26/02/2016

A Nossa Procrastinação Diária



Procrastinação: "ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga."


Acho que todos nós, sem exceção, somos perseguidos pela PROCRASTINAÇÃO. Essa coisinha maligna que se faz presente sempre, em diversos momentos de nossa vida, seja em nosso trabalho, projetos ou até mesmo hobbys.
 A procrastinação nada mais é do que aquela preguiça que gera o tempo ocioso, que nos faz enrolar para produzir ou dar prosseguimento em alguma coisa. E isso atinge pessoas das mais diversas áreas, nos mais diversos tipos de trabalhos e projetos. Somos seres humanos e não máquinas então é lógico que haverá dias em que nossa produção estará em baixa. Tem dias que produzimos muito, tem dias que produzimos mais ou menos e tem dias que produzimos bastante.

A procrastinação pode ser causada pelos mais diversos fatores que variam desde o cansaço físico e psicológico. problemas na vida, crises emocionais, sobrecarga, emprego que exige muito, prioridades com outras pessoas e familia, rolês, problemas de saúde, stress, situações relacionais (dos mais variados tipos), foco em outras coisas em vez do projeto principal que você acredita que deveria estar se focando, cansaço puro e simples..enfim QUALQUER COISA pode e será motivo para procrastinarmos. Chego á conclusão que o procrastinar é algo já enraizado na personalidade do ser humano. Não sei se em tempos antigos ou em gerações passadas isso ocorria, mas nos dias atuais parece que a procrastinação se faz muito mais presente na vida das pessoas.

Não sou especialista, mas acho que um dos maiores fatores para a procrastinação atualmente seja a internet. Essa inovação trouxe muitas coisas boas mas também passou a ocupar um tempo excessivo na vida das pessoas (eu admito, sou uma dessas vítimas muito embora eu tenha tentado maneirar no que posso). TODO MUNDO acaba procrastinando na internet, principalmente no facebook. Em vez de estar escrevendo, lendo, assistindo, saindo, estudando ou criando algo, a pessoa está lá, rolando a timeline. Sim...porque tem gente que ás vezes nem está conversando no chat e sim só enrolando para ver as atualizações no face.
Não há mal algum em fazer isso de vez em quando...mas fazer isso em demasia é um problema grave. Você fica estagnado, improdutivo, inútil. Não fique assim. Saiba dosar o tempo. Rolar a timeline um pouco mas não passe mais de hora fazendo isso.



Muitas pessoas alegam que acabam procrastinando e ficando improdutivos nos projetos que mantêm por conta de problemas dos mais variados tipos. Isso é complicado e acontece mesmo mas existe formas de combater. Seus projetos são uma ótima forma de você conseguir extravasar,  fugir um pouco dos problemas e chateações. Ainda que seja temporário, isso realmente ajuda, pode até nos fazer sentir-se melhor e fará com que sejamos mais produtivos. Fará com que mantenhamos o foco e isso é muito importante tanto para nosso projeto quanto para melhorar nossa própria mente e emocional.
Pode parecer dificil fazer isso á princípio e realmente pode ser mesmo...mas se persistir verá que vale á pena e logo você se habitua e fica mais fácil.

Existe o caso também da procrastinação por preguiça. Essa é maligna mas também é a mais fácil de ser combatida. É só ter o controle mental e não deixar que ela vença...quando tiver que fazer algo, FAÇA. Não deixe para depois, procure tornar sempre seu tempo útil. Aos poucos você vai notar que combatendo a preguiça não sentirá mais tão "cansado". A preguiça nos dá uma falsa sensação de cansaço e se ignorarmos isso, aos poucos ela vai diminuindo. Ela nunca vai sumir por completo (digo por experiência própria) e podemos ter umas recaídas ocasionais ( experiência própria 2) mas é importante nunca deixar que a preguiça seja uma constante. Caso contrário a procrastinação irá dominar.

É importante  discernir a preguiça da procrastinação da preguiça e cansaço. A primeira é a preguiça pura e simples, seguida pela "enrolação": você tem tempo, condições, tudo certinho..mas decide "deixar para depois" ou passar o tempo fazendo algo inútil.
E existe a procrastinação causada por cansaço e imprevistos reais. O segundo não é justificável então tome vergonha na cara e comece a trabalhar e realizar as coisas que estão pendentes. Na segunda opção, descanse e saiba dosar o descanso com o tempo/disposição para fazer as coisas que estejam pendentes.


Mas existe formas de conseguir driblar a procrastinação, produzir mais e não ficar com tanta coisa acumulada?

É possível SIM. Existe diversas formas para driblar a preguiça e a procrastinação. Eu sou uma pessoa que se bobear, acaba procrastinando mais do que deveria mesmo eu tendo um monte de coisas para fazer. Então eu fico me auto  monitorando constantemente. Eu estabeleci a idéia de que no ano de 2016 iria procrastinar muito menos do que procrastinei em 2015 e tento manter sempre esse foco.
Eu agradeço aqui á meu amigo Marcello Salvaggio, que é um verdadeiro exemplo de pessoa que raramente procrastina e que diversas vezes ficou me pressionando para eu parar de enrolar e fazer as coisas que tinha pendente.

Não é fácil deixar a preguiça e o cansaço de lado mas, para que depois você não se sinta um(a) inútil improdutivo(a), estagnado na mesmice e com a pilha de afazeres aumentando á cada dia enquanto visualiza amigos e conhecidos avançando em seus próprios projetos, você percebe que precisa mudar, precisa criar um foco e se esforçar. Depois que você adquire o hábito de fazer suas coisas em um determinado ritmo diário, verá que tudo começa a fluir mais naturalmente e não será tão maçante quanto antes. E, mesmo que no final você se sinta cansado, pelo menos será um cansado satisfeito porque o dia não foi inteiramente perdido e você conseguiu agilizar ou concluir alguma coisa.

Esse texto é referente não á procrastinação (e formas de combatê-la) no ambiente de trabalho e sim acerca da procrastinação de seus projetos e  afazeres (seja por hobby ou como freelancer) fora do ambiente comum de trabalho. Porque, na boa, se você procrastina no seu emprego, então você está com um problema sério. Não me refiro aqui á procrastinação vez ou outra que cometemos no ambiente de trabalho, isso é normal. Mas se tal coisa se torna uma constante e você começa a ser cobrado e criticado por isso, então está na  hora de tomar vergonha na cara e parar com isso.

Tenha em mente uma coisa: quanto mais você procrastina, mais você irá procrastinar. É um vício igual drogas na qual cada vez mais você acaba sendo consumida por ela e deixa de lado coisas importantes a serem feitas. Muitas pessoas acabam sendo tomadas pela procrastinação e o primeiro item que você percebe que está procrastinando mais do que deveria é quando, ao se deparar com um texto longo você diz "não vou ler tudo isso". Ler é uma das melhores formas de lutar contra a procrastinação porque a leitura exige atenção de seu cérebro e criatividade de sua mente. Abrir mão disso é permitir que o tempo ocioso lhe domine cada vez mais.



Embora eu tenha uma vida mais ou menos corrida (conheço pessoas que possuem vidas muito mais corridas) eu desenvolvo (ou tento desenvolver) esquemas para não procrastinar tanto e assim ir concluindo e dando prosseguimento aos meus projetos, concluindo-os e recriando-os. Segue aqui alguns itens que costumo manter e que me ajudam a manter o foco e não procrastinar tanto.

- Mídias Sociais: Procuro me manter ativa em diversas mídias sociais, mas não em todas ou não apenas em uma única. Não existe mal algum em você passar um bom tempo no facebook....desde que a maior parte do tempo que você passe no facebook seja fazendo algo útil. Não fique apenas rolando a timeline, comentando em debates achistas e moralista que não levarão á lugar algum ou mantendo as mesmas conversas no chat. Crie uma page (eu mantenho duas: uma para meus cosplays e uma para meu projeto do Cruello), troque idéias com pessoas variadas, não limite seu círculo social. O facebook está aí para você trocar idéias, fazer amizades que beneficiem ambos os lados.
Vira e mexe eu acabo me tornando psicóloga de meus amigos e admito que isso me toma um puta tempo. Eu gosto de ajudar quem eu acho que merece ajuda mas ultimamente estou evitando um pouco isso porque não quero me sobrecarregar com meus afazeres depois.
O que quero dizer é: você não precisa ficar sem falar com ninguém: manter contato com as pessoas é importante para fortalecer amizades e ter uma constante troca mas se você começar a se sentir sobrecarregado, dá um tempo. Avise as pessoas que está ocupado ou fique em off até concluir metas diárias que estabeleceu. Se for para conversar, procure manter contato com pessoas mais íntimas ou com aquelas que pode manter uma troca de informações (se puder juntar ambas coisas então, maravilha!)

Continuando nas mídias sociais...dependendo do tipo de projetos que você mantém (escrita, cosplay, desenho, arte digital, moda, etc etc) expor seus trabalhos na web é além de uma excelente forma de divulgação, uma ótima forma de evitar que você procrastine. Assuma isso como um compromisso: adquira o hábito de atualizar suas páginas nas mídias sociais constantemente, não deixe as coisas "ás moscas".  Estabeleça prazos para atualizar cada uma.

Eu por exemplo tenho, além do meu facebook pessoal e duas fanpages, o Wolrd Cosplay, Deviantart, Twitter, Blog, Fanfics (posto fanfics em três sites diferentes e próprios para isso) Canal do Youtube e Pinterest. Para cada um eu procuro tentar desenvolver um prazo de atualização. Alguns são diários, outros semanais, mensais e até mesmo aleatórios. Embora ás vezes eu fique um pouco sobrecarregada, através desse compromisso que me auto imponho de atualizar as mídias sociais, eu acabo deixando a preguiça de lado e fico satisfeita quando consigo concluir tudo. E um detalhe: nas mídias sociais você nunca conclui o trabalho: tem sempre que mantê-lo ativo para obter o retorno que almeja.



- Para os Escritores/Desenhistas/Etc:
Não tente fugir..você precisa produzir DIARIAMENTE. Sim, isso mesmo. Quando você possui projetos voltados á algum tipo de arte, precisa estar constantemente produzindo. Não importa se o que faz saíra bom, mediano ou ruim. Apenas vá fazendo. Revise, mas não fique enrolando para escrever/desenhar. Seu trabalho tomará forma e você irá avançando á medida que for se dedicando.
Sei que não é nem um pouco fácil manter esse ritmo mas temos que tentar. É uma constante luta contra a procrastinação aqui.

Eu sou uma escritora que procrastina quase sempre. Não nego. Mas estou constantemente lutando contra isso. Meu problema é que tenho uma mente criativa que funciona á 100km/h enquanto que minha capacidade de moldar a forma dos textos e a dedicação em mantê-los anida está atingindo os 40 km/h. No momento eu estou trabalhando em uma fanfic solo, duas fanfics em dupla e minha obra original., Fora artigos para o blog. Não é fácil, cansa mesmo. MAS eu estou mantendo me mente de escrever um pouco por dia (abro excessão no final de semana por conta da vida social). Não importa se é o original, alguma das fanfics ou mais de uma coisa junto: tente escrever alguma coisa TODO DIA. Pode ser uma página, um parágrafo no mínimo, mas faça! Isso é um conselho que todo escritor recebe e realmente é útil e produz resultado. Mesmo que não tenha idéias e no fim não saia nada útil, tente.
A inspiração para escrever/desenhar/etc vem em níveis alternados mas é importante não esperar demais para que a inspiração venha. Corra atrás dela, pressione-a um pouco (não demasiadamente).

- Pense Sobre seus Projetos
Pense sempre sobre eles. Em várias partes do dia. Leia, assista, veja sempre as obras de outras pessoas como opções para que você tenha idéias para suas próprias obras e projetos. Mantenha sua mente ativa. Grandes idéias podem surgir nos momentos e lugares mais impensáveis que você possa imaginar. Já tive idéias enquanto trabalha no meu emprego, idéias andando na rua, no ônibus e até no rolê. Já tive ótimas idéias ouvindo música e até acompanhando obras de outros autores/artistas. Por isso que, para você produzir algo bem, é importante que leia e assista bastante. Existe no mercado uma infinidade de obras excelentes que vale á pena serem conhecidas.É importante também que você saia de sua zona de conforto, interaja com as pessoas, se divirta. Isso ajuda muito mais em seu avanço dos projetos do que imagina (claro, se você souber como dosar tudo).



- Não Enrole com seu Cosplay
Essa é para os cosplayers e cosmakers. Por mais que diga "há, o evento está longe, depois eu faço" saiba que o tempo passa rápido. Muito rápido. E cada dia que você não mexe no seu cosplay, é um dia á mais para você ficar desesperado quando o evento chega e o cosplay não está pronto ou começa a surgir um monte de problemas com o cosplay porque você não deu um prazo de segurança para que as coisas chegassem. Deixe a preguiça de lado, mantenha sempre o foco. Melhor ter algo pronto adiantado do que ter algo inacabado ás vésperas do evento.
Se você tem o hábito de fazer seus próprios acessórios e roupas, mantenha um ritmo de produção. Falarei mais especificamente sobre isso em um post futuro.

Uma pergunta constante: como posso me concentrar e me organizar para fazer todas as coisas que preciso fazer?
A resposta está na pergunta. Se PROGRAME. Eu por exemplo uso uma agenda onde vou anotando tudo o que preciso fazer e deixo essa agenda perto de mim na maior parte do tempo, para que eu não esqueça que tenho coisas a fazer., Eu anoto tudo e vou riscando á medida que vou concluindo as coisas que estabeleci ao longo do dia ou semana. Ainda não consigo estipular prazos fixos para concluir  as coisas mas pelo menos anotando elas eu consigo saber o que preciso fazer e me auto cobrar para isso. E sempre quando consigo concluir tudo ou uma grande parte das metas que estabeleci, fico satisfeita comigo mesma e já programa a lista do dia seguinte.

Enfim..o texto ficou grande mas espero que tenha ajudado você a ter uma noção e criar a consciência e o hábito de focar em seus projetos e evitar a procrastinação. Evitando procrastinar, você só obterá resultados positivos!

~*~

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Obrigado por me citar por aqui, hehe...Mas é isso mesmo: quando se tem algo em mente que queremos que se concretize temos que persistir e batalhar. Ninguém se torna bom em nada procrastinando. E mesmo quem lê muito, caso não pratique a escrita, não será um bom escritor. É a prática que faz o mestre :).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee
      Lóoogico que eu tinha de mencionar você né? FOi você que me ensinou a lutar contra a procrastinação, que sempre me incentiva e me cobra. Eu ainda preciso melhorar muito na dedicação em escrever mas ando fazendo o que posso. Quero tentar me focar cada vez mais. Outro dia mesmo cansada eu não parei até concluir tudo o que eu tinha programado ao longo do dia, acho que foi uma vitória! hehehe
      bjão!

      Excluir
    2. Oieee
      Lóoogico que eu tinha de mencionar você né? FOi você que me ensinou a lutar contra a procrastinação, que sempre me incentiva e me cobra. Eu ainda preciso melhorar muito na dedicação em escrever mas ando fazendo o que posso. Quero tentar me focar cada vez mais. Outro dia mesmo cansada eu não parei até concluir tudo o que eu tinha programado ao longo do dia, acho que foi uma vitória! hehehe
      bjão!

      Excluir
  2. A procrastinação é um voraz ladrão de tempo, e sou vítima dela muitas vezes em meus projetos pessoais.. Este ano estou tentando manter um ritmo de escrita, embora nem sempre atualize o blog e o wattpad na frequência que gostaria. De qualquer forma, é preciso lutar todos os dias contra este hábito que parece grudar na gente.
    Gostei muito do texto, é bem assim mesmo que as coisas funcionam! E para vencer a procrastinação, apenas encarando e lutando contra a preguiça. E vamos que vamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A procrastinação é algo terrível. Ano passado eu procrastinei demais e esse ano, prometi a mim mesma lutar contra isso e fazer mais coisas. Não quero ficar com tanto tempo ocioso. Ás vezes é dificil, bate a preguiça e o cansaço, mas temos que lutar contra eles!
      Valeu por ter curtido o texto! E você tem conta no Wattpad? Me passe o link para eu poder te seguir! Estou postando lá minha fanfic do Cruello (embora pra fica eu obtenha mais retorno através do Nyah Fanfiction).
      Bjs!!

      Excluir
    2. Olá!
      A procrastinação é algo terrível. Ano passado eu procrastinei demais e esse ano, prometi a mim mesma lutar contra isso e fazer mais coisas. Não quero ficar com tanto tempo ocioso. Ás vezes é dificil, bate a preguiça e o cansaço, mas temos que lutar contra eles!
      Valeu por ter curtido o texto! E você tem conta no Wattpad? Me passe o link para eu poder te seguir! Estou postando lá minha fanfic do Cruello (embora pra fica eu obtenha mais retorno através do Nyah Fanfiction).
      Bjs!!

      Excluir