como cosplayer, digo que o cenário é uma das coisas mais importantes para uma bela fotografia. Já fotografei em vários lugares mas como diz o título do post, vou falar de um cenário para se fotografar de cosplay que poucas pessoas optam: o cemitério.



Sim! Fotografar no cemitério não é só possivel como também pode gerar fotos lindas, principalmente se você usar nele um cosplay que tenha á ver com a temática! Algumas pessoas ainda torcem o nariz e vem achando que é uma ofensa aos mortos, falta de respeito, falta de noção e demais absurdos. Ora, cemitério antes de tudo é um local para a ARTE. Lógico! Se as famílias não tivessem esse interesse em criar belos túmulos e mausoléus todos nós seríamos incinerados ou enterrados em cemitérios estilo israelitas. E em muitos países da Europa (e até aqui em São Paulo) alguns cemitérios são verdadeiros pontos turísticos, com direitos á guias explicando a origem de determinados mausoléus e tipos de artes utilizadas.

O fato é que ninguém que vai parar fotografar nesse local está indo para desrespeitar as famílias que possuem túmulo ali. Eu mesma nunca desrespeitei. Quem está indo fotografar lá com boa intenção não vai depredar, sujar e nem nada do tipo. Está apenas fazendo uso da beleza artística presente ali e também a valorizando. Há quem diga que um ensaio no cemitério é algo mórbido e de certa forma pode ser mesmo, mas isso não significa que seja desprovido de cunho artístico. Há muita arte sacra ali, assim como em uma igreja. E é possível apresentar um belo trabalho que pode até vir a auxiliar á conservação do local.




O conceito do cemitério pode variar dependendo da doutrina  religiosa da pessoa e suas opiniões quanto a indivíduo da sociedade. Eu como apreciadora do estudo de religiões mas agnóstica, não acho que fotografar em cemitérios venha a trazer algo negativo. Se está fazendo algo sem desrespeito porque seria algo ruim? Muita gente que fala "ah mas se fotografassem no túmulo da sua familia" (cara eu ficaria honrada se um cosplayer/uma cosplayer fizesse uma bela foto ali!) são aquele mesmo tipo de pessoa que nunca foi visitar o túmulo da familia ou sequer procurou arrumar ali (porque os jazigos precisam de manutenção, é triste ver tantos abandonados nos cemitérios). Ou até mesmo que entram em um radicalismo sabe-se lá de onde surgiu e já ficam criticando sem argumentos  factíveis.

Se você não gosta desse tipo de fotografia ou nunca faria algo do tipo é a sua opinião e deve ser respeitada. Mas assim como você não gosta e não faria, tem gente que gosta e que faz. E isso também deve ser respeitado. Até porque nesses ensaios não há qualquer tipo de ofensa ou depredação.
Há quem diga que ensaios nesses lugares carregam energias ruins mas eu nunca senti isso, tampouco algum espírito se encostou em mim ou saiu nas fotos.




Eu já fiz cerca de três photoshoots em cemitério. Os de Death Note: de Light Yagami, o de Mello/Near (em dupla) e o de Morte (dos quadrinhos Sandman), cujas algumas fotos vocês estão vendo ao longo desse post. Eu os realizei no cemitério da minha cidade e digo que nas 3 vezes foi super de boas fotografar e consegui um excelente resultado. Agradeço também aos fotógrafos, porque sem eles eu não teria esse belo trabalho e tampouco teria sido capaz de realizar o photoshoot no cemitério, inclusive o photoshoot da Morte, que era algo que eu desejava fazer desde que fiz o cosplay da personagem e notei que ninguém nunca havia feito um ensaio dela nesse cenário. 

Aliás, sempre que faço um photoshoot, eu levo em conta que tipo de personagem combinaria com determinado cenário. Assim para o cemitério eu fiz primeiramente de Mello/Near de Death Note (esse foi um shoot em dupla realizado em vários outros cenários) seguido pelo shoot de Light Yagami. Esse segundo (também de Death Note) procurei focar no cemitério porque o personagem super combina com o local. O "deus do novo mundo" que usa o caderno da morte de um shinigami para eliminar os criminosos (e todos que se oponham á ele) sendo conhecido como Kira.
E a Morte...que melhor lugar para se fazer um ensaio da Morte do que o cemitério? XD




Mas fotografar em cemitério não é tão fácil quanto parece. Muitos cemitérios (principalmente os da grande São Paulo  - que são muito bonitos) não estão permitindo mais que se vá fotografar ali. O que é uma pena, sendo que eles também são pontos turísticos e ainda acontece encontros ali (que vão desde passeios artísticos com guias até saraus e coisas do tipo) mas para conseguir uma autorização para fotografar é mais dificil. Até um tempo atrás era de boas mas depois por culpa de pessoas nada á ver que depredavam e sujavam o lugar, os responsáveis pelo cemitério resolveram vetar o livre acesso para se realizar ensaios. Ainda é possível, mas requer autorização e isso é meio dificil de conseguir.

Mas nem todos os cemitérios estão assim. Alguns ainda você pode fotografar de boas até mesmo sem precisar de autorização. Normalmente isso ocorre em cemitérios de cidades do interior e alguns deles são ótimos para fotografar e possuem belas obras de arte que pode gerar belos resultados fotográficos.




Enfim, se você tiver interesse em fazer um photoshoot nesse cenário, pesquisa e converse com o seu fotógrafo para ver se conseguem! Com certeza o resultado ficaria lindo e dará um toque super original. Eu fiz e gostei e quem sabe futuramente se tiver algum outro cosplay que combine com esse tipo de cenário, eu opte por fazer mais um ensaio. 

Eu admito que sofri um pouco de preconceito quando realizei meu primeiro ensaio no cemitério oriundo de gente chata, mas posteriormente o trabalho foi bem recebido e elogiado, dando um ótimo retorno. Por isso se você quiser fotografar, em qualquer cenário que quiser e os responsáveis por esses cenários permitirem, FAÇA. Faça e mite!




Photos by
Roger William
David Ernando

~*~

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. As fotos ficaram da hora, mas confesso que esse teu cosplay de morte é muito foda! Arrasou ainda mais!
    Pena que alguns cemitérios estejam proibindo. Infelizmente por causa de gente sem noção o pessoal de boas acaba sendo prejudicado.
    Já curti e comentei também carai...por mais fotos no cemitério! Apoiado! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, muito obrigada!!
      Meu cosplay de Morte é um dos meus preferidos e tento sempre fazer o melhor que posso nele!
      Sim...tem cemitérios lindos em SP mas eles não permitem mais porque já teve gente depredando ou desrespeitando..é uma pena isso...por culpa de uns idiotas, os profissionais e a galera que quer fazer um trabalho sério e bacana acabam sendo prejudicados.

      e valeu por comentar, carai! hehehe
      bjs

      Excluir
  2. Vim só dizer que tô seguindo aqui, e já pus seu botton lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá!!
      opa obrigada! já coloquei o seu bottom no blog também!!

      Excluir